Imagine a cena: uma pessoa quer comer uma determinada comida ou simplesmente achar um restaurante bom próximo ao local onde está. Ela busca na internet, nas redes sociais e em serviços como Google Maps e a primeira coisa que faz quando vê um restaurante que parece interessante é olhar as avaliações de outros usuários.
Essas estrelinhas e comentários têm um forte poder de atrair novos clientes para o seu estabelecimento. Segundo uma pesquisa realizada pela BrightLocal, 87% dos consumidores leem avaliações de estabelecimentos locais.
Mas consegui-las exige trabalho e algumas ações essenciais.
Fazer o perfil do seu estabelecimento em sites de avaliações online, como o Google Meu Negócio, TripAdvisor ou Facebook, é o primeiro passo, mas não o único.
É preciso também manter as informações sempre atualizadas e completas. Não deixe de colocar o endereço correto e o horário de funcionamento. Você não quer que um potencial cliente se interesse pelo seu estabelecimento, mas deixe de ir porque não sabe se está aberto ou fechado.
Colocar fotos no seu perfil nesses sites também é importante. Mostrar que seu restaurante tem um ambiente aconchegante e que seus pratos também são de dar água na boca ajuda a causar uma boa primeira impressão.
Experiência
Além desses primeiros passos, é necessário focar na experiência dos seus clientes. Se você não oferecer um bom atendimento, um ambiente que condiz com as fotos que você colocou no perfil e uma comida boa e de qualidade, cliente nenhum fará avalição positiva. Pelo contrário, o risco é ter avaliações negativas, o que nenhum restaurante quer.
Feito tudo isso, é hora de começar a pedir aos seus clientes que deixem suas avaliações. Não fique acanhado.
Comece pedindo para aqueles clientes mais fiéis, que estão sempre frequentando seu estabelecimento. Se você já sabe que eles gostam do seu restaurante, não custa nada pedir que eles deem algumas estrelinhas e um comentário.
A estratégia é simples. O cliente pagou a conta, você entregou a notinha e aproveita para pedir a avaliação e feedback nas plataformas como Google, Facebook ou TripAdvisor.
Já para os clientes mais novos, é possível adotar outras técnicas também. Coloque o link para essas plataformas em seu site e, no estabelecimento, disponibilize sinais com QRCode que levam direto ao site para avaliação.
Reagindo às avaliações
Conseguiu receber as avaliações tão esperadas? Responda o máximo que puder. Agradeça aos elogios e analise as críticas.
Receber comentários negativos pode ser inevitável, mas reagir de forma também negativa só piora a situação. Uma ou outra avaliação ruim pode não afetar a imagem do seu negócio, mas ver que o próprio restaurante perde a cabeça na internet, sim!
O ideal é agradecer a crítica, avaliar se houve alguma falha interna, pedir desculpas e dizer que irá atuar para melhorar (e realmente avalie a situação). Assim, você mostra que seu estabelecimento está sempre disposto a reconhecer falhas e melhorar o atendimento aos clientes, além de evitar prejudicar sua credibilidade.
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