A edição de 2024 do Big Brother Brasil está bombando e, como sempre, a “xepa” está dando o que falar

Afinal, os participantes que não são escolhidos para o “VIP” do líder precisam lidar com uma dieta restrita a: arroz, feijão, farinha, ovo, rapadura, rabada, moela, fígado, língua de boi e verduras. 

Mas mesmo que muitos dos participantes não gostem tanto das opções oferecidas, sabia que esses ingredientes podem render receitas deliciosas?

Se você está na sua própria “xepa” neste fim de mês e o seu Alelo Alimentação só tem mais um pouquinho de saldo, preparamos um guia com receitas perfeitas que levam alguns desses ingredientes para você testar em casa.

Você pode usar aquele restinho do seu saldo para comprar os ingredientes, ou utilizar o que você já tem em casa, e experimentar pratos novos supersaborosos, sem gastar muito! Bom demais, né?

Vamos lá?

O que é a “xepa”?

Em edições anteriores de um dos principais reality shows do país, a “xepa” era chamada de “Tá Com Nada”, e o cardápio era ainda mais restrito, com apenas: arroz, feijão e goiabada. 

Agora, no entanto, graças a algumas mudanças no formato do Big Brother Brasil, algumas proteínas e novos ingredientes passaram a integrar o menu dos participantes que fazem parte do grupo.

Vale lembrar que o líder da semana seleciona algumas pessoas para o “VIP”, onde o cardápio é bem mais extenso, e os que não foram escolhidos precisam enfrentar as limitações da temida “xepa”. 

Mas arroz, feijão, farinha, ovo, rapadura, rabada, moela, fígado, língua de boi e verduras podem ser alimentos protagonistas de refeições deliciosas, viu? E vamos mostrar como é possível comer bem gastando pouco!

Aprendendo a fazer uma deliciosa rabada

A rabada é um prato tradicional da culinária brasileira, feito de “rabo de boi”. Geralmente, a carne é cozida por bastante tempo, resultando em um guisado suculento e cheio de sabor.

Como ele tem bastante gordura, o corte requer um cozimento lento, e em baixa temperatura. Mas são muitas as receitas e adaptações que a rabada teve ao longo do tempo. 

Quer testar fazer uma em casa? Confira essa receita do Panelinha, da chef Rita Lobo: 

“Esta receita tem truque: a rabada é escaldada para ficar menos gordurosa, e só depois é cozida com o molho, na panela de pressão, para ficar desmanchando e soltando do osso. Aí é só servir com o tradicional agrião”, aponta o Panelinha.

Ingredientes

2 kg de rabada de boi

caldo de 1 limão

2 cebolas

2 talos de salsão

3 dentes de alho

2 pimentas dedo-de-moça

1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)

1 xícara (chá) de vinho tinto – opcional

2 folhas de louro

1 colher (chá) de cominho em pó

azeite a gosto

salsinha picada a gosto

sal a gosto

Modo de preparo

  • Leve uma panela de pressão (sem a tampa) com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. Tempere a rabada com o caldo de limão e 1 colher (chá) de sal.
  • Assim que a água ferver, junte a rabada e deixe cozinhar por 20 minutos – essa etapa serve para extrair parte da gordura da rabada e deixar a receita mais leve. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  • Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Descarte as folhas, lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Lave, seque e corte as pimentas ao meio; com a ponta da faca, descarte as sementes; pique cada metade em cubinhos. Cuidado ao manipular a pimenta: lave bem as mãos em seguida, para não correr o risco de se queimar, e não coce os olhos.
  • Depois dos 20 minutos de cozimento, passe a rabada pelo escorredor e descarte a água com a gordura.
  • Volte a panela (sem água) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione os pedaços de rabada aos poucos – se colocar todos de uma só vez eles vão cozinhar em vez de dourar. Deixe dourar bem, por cerca de 3 minutos de cada lado. Transfira os pedaços dourados para uma tigela e doure o restante, regando a panela com azeite a cada leva.
  • Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando até começar a dourar. Junte o alho, o salsão, a pimenta dedo-de-moça e as folhas de louro. Tempere com o cominho e refogue por mais 2 minutos.
  • Acrescente o vinho e misture bem com uma espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Junte o tomate pelado, regue com 2 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.
  • Volte os pedaços de rabada para a panela, tempere com sal e tampe. Deixe cozinhar em fogo alto; assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 50 minutos, até que a carne fique bem macia.
  • Desligue o fogo e, importante, deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Misture a salsinha picada e sirva a seguir. Fica uma delícia com salada de agrião.

Gosta de patê?

Patê de fígado acompanhando uma torradinha, uma ótima opção para a xepa

Ingredientes

250 g de fígado de galinha

½ cebola pequena

2 colheres (sopa) de conhaque – opcional

1 colher (sopa) de caldo de limão

1 colher (sopa) de azeite

50 g de manteiga em temperatura ambiente

1 ramo de tomilho

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  • Lave sob água corrente, seque e limpe o fígado: com uma faca pequena, descarte as veias e nervos. Corte em pedaços médios e transfira para uma tigela.
  • Acrescente as folhas de tomilho debulhadas e o conhaque. Tempere com sal e pimenta e deixe marinar por 10 minutos. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em meias-luas finas.
  • Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e refogue por 3 minutos até começar a dourar. Acrescente o fígado e refogue por 5 minutos, até dourar e cozinhar completamente.
  • Transfira o fígado refogado, com a cebola, para o processador de alimentos. Junte o caldo de limão, a manteiga e bata até formar uma pasta lisa. Prove e, se necessário, tempere com mais sal.
  • Coloque o patê numa tigela e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para esfriar e atingir a consistência ideal antes de servir. Se preferir, prepare o fígado no dia anterior e retire da geladeira 15 minutos antes de servir para ficar mais macio.

Dando um toque especial aos pratos

Que tal utilizar a moela e o fígado do frango assado para fazer uma farofa deliciosa? É isso que a Farofa de Miúdos da Panelinha sugere para você!

Vem ver como funciona essa receita:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada (cerca de 250 g)

1 fígado de frango

1 moela

1 cebola pequena

50 g de manteiga

1 colher (chá) de azeite

¼ de xícara (chá) de salsinha fresca

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  • Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola; lave, seque e pique fino a salsinha; corte a moela em 3 pedaços e o fígado em 2 pedaços.
  • Leve uma frigideira para aquecer em fogo médio. Regue com o azeite e acrescente os pedaços de fígado e moela. Deixe por cerca de 3 minutos, até dourar. Vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual.
  • Transfira os pedaços dourados para uma tábua e pique em pedaços bem pequenos. Reserve.
  • Volte a frigideira ao fogo médio e coloque a manteiga. Assim que derreter, junte a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Acrescente os miúdos picados, tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem.
  • Diminua o fogo e junte a farinha de milho flocada, aos poucos, mexendo com uma espátula. Acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo e misture a salsinha. Sirva a seguir.

Aposte em um delicioso mexidinho

Nada de desperdício com arroz e feijão! O Panelinha, da Rita Lobo, apresentou uma receita de mexidinho perfeita para quem ama essa combinação clássica.

Confira:

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz cozido

2 xícaras (chá) de feijão-vermelho cozido (sem caldo)

½ xícara (chá) de farinha de mandioca flocada (biju)

1 cebola-roxa

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

folhas de salsinha a gosto para servir

Modo de preparo

  • Descasque e corte a cebola em cubos pequenos, descasque e pique fino os dentes de alho.
  • Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até começar a murchar. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto para perfumar.
  • Acrescente o arroz e misture bem. Junte o feijão e refogue por mais 1 minuto. Adicione a farinha, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar. Deixe cozinhar por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando, para a farinha ficar crocante.Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva a seguir com folhas de salsinha a gosto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.