Você já ouviu falar sobre as PANCs? Elas são plantas alimentícias não convencionais, e apesar de ainda não serem muito conhecidas, possuem altos teores de minerais, vitaminas, antioxidantes, fibras e proteínas.

Recomendadas para pessoas que querem ter uma alimentação mais saudável e natural, elas são acessíveis e podem ser incluídas em saladas, refogados, sucos, farinhas entre outros pratos. Dentre seus inúmeros benefícios, elas ajudam na regulação do apetite, evitam a prisão de ventre, melhoram o funcionamento do intestino, equilibram os níveis de colesterol no sangue e ajudam a prevenir diversas doenças.

E o melhor de tudo? São de fácil cultivo, e você pode ter em seu quintal ou em um vasinho.

Ficou interessado nas PANCs? Aqui listamos algumas delas para você provar e incluir em sua dieta!

  1. Ora-pro-nobis

Com alto teor de proteína, a planta é uma ótima fonte de fibras e vitaminas.

Pode ser consumida em saladas, refogados, sucos e muito mais. Ela é fácil de identificar quando está com flores, é a foto de capa deste artigo.

  1. Taioba

Apresenta diversos benefícios, como fortalecimento do sistema imunológico, melhora a visão, combate a prisão de vente etc. O vegetal deve ser consumido cozido ou refogado.

  1. Peixinho da horta

Uma ótima opção para substituir o peixe, ele pode ser frito, empanado e refogado. Ajuda a prevenir tosses e irritações da faringe, e uma boa quantidade de fibras, que contribuem para o intestino.

  1. Araçá

Possui boas quantidades de vitamina C e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico. Ela é ácida, então é indicada para ser consumida em sucos ou geleias.

  1. Azedinha

Uma planta muito nutritiva, com sabor ácido, ela pode ser consumida tanto crua quanto cozida. Porém deve ser ingerida com moderação, pois possui uma alta concentração de ácido oxálico.

  1. Capuchinha

Suas propriedades podem ajudar na prevenção de infecções urinárias e doenças de pele, além de melhorar o sistema imunológico. Ela pode ser consumida em saladas, chás e sucos.

  1. Caruru

Rica em ferro, potássio, cálcio e outras vitaminas, possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, ajudando também fortalecer os ossos e dentes. Suas folhas são utilizadas em saladas, refogados, molhos e chás.

  1. Bertalha

Uma verdura verde-escura que é muito rica em nutrientes como ferro e cálcio, além de vitaminas C e do complexo B. Costuma ser preparada refogada, para sopas, tortas e saladas.

Existem diversas outras PANCs que você pode incluir em seu cardápio! Mas lembre-se de consultar seu médico ou nutricionista antes de adicionar em sua dieta, tudo bem?

Ah, e não de esqueça de higienizar corretamente elas antes do preparo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.