Bora descomplicar o controle de caixa para otimizar a saúde financeira do seu estabelecimento comercial?
Não há dúvidas de que manter um bom controle de caixa faz a diferença nas finanças de qualquer negócio, né?
Afinal, essa prática permite acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro, ajudando na tomada de decisões e na prevenção de problemas financeiros.
Mas para que esse processo seja ainda mais descomplicado para sua gestão, preparamos um texto com dicas de como fazer um controle de caixa eficiente para manter as finanças do seu estabelecimento organizadas.
Além disso, você também confere uma surpresa exclusiva da Alelo para otimizar o fluxo de recebíveis! 😀
Vamos nessa?
O que é controle de caixa?
O controle de caixa consiste no registro detalhado de todas as movimentações financeiras de um estabelecimento.
Esse controle pode ser feito manualmente, em planilhas ou por meio de softwares especializados.
O principal objetivo é garantir que os valores registrados correspondam ao dinheiro real em caixa.
Então qual é a diferença entre controle de caixa e fluxo de caixa?
A diferença entre os dois termos está no nível de detalhamento e no objetivo de cada um:
- Controle de caixa: é o registro diário das entradas e saídas de dinheiro no caixa do seu negócio. Ele monitora o saldo disponível em dinheiro e outros meios de pagamento, como cartões e cheques, garantindo que os valores físicos ou em conta batam com os registros;
- Fluxo de caixa: é uma projeção financeira que considera todas as receitas e despesas futuras, permitindo visualizar se a empresa terá dinheiro suficiente para cumprir seus compromissos. Ele pode ser diário, semanal, mensal ou anual.
Mas os dois podem (e devem) existir concomitante, afinal um ajuda o outro!
Qual é a importância do controle de caixa?
O controle de caixa é fundamental para a saúde financeira, porque ele garante que o dinheiro disponível esteja sempre alinhado com as movimentações registradas.
Ele evita erros e fraudes, reduzindo o risco de desvios, furtos ou lançamentos incorretos, além de permitir a identificação rápida de inconsistências.
Ainda, esse controle financeiro também melhora a gestão financeira ao fornecer uma visão clara dos valores disponíveis no momento, ajudando a organizar pagamentos e recebimentos diários.
Outra facilidade é a tomada de decisões, que se torna mais assertiva porque essa prática permite saber se há recursos suficientes para pagar despesas e investir no crescimento do negócio.
Além disso, como vimos, o controle de caixa também apoia diretamente o fluxo de caixa, garantindo que as projeções financeiras sejam mais precisas.
Sem um controle eficiente, o estabelecimento pode enfrentar dificuldades financeiras sem perceber, comprometendo sua operação, mesmo que esteja lucrando.
Ter essa prática de maneira bem estruturada faz com que o dinheiro seja bem administrado e que o seu negócio ganhe estabilidade financeira no curto e longo prazo.
![Como fazer um bom controle de caixa](https://blog.alelo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/iStock-1210068681-1024x683.jpg)
Como fazer um bom controle de caixa?
Alguns passos devem ser seguidos para que seu estabelecimento tenha um bom controle financeiro. São eles:
Registre todas as entradas e saídas
Anote diariamente todas as movimentações financeiras, incluindo vendas, pagamentos, retiradas e recebimentos. A precisão nos registros evita inconsistências e facilita a análise financeira.
Categorize os lançamentos
Um ponto que vai fazer a diferença é a organização dos registros por categoria, como:
- Despesas com funcionários;
- Despesas com aluguel;
- Fornecedores;
- Recebíveis;
- E assim por diante…
Essa classificação ajuda a identificar os principais gastos e as fontes de receita!
Ainda, a categorização faz com que o estabelecimento tenha conhecimento de quais áreas demandam mais recursos, permitindo a implementação de estratégias para otimizar gastos e reduzir custos, se necessário.
Faça conferências
Estabeleça uma periodicidade para checar o controle de caixa. Por exemplo, ao final de cada expediente, você pode verificar se os valores registrados correspondem ao dinheiro disponível em caixa.
Essa conferência previne divergências e possíveis erros de lançamento. E sempre deve ser adaptada com as necessidades de cada estabelecimento.
Se for um restaurante que atende o dia todo, talvez seja interessante analisar o caixa após os momentos de maior movimento do estabelecimento, como o almoço e o jantar, por exemplo.
De modo geral, o ideal é que a conferência seja diária!
Registre de maneira precisa
É fundamental anotar minuciosamente todas as entradas e saídas de dinheiro para garantir um controle financeiro preciso e evitar que qualquer detalhe passe despercebido.
E este ponto é importantíssimo, porque qualquer valor não registrado pode impactar a gestão e influenciar negativamente as decisões financeiras do seu estabelecimento comercial.
Utilize planilhas ou sistemas
Para evitar erros e otimizar a gestão, utilize ferramentas adequadas, como planilhas do Excel ou softwares especializados. As tecnologias podem ajudar muito na redução de riscos e na garantia de um crescimento sustentável!
Como otimizar o fluxo de recebíveis?
Para que seu estabelecimento tenha um bom equilíbrio entre entradas e saídas, você pode contar com uma ajudinha extra: a Antecipação de Recebíveis de Vendas (ARV), oferecida pela Alelo.
Com a alta concorrência e as condições de pagamento dilatadas, como os recebíveis de vendas por máquinas de cartão, que podem demorar de 60 a 90 dias para cair na conta, otimizar o controle de caixa se torna ainda mais necessário, né?
Por isso, esse serviço Alelo pode fazer a diferença para o seu negócio!
O que é e como funciona a Antecipação de Recebíveis?
Esta é uma linha de crédito que permite ao estabelecimento adiantar valores das vendas feitas por cartões Alelo.
Dessa forma, é possível acessar os recursos no mesmo dia (se a solicitação for feita antes das 14h), em vez de esperar os prazos convencionais das operadoras de pagamento.
As principais vantagens são:
- Flexibilidade: a antecipação pode ser feita de forma avulsa ou programada, conforme a sua necessidade;
- Todos os cartões Alelo são elegíveis: o estabelecimento pode antecipar valores de transações feitas com qualquer cartão da Alelo;
- Rapidez: valores solicitados antes das 14h são creditados no mesmo dia;
- Processo online e simplificado: todo o procedimento pode ser realizado diretamente pelo sistema da Alelo, sem burocracia;
- Maior previsibilidade financeira: ao antecipar recebíveis, o EC consegue equilibrar seu controle de caixa e evitar dificuldades com pagamentos de fornecedores e outras despesas.
Como solicitar a Antecipação de Recebíveis da Alelo?
Para solicitar a ARV, o EC deve acessar o sistema da Alelo, verificar os valores disponíveis para antecipação e confirmar a operação.
O crédito é feito rapidamente na conta cadastrada, garantindo agilidade e facilidade para o controle financeiro.
O que considerar antes de antecipar recebíveis?
É importante lembrar que a Antecipação de Recebíveis é uma operação financeira sujeita a taxas de juros, que podem variar de 2% a 15% dependendo do estabelecimento, relacionamento com a rede Elopar e score de crédito.
O valor antecipado não será exatamente o mesmo da venda, visto que há encargos adicionais sobre a operação.
Quer saber mais? Acesse aqui e saiba mais!
Mais dicas para o seu estabelecimento comercial?
Gostou de saber mais sobre controle de caixa e sobre a Antecipação de Recebíveis? Então continue navegando por aqui para conferir mais dicas que vão ajudar na gestão do seu estabelecimento comercial!