Que atire a primeira pedra quem nunca aproveitou uma promoção para, finalmente, ter aquele produto desejado por tanto tempo! Afinal, todo mundo gosta de economizar, não é mesmo?
Contudo, ao oferecer descontos para atrair mais clientes, os donos de estabelecimentos comerciais precisam estar preparados e agir com planejamento, caso contrário o efeito pode ser negativo e trazer prejuízo para o caixa.
Confira no Blog da Alelo algumas dicas preciosas para conquistar novos clientes usando descontos, mas sem perder dinheiro. Vamos lá?
Analise a margem de lucro
A margem de lucro nada mais é que a quantia de dinheiro no caixa da empresa após as deduções de todos os custos envolvidos na produção e demais atividades relacionadas ao artigo ou serviço vendido.
Então, o lucro é um indicador indispensável para saber se a sua empresa está sendo gerida da maneira correta.
Saber a fundo o que sua empresa oferece e entender o que ela representa para o seu cliente também são pontos-chave nessa avaliação. “Tenha em mente que o valor do seu produto ou serviço vai além do preço”, ressalta.
Avalie o momento da empresa
Para planejar promoções ou ofertas é preciso considerar o momento pelo qual passa o seu estabelecimento. Questões de desempenho organizacional, como lucratividade, produtividade, custos fixos e faturamento precisam ser respondidas antes de qualquer decisão.
“Avalie também a concorrência, entenda o fluxo e, principalmente, o limite do seu caixa. Não vale trocar os pés pelas mãos e criar uma promoção só porque seu concorrente saiu na frente. Aí, pode dar ruim”, reforça Vivian.
Promoção com estratégia
Um desconto não deve ser oferecido de maneira isolada. É preciso pensar em toda uma estratégia de política de descontos, que vise atrair mais clientes e aumentar a quantidade de negócios fechados, a chamada taxa de conversão.
De acordo com a coordenadora de produtos da Alelo, para seguir esse processo de modo eficiente, o primeiro passo é estimular a saída de produtos parados no estoque ou que estejam próximos à data de vencimento. Nesse último caso, é importante colocar isso de maneira clara ao comprador.
“Estabeleça também os preços dos seus produtos ou serviços, sempre fazendo análises da concorrência e de sua real estrutura de custos”, argumenta Vivian.
A negociação e a consequente fidelização desses clientes ficam mais fáceis se os aspectos apresentados anteriormente estiverem definidos dentro do planejamento.
Cashback e promoções com o “Meu Estabelecimento”
Entendeu como é importante seguir as estratégias de desconto para causar boa impressão nos clientes?
Então saiba que estabelecimentos que aceitam Alelo tem à disposição uma ferramenta que cria promoções que reembolsam um percentual do valor utilizado, no saldo do cartão dos clientes.
Com o cashback, você cria as campanhas com as regras que desejar e os clientes recebem o aviso direto pelo app.
Para entender mais, acesse o “Meu Estabelecimento”, um canal gratuito para você visualizar suas vendas, gerir seu negócio e potencializar seus resultados.