Que o cigarro faz mal, a gente já sabe. O tabagismo é, inclusive, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença, pois a nicotina que o cigarro contém causa dependência e provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais na pessoa que fuma. Além disso, a lista de males que ele causa ao nosso corpo é extensa.  E, obviamente, não se enquadra em um estilo de vida saudável.

Mas, por incrível que pareça, há muitas pessoas que praticam atividades físicas achando que isso vai anular os efeitos do cigarro no seu organismo. Engano! Segundo nosso embaixador, Marcio Atalla, embora existam casos de atletas e ex-atletas que eram fumantes, nenhuma atividade física anula os efeitos do cigarro.

“Mesmo que o fumante faça exercícios e não tenha muitas dificuldades na execução desta atividade, a sua saúde está em risco”, afirma o preparador físico.

De acordo com a OMS, o cigarro continua sendo a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo, com seis milhões de mortes ao ano.

“A gente pode negociar a prática de exercícios, a alimentação, mas o cigarro é inegociável. Não tem essa de fumar menos, tem que parar, pois faz muito mal”, alerta Marcio Atalla.

Dados sobre o cigarro

Alguns dados em relação ao cigarro deixam claro esse alerta: Um fumante vive, em média, 10 anos menos que uma pessoa que não fuma. Quando você está dando uma tragada no cigarro, está colocando um monte de substâncias tóxicas dentro do corpo, que reduzem o bom colesterol, que é fator de proteção cardíaca, e aumentam a chance de desenvolver uma série de cânceres.

Além disso, o hábito de fumar aumenta a pressão arterial, que é um efeito oposto ao que a atividade física ocasiona no corpo. Marcio Atalla explica que, principalmente na parte respiratória, o cigarro aumenta os riscos de uma série de doenças que os exercícios não vão anular.

“A dica é aproveitar o estilo de vida saudável com a prática de exercícios e usar isso como um incentivo para parar com o fumo”, recomenda o preparador físico.

Atividade física não anula efeitos do cigarro

Então, fica o alerta: Não adianta fazer atividade física achando que ela vai anular os efeitos do cigarro. Você pode até ter alguns ganhos com essa prática, como a perda de peso, mas os malefícios do cigarro não vão ser evitados.

Quando der vontade de fumar, vá correr!

Confira outros conteúdos da Alelo sobre Bem-Estar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.