A bebida mais consumida do mundo (depois da água, claro) é muito mais do que um estimulante natural – e saboroso – para realizar todas as atividades do dia com mais energia. Além de possuir um aroma forte e ser super versátil, o café ainda pode ser um grande aliado da sua saúde, se consumido com moderação.

Controla a diabetes

Esse grão contém dois ácidos chamados clorogénico e trigonelina alcaloide, que auxiliam na redução da glicose e da insulina.  Por isso, a bebida é boa opção para quem é portador da diabetes tipo 2.

Previne o envelhecimento precoce

Estudos mostraram que o café possui mais de mil antioxidantes. Isso quer dizer que ele tem propriedades poderosas para combater os radicais livres, que atacam as células e provocam doenças e o envelhecimento precoce.

Reduz o risco de perda de memória

Embora não tenha o poder de recuperar a memória, o café auxilia no processo de consolidação dela. Isso quer dizer que algumas enzimas presentes no grão ajudam a bloquear os efeitos da perda de memória. Com isso, ele é importante na prevenção de doenças como a demência, Parkinson, e o Alzheimer em pessoas idosas.

Melhora concentração

O fato de o café inibir o sono acontece porque a bebida bloqueia um neurotransmissor chamado adenosina, que quando está alta estimula o sono. Esse bloqueio ainda acelera a atividade dos neurônios, o que faz com que todas as funções cerebrais funcionem melhor. Com isso, você fica mais acordado e o corpo mais concentrado.

Estimula a digestão

A cafeína, principal substância presente no grão de café, estimula o intestino, o que ajuda na digestão. Por isso, a bebida é boa opção para quem sofre de prisão de ventre.

Para quem busca uma dieta menos calórica, o café também é um aliado. Um copo de café preto puro contém cerca de duas calorias apenas. Mas é preciso lembrar que para desfrutar de todos os benefícios que o café tem a oferecer, não se deve acrescentar à bebida complementos como açúcar, leite, creme e outros ingredientes.  Além disso, por não conter cafeína, opções descafeinadas não apresentam as mesmas vantagens que a versão normal para a saúde.

No entanto, é sempre importante ter em mente que tudo em excesso faz mal. Altas quantidades de cafeína no organismo podem ter efeitos colaterais como ritmo cardíaco acelerado, nervosismo e insônia. Portanto, beba com moderação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.