Já falamos aqui sobre o que fazer ao chegar do supermercado para conservar os alimentos de maneira adequada.

Mas, além disso, é preciso ter atenção na hora de organizar os alimentos que necessitam de refrigeração.

Cada compartimento da geladeira tem uma função específica. Se você não utiliza-los de maneira adequada, isso pode acabar prejudicando a conservação dos alimentos. Para que isso não aconteça, siga nossas dicas para organizar sua geladeira de maneira correta.

Organizando a geladeira

PORTA

A porta da geladeira é um dos lugares que mais sofrem com alteração de temperatura quando aberta. Devido a essa inconstância, prefira armazenar apenas produtos que não se deterioram com facilidade, como por exemplo, condimentos, garrafas de sucos e de água.


CONGELADOR/FREEZER

O congelador e o freezer são sempre boas opções para armazenar alimentos por um prazo maior. Carnes e vegetais, dentre outras preparações, são bons exemplos que suportam esse armazenamento por um tempo considerável sem que percam suas propriedades, inclusive o valor nutricional.


Dica: Procure sempre se programar para descongelar algum alimento. Deixá-lo na geladeira para descongelar gradualmente, ao invés da temperatura ambiente, garante um alimento mais seguro do ponto de vista higiênico/sanitário.


PRIMEIRA PRATELEIRA

Reserve a primeira prateleira para os leites e derivados, como iogurtes, queijos, requeijão, manteiga e margarina. Por estarem mais próximos do congelador, a temperatura se mantém mais baixa, o que é ótimo para a conservação destes produtos. Se ainda sobrar espaço, dê preferência para aqueles alimentos que estragam com maior facilidade, como àqueles a base de leite e ovos, como maionese e molhos caseiros.


DEMAIS PRATELEIRAS

E os ovos? Provavelmente você estranhou de não ter encontrado os ovos lá na porta, não é mesmo? Por mais que os fabricantes de geladeiras insistam em colocar o compartimento de ovos na porta, este não é o melhor local para armazená-los! Devido à alteração de temperatura frequente, ocasionada pelo abre e fecha da porta, a melhor forma de conservá-los é nas prateleiras da geladeira mesmo. Não precisa ser necessariamente na primeira prateleira, mas guardar os ovos no interior da geladeira é fundamental para garantir a qualidade dos mesmos.


Os demais produtos também devem ser guardados nas prateleiras, lembrando apenas de deixar os alimentos crus e produtos em descongelamento mais para baixo, enquanto que os prontos para consumo devem ficar nas prateleiras de cima. Esta organização serve para que quando um alimento estiver sendo descongelado, não contamine os alimentos prontos para consumo.

GAVETAS

Os vegetais em geral, especialmente as verduras e legumes, devem ser colocados nas gavetas que ficam na parte inferior da geladeira. Esta localização é estratégica, pois apresenta maior temperatura quando comparado ao restante da geladeira, o que é mais adequado para este grupo de alimentos, e evita prejuízos e desperdícios, como congelamentos indesejados ou até mesmo a queima das folhas.


Uma boa dica para evitar desperdícios é deixar para higienizar os vegetais antes do consumo ou utilização. Ao lavar os alimentos, há maior quantidade de água, o que torna os alimentos ainda mais favoráveis à proliferação de micro-organismos. Dessa forma, deixar os vegetais para serem higienizados logo antes de seu consumo/utilização ou secá-los muito bem com o auxílio de centrífugas e papéis absorventes, guardando-os de forma a não ficarem expostos são as melhores opções para manter os alimentos bem conservados e evitar desperdícios.


Agora que você já aprendeu a organizar sua geladeira, não se esqueça de etiquetar seus potinhos, marcando a data que o alimento foi aberto ou feito. Desta maneira você não deixa um alimento ficar muito tempo na sua geladeira, podendo estragar e até contaminar outros alimentos.

Veja mais dicas navegando pela Alelo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.