Julho é mês de férias escolares no Brasil. Milhões de crianças e adolescentes terão uma pausa para descansar. Mas passar o mês todo dentro de casa pode ser um tédio. Então, o que fazer sem comprometer o orçamento familiar?
O jeito é ter criatividade! Investir em atividades perto de casa, algumas até gratuitas, podem ser a solução para ocupar a galerinha e não comprometer o bolso.
Neste texto, a gente vai te mostrar dicas do que fazer neste período de férias. Bora lá descobrir?
Dicas de férias sem comprometer orçamento
Seja em espaços fechados ou em ambientes externos, existem várias atividades para se fazer sem comprometer o orçamento da família. Legal, né?

Que tal um piquenique?
Se na sua cidade tem um parque ou praça bem legal, onde seja possível fazer um piquenique, por que não levar a criançada para esse programa?
Além de ser gratuito, você ainda pode economizar levando de casa lanches de fácil preparo como: sanduíches, sucos, frutas, pipoca e o que mais a criatividade permitir.
É uma ótima oportunidade para viver uma experiência diferente do dia a dia, fazer novas amizades e brincar, aproveitando todo o espaço.
Museus e exposições
As férias de julho são perfeitas para visitar museus e exposições pela cidade.
Em alguns lugares maiores, como capitais, sempre tem museus que abrem as portas em um dia da semana para visitação gratuita.
Já em cidades menores, o que você acha de conhecer algum museu local e ficar por dentro da história? Eles podem ter visitação gratuita também. Se houver a necessidade de comprar ingresso, os valores costumam ser bem acessíveis.
Pertinho da natureza
Se na sua região existem trilhas, cachoeiras ou alguma outra experiência de inserção na natureza, por que não aproveitar?
É um tipo de passeio ótimo para conhecer lugares novos e ver de perto fauna e flora. É diversão com aprendizado. Tudo junto e misturado!
Em muitos lugares o passeio é gratuito. Em outros pode haver a necessidade de pagar estacionamento para o carro ou um guia, para não se perder no meio da mata.
Viagem para casa de parentes
Visitar os avós, tios ou tias também pode ser bem divertido, mesmo que seja em uma viagem rápida de fim de semana, por exemplo.
Quem mora em uma grande cidade pode conhecer os encantos do interior. Já quem vive no interior, pode aproveitar a agitação de uma cidade grande ou a vibe do litoral.
Lanche fora
Pizza, hambúrguer, batata frita, sorvete…pelo menos em alguns dias no mês tá liberado, né?
Então bora armar um esquema para ir a um restaurante, pizzaria, hamburgueria, sorveteria que são lugares perfeitos para levar os pequenos para aquele lanche gostoso.
Shoppings centers e cinemas
Em dias muito quentes ou chuvosos, por exemplo, os shoppings centers e cinemas são opções perfeitas para passar algumas horas.
E você ainda pode combinar com pais ou responsáveis dos amigos das crianças e adolescentes de levar a turma toda para ver um filme ou comer um lanche na praça de alimentação.
Na casa dos amigos
E por falar em amigos, os pais podem se revezar para que os amigos se visitem. Como assim?
Você pode convidar alguns amigos da criança ou do jovem para ir até sua casa passar uma tarde ou até um fim de semana. É importante que você permita também que eles visitem a casa do amigo.
Assim os pais acabam criando uma rede de apoio. Já pensou que enquanto seu filho se diverte você pode descansar ou aproveitar o tempo para resolver alguma questão?

Cinema em casa
Contudo, se a grana tiver mesmo curta ou o tempo pra lá de escasso, o cinema pode ser em casa. Aqui entra aquela ajudinha dos pais.
Prepare pipoca, suco, refrigerante e um local bem aconchegante para que os pequenos, ou os mais crescidinhos, possam ver um filme no conforto de casa.
Econômico e divertido!
Dica bônus: FGTS pode ajudar nas férias
A gente sabe que às vezes criar todo um roteiro de diversão que as crianças e adolescentes querem, pode ser um pouco caro.
Mas, você pode utilizar uma parte do FGTS para dar uma força nesse período.
E você sabia que é possível antecipar o saque-aniversário? Pois é, muita gente tem direito a fazer o saque e nem sabe.
Agora que já demos várias dicas de como aproveitar as férias sem comprometer o orçamento, continue navegando pelo blog da Alelo e veja outras ideias para ajudar a facilitar o seu dia a dia.
Ainda ficou com dúvidas? Fale com a Digio pelo WhatsApp.