Os bichos de estimação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, como verdadeiros membros da família. E de olho nos tutores que não saem de casa sem os seus melhores amigos peludos, o comércio pet friendly é uma tendência que veio para ficar.
De restaurantes às pousadas, de lojas às salas de cinema, são inúmeros os lugares que garantem a segurança e a felicidade dos cachorrinhos e gatinhos enquanto os humanos fazem compras, almoçam, assistem a um filme ou descansam em um fim de semana bem tranquilo.
Faça um cafuné no seu AUmigão, pegue a coleira e vamos passear juntos neste conteúdo especial sobre quais são os benefícios de se apostar no formato pet friendly em seu estabelecimento.
Vamos nessa?
O que é pet friendly?
Na tradução livre, o termo pet friendly, associado a algum local, indica que o seu pet é bem-vindo ali.
O termo “vida de cão” há muito tempo deixou de ser sinônimo de dias difíceis. Muitos cachorros e gatos levam “vida de rei”, com cama quentinha, ração premium e variedade de brinquedos. Tudo aquilo que eles merecem, é claro.
Cada vez mais os bichinhos de estimação, especialmente cães e gatos, ganham status de “filhos” dentro das famílias.
Dados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revelam que 70% dos entrevistados consideram seus pets como um membro da família.
Atentos a essas mudanças no posicionamento social dos animaizinhos, comerciantes resolveram transformar seus estabelecimentos em comércio pet friendly.
E essa aceitação da presença de bichos de estimação no interior do estabelecimento do imóvel, algo bem incomum até alguns anos atrás, hoje em dia é vista como um diferencial pelos tutores.
Um alerta aos comerciantes que ainda não receberam os peludinhos de braços abertos, a mesma pesquisa da Abinpet revela que 46% das pessoas que têm pets já deixaram de frequentar algum lugar que não os aceitavam.
Como ter um ambiente pet friendly?
Apesar da vontade de muitos empreendedores em serem amigos dos animais, algumas dúvidas podem atrapalhar e desestimular essa ideia.
Para que essa não seja uma experiência estressante para nenhuma das partes (comerciante, cliente e animal), é preciso adotar ideias que facilitem a permanência do bicho de estimação no ambiente.
Tutores e pets precisam ter à disposição:
- Recipiente com água e comida;
- Saquinhos de lixo;
- Pano de limpeza;
- Produtos desinfetantes;
- Sinalizadores de portas de vidro;
- Coleira para deixar os animais;
- Caminhas para descanso.
É preciso, ainda, estar ligado ao que dizem as leis municipais sobre a presença de pets em estabelecimentos, especialmente bares e restaurantes.
Muitas cidades do país, como: São Paulo, Goiânia e Curitiba contam com legislações específicas sobre como os comerciantes devem se adequar às normas da Vigilância Sanitária para receber os bichos de estimação em segurança para todos.
A grande maioria das leis em vigência nesse sentido proíbe, por exemplo, que os pets frequentem o mesmo espaço onde a comida é manuseada.
O comerciante tem ainda a possibilidade de negar a entrada de algum animal, mesmo que o espaço seja pet friendly.
Essa situação é possível caso o pet demonstre agressividade e possa machucar clientes e outros pets. A falta de higiene do bichinho também é outro ponto que possibilita a recusa.
Vantagens de ter um comércio pet friendly
Transformar um comércio em pet friendly agrega inúmeras vantagens. Veja os principais pontos favoráveis ao receber a galerinha de quatro patas:
Fidelização e aumento do fluxo de clientes
Muitos tutores de animais de estimação que gostam de levá-los juntos para todos os lados, deixam de frequentar certos estabelecimentos por não serem pet friendly.
Ao ver que um lugar permite a entrada de seu bichinho e se preocupa com o bem-estar dele, a pessoa considera frequentar aquele ambiente assiduamente e acaba havendo a fidelização.
Diferencial competitivo
Em um mercado competitivo, ser pet friendly pode diferenciar o seu estabelecimento da concorrência, atraindo clientes que desejam compartilhar experiências com seus animais de estimação.
Ambiente acolhedor
Tornar o seu comércio pet friendly pode criar um ambiente mais acolhedor, uma vez que a presença dos animais de estimação trazem vantagens como:
- Inclusão;
- Conforto emocional;
- Redução do estresse;
- Companhia;
- Interações sociais.
Experiência do cliente melhorada
Os animais são cada vez mais considerados membros da família, sendo levados a passeios, viagens e reuniões familiares.
Então, permitir que eles acompanhem os tutores durante as atividades diárias, inclusive em idas a estabelecimentos comerciais, pode melhorar significativamente a sua experiência.
Maior visibilidades na redes sociais
Quem não sorri e deixa uma curtida ao se deparar nas redes sociais com a foto de um cachorrinho simpático?
Ser um ambiente pet friendly faz seu estabelecimento ganhar fãs também no digital. Aproveite a presença dos peludinhos e aumente a visibilidade e o engajamento online.
Promoção da saúde mental
Estudo do Human Animal Bond Research Institute (HABRI), nos Estados Unidos, revelou que 74% dos tutores de animais relataram melhorias significativas em sua saúde mental, atribuídas à estreita relação com seus pets, com a redução dos sintomas da depressão, ansiedade e estresse.
Permitir que os clientes estejam acompanhados pelos seus bichinhos promove a alegria, descontração e positividade ao ambiente.