“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim”. Mas e se a grana do coelhinho estiver curta?
Uma pesquisa feita pela Horus, empresa de inteligência de mercado, revela que houve “aumento médio de preços de 11% nas barras de chocolates, de 10,5% nos chocolates e bombons e de 1,8% nos ovos de Páscoa”.
Mas calma que a gente trouxe uma solução pra você! São os ovos artesanais, ou caseiros. Ninguém vai ficar sem chocolate nesta Páscoa.
Bora descobrir?
Ovos de Páscoa caseiros. Vale a pena?
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), o consumo per capita de chocolate em 2023 foi de 3,9 quilos no Brasil.
Por mais que a variedade de ovos de Páscoa nos supermercados e lojas especializadas seja grande, eles seguem mais ou menos um mesmo padrão. Casca lisa (alguns contém castanhas) e brinquedos ou bombons por dentro.
Quanto mais famosa a marca ou a personagem que estampa a embalagem ou é tema do brinquedo “brinde”, mais caro é o ovo.
Já os ovos de Páscoa caseiros permitem uma maior variedade de sabores e recheios, e na média, saem mais barato que o ovo do supermercado, uma vez que não carregam marcas e licenciamentos de personagens famosos.
Uma reportagem publicada em março de 2024 pelo Pequenas Empresas e Grandes Negócios mostra que as barras de chocolate tiveram alta. “Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, principal indicador de inflação no Brasil, apontam uma variação crescente nos anos pós-pandemia de covid-19, culminando com uma elevação de 13,61% no acumulado anual em janeiro de 2023. Na variação de 12 meses, em janeiro deste ano, o produto teve alta de 2,4%.”
Mesmo com a alta, ao produzir ovos de chocolate em casa é possível economizar, uma vez que os ingredientes e utensílios podem ser comprados em lojas especializadas ou até mesmo em supermercados e ainda assim saírem mais baratos.
Vantagens dos ovos caseiros
Ao produzir ovos de chocolate em casa, você tem algumas vantagens. A primeira delas é o custo-benefício. Apesar da alta de preços, o valor da grama do chocolate em barra (usado na produção do ovo) ainda sai mais barato do que o preço da grama no ovo de Páscoa.
Outra vantagem é a diversidade de sabores. Seja simples, trufado ou de colher, o brasileiro é criativo na hora de criar ovos de chocolate. Fazendo em casa, você pode personalizar com aquele sabor que sua família ou aquele amigo do coração tanto gostam e não é vendido no supermercado.
Por fim, não que os ovos vendidos nos mercados não tenham qualidade, mas os produzidos em casa a gente pode dizer que são mais “fresquinhos”. Ao consumir um produto artesanal a diferença é grande.
O melhor de tudo, sabe o que é? É que você pode utilizar o seu Alelo Alimentação para comprar os ingredientes no supermercado e começar a sua produção de ovos caseiros de chocolate hoje mesmo (quem sabe até fazer uma renda extra).
Pensando em facilitar sua vida, a gente já separou aqui duas receitas superfáceis pra você já botar a mão na massa, ops, no chocolate!
Ovo de Páscoa de Colher com Brigadeiro
A Nestlé tem uma receita de ovo de Páscoa recheado com brigadeiro. Uma delicia! Bora ver como fazer essa gostosura?
Ingredientes
Casca
500 g de cobertura de chocolate ao leite
Brigadeiro
1 lata ou caixa de leite condensado
100 g de cobertura de chocolate ao leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 caixinha de creme de leite
Montagem
3 xícaras (chá) de bolo pronto de sua preferência
4 colheres (sopa) de chocolate granulado
Modo de Preparo
Casca
Em um recipiente, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas em potência média por 3 minutos, misturando de minuto em minuto para derreter. Misture muito bem e resfrie o chocolate utilizando um banho-maria frio até que chegue à temperatura de 28 ºC.
Em seguida, despeje o chocolate em 2 formas de casca de ovo de 500 g e leve para gelar por cerca de 20 minutos. Desenforme e reserve.
Brigadeiro
Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo médio, por cerca de 8 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, junte o creme de leite e misture bem.
Montagem
Sobre as cascas dos ovos reservados, distribua uma camada de bolo pronto esfarelado e cubra com uma camada do brigadeiro. Repita o procedimento finalizando com o chocolate granulado.
Ovo de chocolate com ganache de limão
A Harald traz uma receita deliciosa de ovo com ganache de limão. Dá água na boca só de imaginar. Superfácil de fazer!
Ingredientes
Casca
200 g de Chocolate Unique 70%
50 g de Chocolate Unique Branco 35%
2 g de corante lipossolúvel verde e amarelo
2 g de pó dourado cintilante
30 ml de álcool de cereais
Ganache de Limão
65 g de creme de leite
165 g Chocolate Unique Branco 35%
20 g de glucose
15 g de manteiga sem sal
Raspas de 1 limão
Modo de preparo
Ganache
Em uma panela, aqueça o creme de leite, as raspas de limão, a glucose e a manteiga. Assim que abrir fervura, despeje sobre o Chocolate Unique Branco 35% e aguarde esfriar para aplicar na casca (faça de véspera).
Montagem do ovo
Derreta uma pequena porção de Chocolate branco Unique 35% e tinja nas cores verde e amarelo. Tempere o chocolate já colorido, respingue nos moldes com o auxílio de um pincel ou uma escova de dentes e aguarde cristalizar. Em um recipiente pequeno, junte o pó dourado e um pouco de álcool de cereais. Respingue no molde com a ajuda de um pincel ou uma escova de dentes. Aguarde secar/evaporar o álcool.
Derreta e tempere o Chocolate Unique 70% conforme as instruções da embalagem. Preencha as cascas com o Chocolate Unique 70% e remova o excesso, virando a forma de cabeça para baixo dentro da tigela com chocolate temperado. Leve para cristalizar por 5 minutos na geladeira.
Espalhe a ganache na cavidade do ovo com a ajuda das costas de uma colher para espalhar bem e ficar uniforme. Leve à geladeira por 5 minutos. Preencha a forma com o Chocolate Unique 70% com o objetivo de selar a ganache na casca. Leve para cristalizar por 15 minutos ou até a casca soltar do molde. Recheie com bombons sortidos e feche as cascas usando uma superfície aquecida.