Você já considerou utilizar uma IA no atendimento da sua empresa? Então saiba que essa tecnologia pode não só reduzir o tempo de resposta durante a solicitação de um cliente, como aumentar a satisfação dele. 

Durante muitos anos, o uso de chatbots foi a principal solução para automatizar o processo de atendimento. Porém a chegada do ChatGPT mudou o jogo. A ferramenta tem a capacidade de aprender ao longo do tempo como fornecer as melhores respostas, garantindo ao empreendedor a possibilidade de adaptá-la diante de cada situação. 

Se você deseja implementar essa tecnologia no seu negócio, continue a leitura para saber mais. 

O que é e como funciona o ChatGPT

Lançado em 2022, o ChatGPT é uma ferramenta de IA Generativa capaz de gerar informações através de prompts para a obtenção de algum conteúdo. A sigla GPT significa “Generative pre-trained transformer” (em português, transformador pré-treinado generativo). 

Criado pela OpenAI, ele é uma das ferramentas de inteligência artificial mais populares do mundo. O funcionamento se baseia na utilização de um modelo de rede neural chamado LLM, que utiliza técnicas de machine learning (aprendizado de máquina) para entender a linguagem natural e entregar respostas ao usuário.

Segundo uma pesquisa global realizada pela Freshworks, uma empresa do ramo de software empresarial, um em cada três profissionais utiliza o ChatGPT durante o trabalho. O levantamento envolveu mais de 7.000 tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países, incluindo 1.500 profissionais do Brasil, México e Colômbia.

A ferramenta pode ser usada para tarefas de texto, imagem, programação e análise de dados. Empresas e indivíduos podem usar o ChatGPT gratuitamente para ajudar na produtividade. Há também a opção de plano pago, que desbloqueia mais capacidades da ferramenta. 

Como utilizar o ChatGPT para o atendimento 

Você já ouviu a frase “a prática leva à perfeição”? Ela pode ser aplicada também no ChatGPT, já que a ferramenta precisa passar por um treinamento para oferecer as respostas adequadas. Essa etapa é fundamental para a aplicação da mesma. 

Esse treinamento deve se basear em perguntas e solicitações comuns feitas pelos cliente e leads e nas respostas e soluções que sua empresa tem para oferecer.  Quanto melhor for o desempenho deste treinamento, mais precisas e úteis serão as respostas dadas pelo ChatGPT aos clientes.

Depois de treinar a IA, o empreendedor pode solicitar que o ChatGPT deixe preparado respostas automáticas. Por exemplo, se um cliente perguntar quais são as opções de produtos e serviços que a sua empresa tem, será enviado uma resposta instantânea, evitando um tempo de espera prolongado. 

Outros tipos de mensagens que podem ser programadas são: 

  • Saudações de boas-vindas; 
  • Apresentações; 
  • Horários de atendimentos; 
  • Encaminhamento para o atendimento humano (em casos complexos);
  • Status de uma determinada solicitação; 
  • Ajuda na decisão de compra.

Vantagens de automatizar o atendimento 

Segundo um estudo da HBR, 81% dos clientes preferem resolver seus problemas de forma independente antes de ligar para um agente em tempo real. Esse dado demonstra que a praticidade que o autoatendimento traz é uma solução bem aceita pelos consumidores. 

Confira a seguir outras vantagens de automatizar o atendimento. 

Respostas para perguntas frequentes

Para quem administra um negócio, é comum receber perguntas repetitivas sobre a operação. Para lidar com isso, não é necessário depender do atendimento humano para esclarecer essas dúvidas. 

Por exemplo, se a sua empresa não conta com atendimento 24 horas e o seu cliente mandou uma pergunta na noite de sexta-feira, ela provavelmente só será respondida na segunda-feira de manhã. Essa demora pode frustrar o consumidor. 

Porém, isso pode ser resolvido com a automatização, reduzindo o tempo de espera e melhorando o relacionamento com o cliente. 

Rastrear pedidos 

As solicitações de informação relacionadas ao status dos pedidos é uma das demandas mais comuns recebidas pelas empresas, principalmente no ramo de alimentação. 

Mas quando a organização não fornece a informação de modo preciso ou simplesmente não responde ao cliente, sua reputação tende a ser muito prejudicada.

A transparência é um requisito essencial. Quando o consumidor pergunta sobre o status do pedido, ele deseja saber exatamente onde ele está. Para garantir que as informações sejam repassadas de forma precisa, a empresa pode treinar a IA para dar resposta sobre essas solicitações. 

Análise de sentimentos 

Uma funcionalidade da inteligência artificial que poucas pessoas conhecem é a capacidade de identificar sentimentos, como por exemplo, a insatisfação de um cliente quanto ao atendimento ou suporte. 

Esse sentimento é captado na identificação de palavras que transmitem a sensação de impaciência ou insatisfação. O ChatGPT é capaz de reconhecer emoções, como: raiva, tristeza e felicidade. 

Dessa forma, ao receber uma solicitação do cliente, o ChatGPT pode analisá-la para identificar o sentimento predominante e criar uma resposta adequada de acordo com o estado emocional do cliente.

Quer saber mais sobre a utilização da inteligência artificial? Então confira aqui mais conteúdos. 

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