O Instagram é uma das redes sociais mais populares, no Brasil e no mundo. Quem afirma isso é uma pesquisa da Opinion Box.
Segundo o estudo, são mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o planeta. Apenas no Brasil, são cerca de 99 milhões de pessoas que usam o aplicativo diariamente. Definitivamente, o “Insta”, como é popularmente chamado no Brasil, é um lugar para ver e ser visto.
A plataforma surgiu em 2010 e se tornou a quarta maior rede social do mundo. De tanto as pessoas buscarem fotografar imagens fascinantes e “dignas de ir para o Insta”, surgiu a expressão instagramável, que segue em alta até os dias atuais.
Neste texto, a gente vai te explicar tudinho sobre por que é importante seu restaurante ter um espaço instagramável que vai bombar nas redes sociais. Bora lá descobrir?
O que é um espaço instagramável?
O espaço instagramável é um ambiente bem decorado e iluminado que serve de cenário para as fotos dos clientes. Pode ser tanto na área interna, como uma parede estilizada com elementos decorativos, quanto na área externa da loja, como um muro grafitado, por exemplo.
Seja com uma pintura original, um logotipo exclusivo ou uma imagem divertida, o ambiente pode variar de estilos, do rústico ao moderno. Há ainda quem escolha uma parede de quadro negro ou use uma tinta especial para anotações.
Independentemente do cenário escolhido, a iluminação é um ponto essencial e deve ser muito bem escolhida. Tudo para valorizar as pessoas e o momento fotografado.
Como criar um espaço instagramável?
O Sebrae tem cinco dicas de como criar um espaço instagramável em seu negócio. Veja:
- Desenvolva um conceito coerente com seu negócio
A escolha da paleta de cores é fundamental para criar uma identidade visual que transmita sensações como conforto e bem-estar.
- Organize a infraestrutura e defina um espaço específico
Muitas lojas optam por criar uma área dedicada exclusivamente para fotos, o que é perfeitamente aceitável. No entanto, é importante garantir que essa área harmonize com o restante do estabelecimento.
A iluminação é muito importante. Por isso, utilize luzes para criar efeitos que realcem a beleza e clareza das fotos.
- Aprimore a apresentação do seu produto
Invista em uma decoração que destaque seu produto. Por exemplo: se o seu produto é picolé, considere usar totens coloridos de picolés ou um carrinho simulando uma venda.
- Crie uma hashtag ou slogan
Incentive seus clientes a usar a hashtag da loja. Coloque placas visíveis para que eles possam facilmente utilizá-las nas fotos, aumentando assim o alcance da sua marca.
- Considere a foto
Pense em como a foto será composta ao distribuir objetos, placas e iluminação. Por exemplo: ao usar asas de anjo, certifique-se de que estão no tamanho e altura ideais para o enquadramento.
Seja criativo e experimente decorações divertidas, com cores ou cenários inusitados. Procure referências na internet. Lembre-se também de atualizar o ambiente periodicamente para mantê-lo sempre atraente e instagramável.
Veja também as dicas compartilhadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel):
Decoração exclusiva: aposte em elementos de decoração que estejam alinhados com as últimas tendências, como: murais, iluminação e móveis que não apenas embelezam o espaço, mas também reflitam a identidade única do seu estabelecimento.
Espaços interativos: crie áreas que incentivem a interação, como esculturas ou cenários temáticos para fotos, incluindo murais bem iluminados. Promova a utilização desses espaços pelos clientes através da criação de hashtags, o que pode ampliar o alcance da sua marca.
Experiências personalizadas: utilize fragrâncias agradáveis e uma playlist com músicas cativantes para engajar todos os sentidos. Além disso, personalize o atendimento, como, por exemplo, garantindo que os uniformes dos funcionários harmonizem com a decoração do ambiente.
Apresentação do menu: invista em menus que se integrem à temática do seu estabelecimento. A forma como os pratos e bebidas são apresentados é muito importante para que os clientes não apenas compartilhem o ambiente, mas também as opções gastronômicas oferecidas.
Legal, né? Agora a gente vai te mostrar alguns números sobre por que seria interessante ter um espaço instagramável no seu restaurante.
A pesquisa feita pela Opinion Box revela:
- 42% dos entrevistados acompanham e curtem as fotos de marcas /empresas que gostam;
- 37% assistem Reels de marcas /empresas que gostam;
- 31% utilizam o Instagram para descobrir novas marcas.
Os horários em que as pessoas mais acessam o Instagram são:
- Manhã cedo (até 9h) – 12%;
- Manhã tardia (9h-12h) – 15%;
- Almoço (12h-13) – 8%;
- Tarde (13h-18h) – 15%;
- Início da noite (18h-20h) – 22%;
- Noite (20h-00h) – 26%;
- Madrugada (após 00h) – 2%.
Outros números interessantes:
- 82% têm o costume de compartilhar conteúdos do Instagram com outras pessoas;
- 75% têm o costume de salvar conteúdos no Instagram;
- 82% seguem alguma empresa ou marca no Instagram;
- 52% ativam as notificações para receber alertas sempre que as empresas ou marcas que você segue postam algum conteúdo novo;
- 68% já comprou algum produto ou serviço que descobriu no Instagram.
Crie um espaço instagramável para colocar seu restaurante nas redes”
Ao criar um espaço instagramável no seu restaurante, os clientes serão estimulados a fazer fotos no local e publicar nas redes sociais.
Com o uso de hashtags certas, o seu negócio ganha cada vez mais visibilidade e chega a um público cada vez maior.
Por sua vez, ao verem fotos de amigos, familiares ou até mesmo de algum influencer no seu restaurante, as pessoas sentem-se estimuladas a visitar o lugar para conhecer e também fazer fotos.
Dessa forma, o público aumenta e o seu faturamento também.
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