Tecnologia para monitorar abastecimentos, pagamento de pedágios e outros serviços facilita a vida de Gestores de Frotas e amplia as possibilidades de controle e decisão.

A interatividade entre automóveis e meios automáticos de pagamento é uma realidade cada vez mais presente na vida de usuários e gestores de frotas. Embora nos pedágios ainda não seja uma suficientemente explorada, a entrada de novos players no mercado tende a movimentar as opções para pagamentos de serviços em toda as opções para pagamentos de serviços em toda a cadeia. Muito presente em postos de combustível, pontos de reparo e manutenção de veículos, o pagamento automático vem se consolidando como ferramenta indispensável para os gestores. Tanto no que diz res peito à economia, quanto na relação de comodidade e auferição de dados, torna-se imprescindível manter o controle de gastos nas mãos dos tomadores de decisão das empresas.

Sócia do Banco do Brasil e do Bradesco, a Alelo tem ampliado suas atividades para além de sua área de atuação convencional, onde POSSUI dez anos de experiência no mercado e é líder no segmento de benefícios como Vale Alimentação e Refeição. A empresa oferece opções que vão desde a gestão de vale-transportes até cartões pré-pagos, passando por interações que priorizam estabelecimentos como postos de combustíveis, estacionamentos e centros automotivos. Roberto Niemeyer, diretor de Gestão de Despesas Corporativas da Alelo, entende que a maior fatia do mercado ainda é representada por custos relativos a abastecimentos e manutenção de veículos. “Ainda existem oportunidades de integração com outras frentes de pagamentos, especialmente os pedágios. Porém, por utilizarem tecnologia RFID através do tag, atualmente não viabilizam os controles necessários para a melhor atuação dos gestores de frota no que tange a eficiência e uso adequado dos ativos”, comenta.

Pelos dados contidos nos cartões da empresa, o Alelo Auto, ferramenta de acompanhamento de despesas e uso de determinada frota, é possível identificar nas transações monitoradas pelos gestores informações como data e hora dos pagamentos, nome dos estabelecimentos utilizados, preços dos combustíveis e até o hodômetro de um veículo especifico — tornando possível a definição de uma série de procedimentos que vão dos períodos de manutenção preventiva e passam pela autonomia do automóvel até a eficiência de uso pelos condutores.

Recentemente, a pioneira no oferecimento de serviços de pagamento automático nos pedágios, a empresa Sem Parar, trocou a ‘caixinha’ que ficava colada no parabrisa dos carros e que liberava os usuários, por um adesivo afixado também no parabrisa dos veículos — cerca de 5,4 milhões no Brasil. Além de oferecer as mesmas funções do aparelho convencional, a tag é mais prática, visualmente mais discreta e possui tecnologia superior. Mais fácil de instalar, sua aceitação envolve todo o sistema credenciado. Também é menos sujeita a quebras ou defeitos e não precisa de bateria para funcionar. Exclusiva, a rede conta, por exemplo, com os postos Shell, inclusive com o pagamento por APPs, mas tem interatividade reduzida com estabelecimentos ou pedágios que não fazem parte de sua cadeia de automação.

Mais voltado aos sistemas de gestão de frotas, o Alelo Auto “traz uma redução de 20% nos gastos de despesas automotivas de empresas”, segundo Roberto Niemeyer. “A ferramenta é integrada a um cartão físico, permitindo ao gestor parametrizar onine suas regras de operação. Com isso, é possível definir normas de utilização para cada veículo ou grupo de veículos, conforme as diferentes necessidades de uso da sua frota”, completa. Sem uma rede especifica de pagamento automático, como a utilizada pelo Sem Parar, a empresa se concentra em capacitar cada cliente com uma consultoria especializada, para que entendam suas rotas, as características dos veículos e o comportamento dos condutores.

Neste ano, a Alelo realizou uma pesquisa nacional sobre mobilidade para entender o dia a dia do trabalhador e ampliar 0 oferecimento de serviços às empresas clientes. Entre os dados auferidos, 73% dos entrevistados afirmaram que o pagamento via app seria o ideal, “Novidades deverão ser apresentadas nos próximos meses, ligadas a automação, por meio de parcerias da Alelo”, indica Niemeyer.

Também por meio de app, O Sem Parar oferece acesso à rede credenciada: o aplicativo faz a busca de postos, estacionamentos e calcula o preço de viagens pelas estradas. Também identifica lojas e fornece dados da conta do usuário no celular. Em uma parceria com a Ford, veículos com o sistema Sync Applink permitem que o condutor se comunique com os aplicativos por comando de voz.

Para os Gestores de Frotas, conhecer ferramentas tende a se tornar cada vez mais estratégico, conforme pensa Roberto Niemeyer: “Hoje enxergamos uma mudança nessa área e acreditamos que os frotistas serão os futuros gestores de mobilidade. É fundamental que as empresas acompanhem a evolução do mercado e busquem insumos para o seu negócio”.

fonte: Revista Frota & Mercado

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