Bem-Estar

Como driblar o estresse de fim de ano?

0

Parece inexplicável, mas, sempre que chega o fim do ano, um cansaço maior vem para atingir a todos. A pressa para fazer tudo antes que o ano acabe, bater todas as metas, comprar os presentes de fim de ano, tudo isso parece se acumular e piorar a sensação de fadiga que já vinha dos meses anteriores.

O resultado? Ansiedade, estresse e até dores pelo corpo.

Nesses momentos, é essencial que não nos esqueçamos de nós mesmos e que adotemos algumas ações para combater o cansaço e impedir que ele nos cause ainda mais danos. Para lhe ajudar, listamos algumas medidas de autocuidado que podem contribuir neste fim de ano.

1 – Pratique exercícios

Você já deve ter ouvido sobre a importância da endorfina para o nosso corpo, e, também, já sabe que exercícios físicos trazem benefícios para o coração, músculos… enfim, para o corpo todo. Tudo isso ajuda a combater o cansaço, além de ser uma forma de se desligar das obrigações do dia e focar em você. Então, nada de ficar parado!

2 – Cuidado com o que você come

De nada vale se matricular na aula de yoga ou baixar apps de meditação se você se entope de café e se alimenta com comidas cheias de sal. Busque um equilíbrio na hora de consumir esses alimentos e fique atento às chamadas “comfort food”. Esses alimentos, como doces e coisas fritas, trazem uma sensação de alívio imediato, mas cobram seu preço depois, principalmente quando ingeridos em excesso.

Priorize os mais leves (como carnes magras), e saudáveis (como frutas e legumes). Além disso, beba água. Assim, seu corpo consegue fazer a digestão de forma mais fácil, o que contribui para evitar o cansaço excessivo.

3 – Pratique seus hobbies

Não deixe de lado aquelas atividades que lhe dão prazer. Ler, ouvir música, ver um filme, escrever… os hobbies podem ser uma ótima válvula de escape para o estresse do dia a dia e uma forma de recarregar as energias.

Atualmente, há muitas ferramentas e aplicativos disponíveis para facilitar a prática dos nossos hobbies, além de novas formas de pagamento. Na Alelo, por exemplo, os cartões Multibenefícios e Alelo Tudo, permitem a compra de créditos em serviços digitais, como Spotify, Deezer, Playstation Store e Google Play.

4 – Durma

Ninguém consegue combater o cansaço e o estresse se não estiver dormindo direito. Próximo da hora de ir para a cama, já deixe seu celular afastado de você, não entre nas redes sociais e não comece a ver nenhum novo programa na TV. É importante já começar a se desligar desses aparelhos para que eles não prejudiquem seu sono.

Mas, mesmo que você siga todas essas dicas, é importante também ter em mente que desacelerar é necessário. Ninguém consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo (e se faz, faz malfeito), e ninguém consegue fazer nada se não estiver descansado e bem consigo mesmo. Portanto, desacelere se sentir necessidade e cobre-se menos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.