Confira a seguir alguns exemplos de empreendedores de sucesso

Existem histórias memoráveis de empreendedores, marcadas pela superação e pelo sucesso. Uma delas é a trajetória de Junior Durski, chef premiado, fundador e presidente do grupo Madero, do qual faz parte a rede de restaurantes Madero, que conta hoje com mais de 160 estabelecimentos e cerca de seis mil funcionários.

O enfoque do negócio mostra que a simplicidade marca a genialidade. Durski costuma dizer que o diferencial da rede é fazer bem feito o que já existe. A invenção, em questão, é o bom e velho cheeseburger, paixão de Durski e de muita gente.

Desde cedo, ele ficava às voltas com as receitas e cozinhava para amigos e conhecidos. As inspirações vinham da mãe e da avó. Ele abriu um negócio, em 1999, o Restaurante Durski, que na época servia pratos típicos poloneses e ucranianos, feitos com receitas da família, da mesma origem. “Foi uma aventura. Nunca tinha tido experiência na área e era um hobby que me fazia feliz”, recorda.

Mas, estar no mundo da gastronomia como um hobby era muito pouco para ele, que logo decidiu abrir uma hamburgueria. Durski queria a perfeição: viajou aos Estados Unidos, experimentou várias versões do cheeseburger e voltou ao Brasil com o objetivo de encontrar a melhor receita, com a combinação ideal dos ingredientes. Em uma jogada arriscada, Junior Durski baixou o preço dos hambúrgueres em 42%. O negócio ganhou o nome de Madero Express. Em apenas 60 dias, as vendas cresceram 500%. E o negócio alavancou. Hoje são vendidos mais de um milhão de cheeseburgers por mês, para 20 mil pessoas em cada restaurante.

Com o Madero, desde 2005, a rede acumula premiações nacionais e internacionais. Para Durski, ousadia, decisão e criatividade definem um empreendedor de sucesso.

Trabalho em equipe é segredo da Involves Stage

Outra história que merece destaque é a de André Krummenauer, administrador de empresas e fundador e CEO da Involves. A empresa catarinense, inaugurada em 2008, desenvolveu o software para gestão de trade marketing Involves Stage.

“Atingir um objetivo é como um navio em busca da linha do horizonte. A cada quilômetro que se avança, a linha avança mais um quilômetro também. A busca não para”, diz Krummenauer.

O jovem empresário diz que o segredo é saber trabalhar em equipe. Cada um entende de uma área e todos se complementam. Não é possível fazer uma trajetória de sucesso sozinho.

O primeiro passo, portanto, é formar um time de empreendedores no próprio networking: pessoas de confiança e com valores sinérgicos. No caso da Involves, todos eram amigos desde a época da faculdade, mas, se for preciso buscar pessoas, cautela é a palavra de ordem.

Krummenauer sugere que, para ser sócio, é necessário conhecer bem o “candidato”. “Antes de estabelecer a parceria, é preciso ir à casa da pessoa, conversar com ela várias vezes, ver como ela trata o garçom, o cachorro, os filhos, a esposa. Ou seja, enxergar como ela é”, exemplifica.

Para ele, empreender é executar. Se a ideia não for executada, nunca se saberá se ela é boa ou ruim. Além disso, a resiliência precisa estar sempre presente. Não adianta querer que o resultado financeiro aconteça rapidamente. Krummenauer ensina que empreender é uma condição psicológica. Não se pode ter pressa e querer ganhar como se estivesse num emprego com carteira assinada. O retorno pode demorar. “A Involves prosperou com o dinheiro que entrava. Nos oito primeiros anos de operação, a empresa cresceu com recursos próprios. A margem sempre foi pequena”.

A consultora sênior de carreira da Thomas Case & Associados, Márcia Vazquez, dá abaixo algumas dicas para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso.

 

Características de um empreendedor de sucesso

Não ter medo dos desafios
Pessoas empreendedoras são independentes, automotivadas pelo sucesso, autoconfiantes, competitivas e ambiciosas. Lutam muito para conseguir seus objetivos, mesmo que precisem transpor grandes obstáculos. As características mais marcantes são a rapidez de decisão, a agilidade, a iniciativa, o gosto pelo desafio, a visão de futuro e o foco no resultado. Além disso, os empreendedores assumem riscos, possuem alto grau de urgência, são inquisitivas, pragmáticas e audaciosas.

 Saber lidar com problemas
Este é o preço a pagar para que seja possível criar, inovar, direcionar pessoas e situações ao futuro. Ser um empreendedor de sucesso exige dedicação diária e constante ao futuro que se está construindo.

Se relacionar bem com as pessoas
Formar e manter relacionamentos, integrar pessoas, ser capaz de demonstrar empatia, convencer e inspirar são competências a serem adquiridas por quem deseja investir em seu próprio negócio.

Focar nos resultados
Por fim, a consultora destaca que a principal dica para ser um empreendedor de sucesso é a transformação dos conhecimentos, comportamentos e habilidades, em atitudes de alta performance que gerem resultados para todos.

E você, empreendedor, o que fez para obter sucesso no seu negócio? Conte aqui para gente.

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