O refluxo gastroesofágico é a uma doença digestiva. Ela provoca retorno involuntário e repetitivo do ácido do estômago para o esôfago em direção a boca, causando desconforto e dores como, queimação no peito, abdômen, garganta, dificuldades em ingerir alimentos, azia, indigestão e náuseas. Refluxo tem cura. As causas podem estar relacionadas a má alimentação, estresse, tabagismo, obesidade e o abuso do álcool. O tratamento é feito com o auxílio médico e com o uso de medicamentos específicos e mudanças comportamentais no estilo de vida.

Muita gente busca por remédio caseiro para tratar refluxo. De fato, existem algumas receitas caseiras e métodos que auxiliam no alívio de desconfortos durante as crises de refluxos, que está diretamente ligado a alimentação.

A seguir vamos te dar algumas dicas de como aliviar dores e desconfortos com receitas naturais:]

1 – Água com limão

 O limão tem como efeito alcalinizar o ácido gástrico, com isso ajuda a neutralizar a acidez evitando o desconforto. Em alguns casos este método pode apresentar desconforto, e recomenda-se seguir outra opção de receita caseira.

Instruções: Em jejum e antes das refeições, pegue um copo com água morna, adiciona uma colher de sopa de suco de limão, misture e sirva-se. Leia também aqui no blog Alelo sobre mais benefícios do limão em jejum

2 – Chá de gengibre

O gengibre tem como efeito melhorar a digestão, ele alivia náuseas e acalma o estômago. Isso ocorre devido ao estímulo que produz no sistema digestivo, contribuindo para produção de enzimas que diminuem o tempo em que o alimento fica no estômago.

Instruções: Em um litro de água gelada, adicionar de quatro a cinco rodelas ou duas colheres de sopa de raspas de gengibre e beber ao longo do dia.

3 – Chá de camomila

 A camomila possui o efeito calmante. Ela ajuda tanto a combater o estresse – responsável por causar crises -, quanto no controle da má digestão. O Chá de camomila também contribui no alívio da inflamação no estômago.

Instruções: Em água fervente coloque o chá de camomila, deixe por alguns minutos, adicione o líquido em um Copo e sirva-se. Para notar resultados é recomendado fazer o chá e tomar de duas a três xicaras por dia.  

4 – Vinagre de maçã

 Com efeitos alcalinizantes o vinagre de maçã ajuda na prevenção do refluxo, por sua composição ácida.

Instruções: Recomenda-se tomar duas ou três colheres por dia do vinagre de maçã, antes das refeições e ao se deitar.

5 – Bicarbonato de Sódio.

O bicarbonato de sódio é um sal natural alcalinizante que contribui na neutralização do ácido do estômago.

Instruções: Em um copo de 250 ml de água coloque 1 colher (de café) de bicarbonato, misture até que esteja totalmente dissolvido, depois disso é só ingerir o líquido.

6 – Amêndoas*

As amêndoas são nozes alcalinas que também podem auxiliar no alívio da acidez.

*Mas atenção: Amêndoa é um alimento oleoso (lembra do óleo de amêndoa?) e apesar de se tratar de uma gordura boa, para algumas pessoas o refluxo é causado justamente por gorduras, então o esperado efeito de alívio pode não ocorrer e o refluxo se agravar.

Instruções: As amêndoas podem ajudar nos sintomas de refluxos durante as refeições. Recomenda-se comer de três a quatro amêndoas para aliviar os sintomas do refluxo gastroesofágico.

7 – Suco de couve

Esse importante ingrediente dos sucos verdes, é um famoso remédio caseiro contra queimação gastroesofágica. Isso porque a couve, dentre outras propriedades benéficas, é rica em vitamina E, que é antioxidante e ajuda na cicatrização de possíveis úlceras e gastrite.

Instruções: bata no liquidificador duas folhas de couve devidamente higienizadas junto com 300 ml, coe com uma peneira grossa para tirar o excesso de fibras, coloque o líquido da couve batida de volta no liquidificador, adicione uma maçã sem sementes e bata novamente. O suco pode ser consumido em jejum.

8 – Dicas bônus

Além de atenção para uma dieta equilibrada capaz de combater e prevenir refluxo, existem também alguns outros métodos que podem ajudar na prevenção e no tratamento do refluxo gastroesofágico:

  • Evitar refeições antes de dormir;
  • Evitar alguns alimentos como frutas cítricas e tomate;
  • Consumir os alimentos devagar e mastigar bem durante as refeições;
  • Outro método é adicionar almofadas ou objetos que deixam a cabeça alta, assim evitando os refluxos durante a noite.

No entanto, se você sofre com esse problema, o ideal é procurar auxílio médico ou de profissional capacitado para avaliação do caso e assim, realizar a prescrição mais indicada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Comentários

Comentários estão fechados.