Uma pesquisa da Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e publicada pela Agência Brasil, diz que 10,2% da população brasileira é formada por diabéticos.

A mesma pesquisa mostra também que o diagnóstico é mais frequente entre as mulheres (11,1%), do que entre os homens (9,1%).

Entre as restrições alimentares que essa parcela da população tem, está o consumo de carboidratos. Será que pode?

Preparamos um texto explicando de uma vez por todas se isso é possível. Bora desvendar esse “mistério”?

Diabéticos podem comer carboidratos?

O primeiro passo é entender o que é diabetes. Segundo o Ministério da Saúde, diabetes “é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo”.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) e transformá-la em energia para manutenção das células. Afinal, elas precisam estar saudáveis para um bom funcionamento do corpo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Agora, que já sabemos o que é diabetes, será que essas pessoas podem comer carboidratos? A resposta é sim! No entanto, é necessário tomar alguns cuidados, porque a ingestão de grandes quantidades pode levar à alta de glicose no sangue, um perigo para os portadores dessa doença.

A beterraba é conhecida por ter açúcar em sua composição. Se tem açúcar, ela é proibida para os diabéticos? Não!

A beterraba é riquíssima em vitaminas A, B6 e C e minerais como potássio, magnésio, ferro, zinco e ácido fólico. Essas vitaminas e minerais são responsáveis por melhorar o desempenho durante as atividades físicas de longa duração, com seu consumo estimulado não somente para os diabéticos como também para quem deseja cuidar da saúde.

Rica em fibras, ela pode ajudar também na digestão (4% do total do alimento, em média), característica fundamental para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal. Pode ser servida cozida ou crua, seja em saladas, sopas ou sucos, tendo entre 8 e 10% de carboidratos complexos.

Mas afinal de contas, o que são carboidratos complexos e qual a diferença para outros carboidratos?

De forma geral, esse grupo de alimentos é responsável por dar energia para o nosso corpo e pode ser classificado de duas formas: simples e complexos, sendo o complexo o mais demorado em todo o processo de digestão e distribuição da glicose no sangue.

Diabéticos podem comer carboidratos?

Então, a beterraba é ou não uma aliada?

Observando a quantidade recomendada por um profissional, que vai variar de pessoa para pessoa, a beterraba pode sim estar presente na rotina alimentar de um portador de diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Além disso, a construção de uma dieta equilibrada é o caminho para evitar a necessidade de complementos nutricionais.

Lembre-se de que saber como cuidar da doença não é papel só de quem tem, mas também de quem mora junto ou ajuda nos cuidados. Por esse motivo, conhecer melhor sobre o que pode ou não ser feito ajuda muito no tratamento.

Em caso de dúvida, procure um médico de sua confiança para esclarecer tudo. Afinal, com saúde não se brinca!

Referência

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Disponível em http://www.diabetes.org.br/publico/images/2017/alimentacao-escolar-para-estudantes-1.pdf , p. 53. Acesso em: 27-06-2018.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.