Um dos aspectos mais discutidos pelos profissionais de Recursos Humanos é como implantar uma cultura organizacional. Empresas modernas investem bastante neste quesito, porque sabem bem como uma política robusta e bem trabalhada é vantajosa para o negócio.
Mas como criar essa cultura organizacional? Não existe uma única resposta para essa pergunta.
Na edição de 2024 do CONARH, a Alelo compartilhou, em algumas palestras, um pouco sobre o seu jeito de promover cultura, por meio de um método conhecido como ECOA.
Saiba mais a seguir sobre como funciona e como foi aplicada essa metodologia.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores e crenças que a empresa transmite a seus colaboradores. Em outras palavras, “é a maneira como nós fazemos as coisas por aqui”.
Esse conceito surgiu na primeira metade do século XX, com a expansão massiva de empresas e grandes corporações. Neste cenário, elas perceberam a necessidade de criar uma cultura que atendesse melhor às necessidades do mercado.
“A cultura é o conjunto de histórias que podem ser contadas sobre interações de um grupo de pessoas”, definiu a Superintendente de Gente na Alelo, Carolina Ferreira.
Em geral, as principais características são:
Visão de futuro
São os objetivos traçados para o futuro, ou seja, as metas que inspiram os sonhos dos colaboradores.
Ambiente de trabalho
Envolve todos os ambientes que são oferecidos para os funcionários se desenvolverem.
Valores e tradição
Os valores são as crenças da organização definidas pelo convívio em grupo, demonstrando a originalidade da organização. Já as tradições são os costumes da empresa, com os seus valores e visão colocados em prática.
Vantagens de ter uma cultura organizacional
Ter uma cultura organizacional bem estabelecida na empresa pode abrir as portas para vários benefícios.
Um deles é o favorecimento na tomada de decisões do empreendimento, pois todos os membros estarão alinhados com os objetivos e valores da companhia.
A cultura organizacional também melhora a comunicação interna e deixa o ambiente de trabalho mais agradável. Esse clima positivo também é propício para a troca de ideias. Afinal é mais fácil compartilhar pensamentos quando se está à vontade, não é mesmo?
Por fim, uma das maiores vantagens é o engajamento dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam parte essencial da empresa e se empenhem em alcançar os objetivos.
Conheça aqui alguns livros que vão te ajudar a desvendar a cultura organizacional.
Jornada ECOA
“A cultura não é algo que é ensinado, e sim vivido, mas de forma coletiva e não individual”. Foi com essa frase que a Alelo iniciou um processo de transformação na sua cultura organizacional por meio da jornada ECOA.
A sigla ECOA significa: Evoluir com as trocas; importar-se com cada Cliente; ter Orgulho em fazer a diferença e Arriscar, corrigir e surpreender.
As principais premissas da cultura ECOA são:
- O propósito organizacional deve ser o cerne da cultura corporativa, orientando as ações e decisões da empresa;
- Os pilares de cultura devem refletir o comportamento esperado de todos os colaboradores e, assim, direcionar os posicionamentos;
- As pessoas precisam ser protagonistas da jornada, sendo ouvidas genuinamente em ações/rituais que proporcionem momentos de trocas;
- A colaboração entre os times envolvidos na construção da evolução da cultura é essencial para um resultado efetivo e que gere impacto.
ECOA na prática
Segundo a Gerente de Gente da Alelo, Beatriz Semeghini, a cultura precisa ser vivenciada na prática.
“A gente fez isso criando a oficina de cultura, com atividades lúdicas de até 4 horas de cada elemento de cultura. Fizemos alguns jogos mostrando diversidade. Já com o Lego, estimulamos a criatividade, e assim por diante”, explicou.
A Alelo ainda buscou características para diferenciar o ambiente de trabalho. Por exemplo, o aroma do escritório é produto de uma fragrância exclusiva para estimular a criatividade. Outras dinâmicas buscam estimular que os funcionários tenham iniciativa.
“As pessoas na Alelo arriscavam pouco. Com a realização de oficinas, estimulamos os colaboradores a arriscarem mais. Sem tentar novas coisas, não sabemos onde podemos chegar. Criamos um ambiente em que mostramos que é fazendo que se aprende”, afirmou Beatriz.
Outras medidas na Alelo foram: redução de reuniões (incluindo uma ação de não realizar reuniões às sextas), transformar os escritórios em algo em que a pessoa possa se conectar e fornecer feedbacks qualificados para que os colaboradores saibam em quais pontos eles devem evoluir.
Jornada de aprendizado
Segundo a Superintendente de Gente na Alelo, Carolina Ferreira, a responsabilidade social também faz parte da cultura da organização.
“Priorizamos uma jornada de aprendizado constante. Damos mais autonomia aos grupos e entendemos que o RH é que precisa tomar essa iniciativa, estimulando que todos tenham o seu local de fala”, disse.
Carolina dá alguns exemplos de como a Alelo coloca o cliente no centro de tudo. De acordo com ela, o escritório é no modelo “Soul Office”, com espaço para happy hour, rodas de conversa, área para meditação, dança e workshops, o que gera bem-estar aos colaboradores.
Ela também falou do “Dia do baldinho”, uma ação dentro da Alelo em que é entregue um balde repleto de brindes e doces para comemorar uma promoção, deixando o colaborador mais feliz
Como criar a sua oficina
Durante sua apresentação, Beatriz deu seis passos para criar sua própria oficina. Bora ver?
1 – Identifique o principal desafio em cada elemento de cultura. Esse será o seu foco de desenvolvimento.
2 – Pense em situações do dia a dia que as pessoas precisam dessa habilidade/competência, independentemente da área de atuação. Convide outros times para essa ideação.
3 – Hora de criatividade! Procure dinâmicas, canvas e jogos que você possa conectar com o desafio, que sejam simples de entender e divertidos.
4 – Gaste um tempo para o Debriefing da atividade. Explicar o porquê da ação, o que é esperado de cada colaborador e qual mensagem principal deve ser levada são pontos essenciais para ser uma oficina de sucesso.
5 – Teste com a alta liderança! Além de captar percepções e pontos de melhoria, você engaja os stakeholders mais importantes para apoiar a agenda e promover a ação.
6 – Arriscar, corrigir e surpreender! Colete feedbacks e vá ajustando a cada sessão.
E aí, bora colocar a Jornada ECOA em processo na sua empresa?