Planejamento é essencial para calcular o valor dos produtos na sazonalidade

Estabelecer previamente o preço de um produto ou serviço parte da premissa de que o retorno mensal em vendas seja previsível e cumulativo. Mas nem sempre esta meta funciona conforme o planejado.

Além da variação da economia e da concorrência, outro desafio dos comerciantes é a sazonalidade do mercado.

Tudo depende do planejamento. A Endeavor Brasil, maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores, indica que é necessário descobrir quando ocorrerá a sazonalidade do produto e ter as datas bem definidas.

Uma das prioridades, segundo levantamento do Guia do Empreendedor é reunir informação e conhecimento para compreender os clientes e os hábitos de consumo deles durante o ano todo. A publicação também ressalta a importância de conhecer a própria empresa, dimensionando a capacidade de estoque, por exemplo.

Além disso, é preciso pesquisar o mercado e entender como a sazonalidade se comporta. “Ter estratégias para campanhas, ofertas temáticas e produtos diferentes para cada estação ou datas comemorativas pode aumentar a procura por determinados produtos ou serviços”, ressalta Diego Pereira de Souza, consultor do Sebrae.

Ele exemplifica com um estabelecimento que vende açaí. No verão, o negócio apresenta um faturamento enorme. Porém, no inverno, terá que se reinventar para sobreviver até a próxima estação quente. “O caminho é fazer dinheiro no verão para se preparar para a temporada de frio”, diz ele.

Agostinho Pascalicchio, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, contribui com uma dica importante. É preciso ficar de olho no comportamento dos preços do concorrente. “O empresário saberá quando e como os preços dele serão afetados”. Pascalicchio aponta abaixo ações que podem ajudar o seu negócio a se manter bem o ano todo e não depender da sazonalidade.

Ações para ter um negócio sustentável financeiramente

A) Atente-se ao planejamento

O primeiro passo é sempre ter um bom planejamento em mãos. Considere que há ondas de maior e menor procura. Ao se atentar a isso, o empreendedor pode fazer seu planejamento financeiro, de estoque, dimensionamento de equipe e de preços. Só assim será possível entender e comandar o negócio para que ele seja próspero e duradouro.

B) Saiba definir os custos para precificar bem

A margem de ganhos pode aumentar muito com isso – mais do que uma simples elevação de preço. O Sebrae exemplifica: duas pizzarias, na mesma rua, dividem a clientela. A primeira oferece pizza a R$ 45. A segunda, a R$ 50. Ambas trabalham com o mesmo fornecedor e vendem sabores e tamanhos iguais. Porém, as margens de lucro são diferentes. Como pode? A resposta é que elas calculam os custos de forma diferente. A primeira pizzaria pode até vender a um preço mais baixo e ter lucro maior do que a concorrente que apresenta preço mais alto. O segredo? Comprar farinha com preço competitivo (custo direto) e ter aluguel com valor mais em conta (custo fixo), só para citar alguns exemplos.

C) Identifique os produtos com maior demanda

É preciso saber quais são os itens mais importantes do seu negócio. Depois de identificados, o caminho é dar força a eles, como no caso de restaurantes, dar visibilidade no cardápio, criar promoções ou vendas por meio de combos. O ganho proporcionado por esses itens pode garantir dinheiro em caixa o ano todo.

D) Fique de olho na concorrência

Ser diferente e inovador são prioridades para a sobrevivência de qualquer empresa. Ofereça algo especial aos consumidores. A dica é monitorar os produtos e serviços do concorrente e pensar em algo que ele não tem. Que tal oferecer desconto para o cliente que levar um amigo? Mas, atenção: o ideal é que se faça um acompanhamento contínuo. A ação, feita sem recorrência, não terá resultado.

E no seu negócio, como é feito o cálculo do produto ou serviço na sazonalidade? Compartilhe aqui conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.