Começou a fazer exercícios físicos diariamente e agora não vive mais sem? Mas aí, surgem algumas dúvidas: posso treinar todos os dias, a qualquer momento, ou sempre que tiver um tempinho?
Fazer exercícios regularmente é o caminho para quem busca bem-estar, qualidade de vida e saúde. É melhor que “remédio” porque previne e trata, e em raros casos a prática é contraindicada. Mas tudo em exagero tende a não dar certo, até mesmo a atividade física.
Por esse motivo, é sempre bom ter um ou dois dias de descanso na semana para o corpo se recuperar e estar pronto para as próximas sessões de treinamento. “No descanso o corpo constrói, metaboliza e dá respostas aos estímulos recebidos. O ideal é treinar dois ou três dias, e descansar no seguinte. Depois treinar mais três ou dois dias e descansar novamente”, orienta o nosso embaixador, Marcio Atalla.
Mesmo que esteja se sentido bem e disposto, a pausa deve ser feita. Assim, o corpo se recupera para os novos treinos, principalmente os de intensidade mais forte. Um professor de Educação Física é o profissional ideal para programar a sua semana de treinos e descanso para que você alcance o seu objetivo da melhor maneira possível.
Agora você já sabe: se exercitar é bom, mas tudo tem um limite 😉