Se você já se perguntou se o desempenho do seu negócio está adequado ou dentro do esperado para o setor, mas não sabe como avaliá-lo, vem com a gente entender como isso funciona!
Avaliações de desempenho devem fazer parte da rotina de qualquer estabelecimento, afinal, uma análise criteriosa e contínua, ajuda a identificar oportunidades de melhoria e aprimoramento dos processos.
Segundo artigo publicado pela Ernst & Young Global “está ocorrendo uma mudança na relação do varejo com os consumidores, onde o antigo princípio da centralização no cliente provavelmente não será mais suficiente para fidelizá-lo”.
E, para entender o novo comportamento dos consumidores e atender suas demandas da maneira mais assertiva possível, avaliações de desempenho são indispensáveis.
Bora entender mais sobre isso?
O que é uma avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta estratégica para avaliar como as operações estão funcionando, identificar áreas de melhoria e ajustar processos que podem impactar diretamente os resultados.
Ela auxilia donos de estabelecimentos a entenderem a performance do negócio como um todo, desde o desempenho da equipe, otimização de vendas e fluxo de caixa, até um atendimento mais eficiente e assertividade operacional.
Podemos dizer que essa ferramenta oferece uma visão 360º para impulsionar o crescimento do estabelecimento.
Por que ela é tão assertiva?
Porque, ao mapear toda operação que mantém o estabelecimento comercial, a avaliação de desempenho ajuda a identificar quem está superando expectativas no atendimento ao cliente, na organização do estoque ou nas vendas, além de destacar áreas que precisam de mais atenção.
Ela é capaz de analisar e pontuar aspectos positivos do negócio, que devem ser mantidos, e lacunas que devem ser corrigidas.
É a partir dessa análise que é possível ajustar processos, oferecer treinamentos específicos e garantir que o time esteja alinhado com os objetivos do negócio.
Porque além de crescer de forma financeira sustentável, é necessário garantir que o negócio evolua e se adapte às necessidades do mercado e dos clientes. O que exige atenção aos indicadores, investimento em ferramentas e alinhamento entre a equipe.
Avaliação de desempenho na prática
Para donos de pequenos estabelecimentos, a rotina é intensa, e a avaliação do desempenho acaba, muitas vezes, ficando em segundo plano.
No entanto, analisar os resultados do negócio é essencial para garantir o crescimento sustentável contínuo e mapear necessidades ou oportunidades de melhoria.
E, dentre os principais meios de utilizar essa ferramenta, estão:
Definir e acompanhar os indicadores de desempenho
Uma das maneiras mais assertivas de avaliar o desempenho de um estabelecimento é acompanhar indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs.
Para um estabelecimento comercial, eles podem ser:
- Faturamento e ticket médio: avalie como o faturamento evolui ao longo do tempo e o valor médio gasto pelos clientes. Isso ajuda a entender se ações como promoções e estratégias de vendas estão funcionando.
- Taxa de conversão: quantos dos visitantes efetivamente fazem uma compra? Esse KPI pode ser aplicado tanto na loja física quanto no e-commerce e é essencial para entender a eficiência da abordagem do negócio com o cliente.
- Custo de aquisição de cliente (CAC): calcule quanto custa para atrair novos clientes e compare com o valor gasto por eles no longo prazo.Esse indicador pode ser medido a partir de gastos com campanhas de marketing, ações promocionais, etc.
- Taxa de fidelização: dos novos clientes que entram em contato com o seu estabelecimento comercial, quantos são fidelizados e por quê? Mapear o número de clientes recorrentes e entender os motivos que levaram a isso pode ajudar o negócio a investir em estratégias mais eficazes de fidelização.
Analisar a experiência do cliente
Um aspecto central da gestão de todo estabelecimento deve ser a satisfação do cliente!
Acompanhar feedbacks, seja por meio de pesquisas ou análises de comentários em redes sociais e buscadores, pode revelar pontos fracos nos processos e auxiliar a mapeá-los para fazer intervenções e melhorias.
Criar um canal direto com os clientes, utilizando alternativas como WhatsApp ou e-mail, também facilita a coleta de opiniões e sugestões.
Dica prática: elabore uma rotina mensal de conferência das avaliações recebidas e use esses dados para corrigir rapidamente qualquer problema identificado, como questões com atendimento ou qualidade dos produtos.
Otimizar processos internos
Além dos aspectos externos, como a satisfação do cliente, é fundamental olhar para dentro do negócio.
Avalie se os processos internos são os mais eficientes possíveis, verifique o tempo gasto em tarefas administrativas, a eficácia do controle de estoque e se os colaboradores estão bem treinados para realizar suas atividades com excelência.
Ferramentas de gestão como softwares de automação, controle de caixa e monitoramento de estoque podem ajudar a reduzir o tempo gasto em atividades manuais, permitindo que todos se concentrem em tarefas mais estratégicas.
Gestão de pessoas
A equipe pode ser um dos pontos centrais entre o sucesso ou o fracasso do negócio.
Contar com um time motivado e bem treinado tende a ser mais produtivo e benéfico na hora de alcançar resultados satisfatórios, por isso, é necessário avaliar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores e identificar oportunidades de desenvolvimento.
Acompanhar o dia a dia do time, observar quais são as fortalezas e fraquezas e oferecer treinamentos contínuos são algumas das alternativas para transformar o atendimento e a operação.
Utilizar os dados a favor do seu estabelecimento
A avaliação de desempenho deve estar atrelada à inovação e a capacidade de adaptação do estabelecimento, mas, para isso, é necessário utilizar os dados coletados, tanto de indicadores financeiros quanto da experiência do cliente, para testar novas estratégias e aprimorar os processos existentes.
Algumas soluções que também podem auxiliar na implementação de melhorias são acompanhar tendências do mercado, buscar soluções que aumentem a eficiência e competitividade do estabelecimento e abertura para feedbacks de clientes e funcionários.
Soluções da Alelo para o seu estabelecimento
Ao aceitar os cartões da Alelo, é possível expandir o público-alvo e aumentar a taxa de fidelização dos clientes, além de maximizar as vendas mensais.
Afinal com produtos e promoções atrativas, o portador dos cartões Alelo poderá ter sempre seu estabelecimento no radar.
Além disso, oferecemos diferentes produtos que podem auxiliar o seu negócio a ter um crescimento sustentável, confira aqui.
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