Conheça a seguir as principais diferenças entre contabilidade financeira e gerencial 

Quem vive a realidade de tocar seu próprio negócio sabe que dentro de uma empresa há dois tipos de contabilidade: a financeira e a gerencial. A primeira é destinada ao público interno e, a segunda, ao externo. Ambas são um conjunto de procedimentos contábeis indispensáveis à estratégia de gestão de qualquer empreendimento, independentemente de seu tamanho e área de atuação.

Contabilidade financeira ajuda na tomada de decisões 

Vamos começar pela contabilidade financeira. Sua principal função é demonstrar as informações dessa área para os usuários externos, como acionistas, fornecedores, credores e governo por meio do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do exercício e do fluxo de caixa. Com esses relatórios, é possível apresentar o “raio-x” dos negócios, facilitando a tomada de decisão em questões como a viabilidade do investimento em uma empresa ou, no caso dos bancos, se é confiável liberar empréstimos ou financiamentos.

Ronaldo Fróes, pró-reitor de graduação e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo, destaca que todas as empresas têm que fazer este tipo de prestação de contas. “O Brasil utiliza o padrão internacional de contabilidade financeira, conhecido pela sigla IFRS (Normas Internacionais de Informação Financeira, em tradução livre), garantindo sua confiabilidade. Essa análise tem que seguir regras estabelecidas pelos legisladores contábeis e o trabalho deve ser feito por um profissional da área.

Contabilidade gerencial 

Já a contabilidade gerencial traz informações ao público interno, com a demonstração dos resultados por meio de relatórios aos sócios, gestores e colaboradores. Ela se vale de informações sobre todas as áreas em que a contabilidade atua, incluindo a administração da produção, a financeira e a estrutura organizacional, segundo o artigo A contabilidade gerencial como instrumento de apoio à tomada de decisão, de Mauro Lizot e outros autores: “Por meio das informações gerenciais, os gestores acionistas e demais usuários obterão o feedback sobre o desempenho da organização como um todo”.

A contabilidade gerencial se baseia em tendências atuais e futuras, tendo como foco principal a informação, diferentemente da contabilidade financeira, direcionada ao cumprimento das exigências fiscais, contábeis e societárias de um negócio. Quando bem elaborada e com informações relevantes para a empresa, o modelo gerencial se mostra excelente ferramenta para a melhora da eficiência interna e tomada de decisões. Ela permite aos gestores analisar o desempenho de cada área, no que diz respeito ao orçamento. Dessa forma, fica mais fácil detectar desvios, encontrar causas e soluções para ampliar a eficácia do negócio. Por ser utilizada apenas internamente, a contabilidade gerencial não precisa cumprir requisitos legais e pode ser realizada de acordo com as necessidades da organização, ou seja, pode ser semanal ou mensal, por exemplo. A única exigência é que precisa ser clara e objetiva.

Em resumo, a contabilidade gerencial é responsável por identificar, mensurar e analisar informações sobre eventos econômicos da empresa. Já a financeira cuida das transações – mais especificamente do patrimônio. Para realizá-las, serão necessários profissionais como um gestor de controladoria, um contador ou auditor.

Ambos os modelos de gestão são essenciais à saúde financeira e à contabilidade da empresa. Saber diferenciá-los e praticá-los de forma produtiva pode ajudar muito na condução e sustentabilidade de seu empreendimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.