Um processo de recrutamento lento pode trazer prejuízos significativos para as empresas, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional. 

Além de impactar diretamente a capacidade de atrair e reter talentos, a demora no preenchimento de vagas pode gerar perdas financeiras e prejudicar a produtividade. 

Um estudo revelou que 49% dos candidatos abandonam um processo seletivo devido à demora para retornar ou agendar uma entrevista

Além disso, quase um quarto desses candidatos recebem ofertas de emprego, mas acabam recusando-as porque outras empresas foram mais rápidas em apresentar uma proposta.

Agora imagine perder aquele talento dos sonhos só porque demorou demais para dar um retorno. Sua empresa já passou por um processo assim?

A seguir, exploraremos os principais problemas associados aos processos de recrutamento lentos. Bora lá?

O que é um processo de recrutamento lento?

Um processo de recrutamento lento é caracterizado por uma demora excessiva para preencher uma vaga, geralmente devido à ineficiência em etapas como: definição do perfil do candidato, triagem de currículos, agendamento de entrevistas e tomada de decisão final.

Ele também pode acontecer quando muitas etapas são adicionadas, podendo envolver entrevistas com diferentes pessoas da empresa, além do RH, testes, vídeos de apresentação, estudos de caso, etc.

Dados indicam que o tempo médio para contratação aumentou para 43 dias em 2023, com algumas posições permanecendo abertas por até dois meses ou mais. 

Essa lentidão prejudica a experiência dos candidatos e reduz a capacidade da empresa de atrair talentos qualificados, que frequentemente optam por oportunidades em empresas mais ágeis.

Impactos negativos do recrutamento lento

1. Perda de talentos qualificados

A demora no processo de recrutamento faz com que candidatos promissores percam o interesse e busquem outras oportunidades. 

Um relatório feito pela Cronofy destaca que o tempo de espera dos candidatos está cada vez menor, com expectativas de agilidade em todo o processo seletivo. 

Por exemplo, quase metade dos entrevistados (49%) desistiu de processos seletivos quando a entrevista demorou a ser agendada, um aumento em relação ao ano anterior (38%). 

O que exige que os recrutadores ajam rapidamente para não perderem talentos valiosos e, ao abrirem uma vaga, já tenham um briefing estruturado das competências necessárias e agendas alinhadas, principalmente quando as entrevistas envolvem outras pessoas e áreas da empresa.

2. Custos financeiros elevados

Um processo de recrutamento demorado acarreta custos adicionais para a empresa. Afinal, a demora na contratação impacta a produtividade das equipes, sobrecarrega os funcionários existentes e pode gerar a necessidade de horas extras. 

Além disso, a rotatividade de pessoal aumenta quando contratações são feitas às pressas devido à urgência em preencher vagas, acarretando admissões menos aderentes às competências necessárias para as vagas, o que eleva os custos com recrutamento e treinamento. 

3. Impacto na reputação da empresa

A experiência do candidato durante o processo de recrutamento tem um impacto direto na reputação da empresa. 

Um processo lento e desorganizado transmite uma imagem negativa, sugerindo falta de cuidado com os candidatos e ineficiência na gestão de recursos humanos

Ainda segundo a Cronofy, a experiência de agendamento de entrevistas influencia a percepção dos candidatos sobre o empregador, especialmente entre os mais jovens. 

Mais da metade dos candidatos de 18 a 34 anos (57%) afirmam que seriam menos propensos a recomendar ou interagir com uma empresa cujo processo de agendamento de entrevistas fosse lento, principalmente em casos de “job ghosting”.

4. Redução na qualidade das contratações

A pressão para preencher vagas rapidamente, resultante de um processo de recrutamento lento, pode levar a contratações menos criteriosas. 

Os recrutadores podem se sentir compelidos a selecionar candidatos que não se encaixam perfeitamente na cultura da empresa ou que não possuem as habilidades necessárias para a função. Isso compromete a assertividade das contratações e aumenta o risco de turnover, impactando a produtividade da equipe. 

Um processo de recrutamento eficiente, ágil e bem estruturado permite que os recrutadores dediquem tempo suficiente para avaliar os candidatos e selecionar aqueles que melhor atendem às necessidades da empresa.

Como acelerar o processo de recrutamento

Para acelerar o processo de recrutamento, adotar uma abordagem multifacetada que envolva diversos aspectos da gestão de recursos humanos é o primeiro passo. 

A organização interna é fundamental, com uma estrutura bem definida e responsabilidades claras para cada membro da equipe de recrutamento, gestores e demais envolvidos. Veja! 

  • Briefing assertivo: que informe as habilidades, experiências e qualificações necessárias, ajudam a filtrar candidatos mais rapidamente. 
  • Disponibilidade de agenda: seja dos recrutadores e gestores, ela deve ser otimizada, com horários reservados especificamente para entrevistas e avaliações.
  • Automatização de tarefas: etapas como triagem inicial de currículos e agendamento de entrevistas, se automatizadas, podem economizar um tempo significativo. Auxiliando na agilidade do processo e do foco na equipe em outros pontos mais estratégicos.
  • Planejamento de todo o processo: metas claras e prazos definidos para cada etapa, mantém o recrutamento no caminho certo. Garantindo que todas as etapas sejam cumpridas dentro do tempo adequado e com a atenção necessária de todas as partes envolvidas.
  • Tomada de decisões com mais agilidade: quando baseadas em critérios predefinidos e alinhados com os objetivos da empresa, a tomada de decisão é mais assertiva e com menos problemas como atrasos desnecessários, para garantir que os melhores talentos sejam contratados rapidamente antes que sejam absorvidos por outras oportunidades no mercado.

Tem outro conteúdo fresquinho sobre alguns dos problemas que fazem o setor de recrutamento um dos mais impopulares nas empresas, confira aquiAssine nossa newsletter, ela chega quinzenalmente no seu LinkedIn e é recheada de conteúdos super importantes para o RH.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.