Nos blocos de rua, escolas de samba ou em casa mesmo, o Carnaval é o momento de se jogar na folia.
E para turbinar essa explosão de ritmos e cores, os mocktails – os coquetéis sem álcool – são opções saborosas, refrescantes e saudáveis para quem quer mostrar o samba no pé sem estragar a brincadeira e ainda fugir daquela ressaca chata no dia seguinte.
O bloco da Alelo abre alas na avenida com receitas de mocktails para deixar seu Carnaval “10, nota 10!”. Coloque a fantasia de bartender e vamos lá!
O que é um mocktail?
Quem disse que um coquetel saboroso e refrescante precisa levar álcool?
Um mocktail é exatamente isso, um coquetel versão sem álcool. Essa bebida é pensada especialmente para pessoas que não querem ou não podem ingerir álcool, seja para evitar os efeitos, fugir da ressaca no dia seguinte, por alguma condição médica ou por ser o motorista da rodada.
Mas não se engane, o mocktail está longe de ser uma vitamina ou um suco. Ele deve conter todos os ingredientes que um bartender coloca em um coquetel tradicional, com a adição de xaropes, licores, frutas, ervas e outros elementos aromáticos.
A apresentação da bebida também deve ter um toque festivo e carnavalesco, com copos específicos utilizados para servir e a decoração feita com frutas, ervas ou outros enfeites. Esses são pontos que valorizam muito.
Receitas de mocktails
A maioria dos mocktails são versões “virgens” dos coquetéis, como o Virgin Mary, o Mojito Virgem e o Manga Mule.
Seguem abaixo algumas receitas deliciosas de mocktails para deixar o Carnaval vibrante e colorido.
Margarita Virgem de Melancia
A margarita é uma bebida perfeita para refrescar a galera no bloquinho e não deixar o pique cair. O coquetel de procedência mexicana em sua versão não alcoólica tem tudo para abalar na avenida.
Ingredientes
- 1 melancia tamanho médio, sem semente, cortada em pedaços;
- ½ xícara de chá de suco de lima fresco;
- 1 colher de chá de agave;
- 1/3 de xícara de chá de água gasosa.
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata a melancia até obter um “purê” com a mesma. Adicione o suco de lima, o agave e misture bem. Sirva em quatro copos de margarita e finalize com a água gasosa.
Fonte: Pão de Açúcar
Piña Colada sem álcool
Essa adaptação da famosa bebida, surgida a partir da criatividade de um bartender de Porto Rico, é para quem ama um coquetel doce, cremoso, tropical e refrescante. Ele é ideal para festas temáticas, resorts e ambientes animados.
Ingredientes
- 150 ml (3 doses) de suco de abacaxi;
- 80 g de leite condensado;
- 15 ml de suco de limão;
- 1 copo de pedaços congelados de abacaxi.
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até atingir uma consistência mais grossa. Transfira para uma taça e saúde!
Fonte: Divvino
Mojito Virgem
Coquetel que tem uma versão zero álcool tão saborosa quanto o tradicional, o Mojito tem raízes na cultura cubana e foi criado para revigorar durante as noites quentes do Caribe – e, é claro, combater as altas temperaturas do Carnaval do Brasil.
Ingredientes
- 1 unidade de limão;
- 15 folhas de hortelã ou menta fresca;
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
- 1 punhado de gelo picado;
- 1 copo de refrigerante de limão.
Modo de preparo
Corte em seis partes e reserve duas rodelas para decorar o copo. Coloque o limão em um copo alto e acrescente o açúcar. Esmague com a ajuda de um almofariz, até que os pedaços se misturem com o açúcar. Lave as folhas de hortelã e acrescente ao copo junto com o gelo picado e pressione com a mão para que fique compacto. Acrescente o refrigerante até o topo do copo e, com a ajuda de uma colher, misture tudo. O ideal é que os pedaços de limão e de hortelã fiquem bem repartidos por todo o copo. Decore com as rodelas de limão.
Fonte: Tudo Receitas
E uma última dica para sair no bloco com seu mocktail e se divertir sem se sentir indisposto pelas várias horas de festa: esteja sempre bem alimentado. Veja aqui algumas dicas de lanches supersaudáveis para levar no bolso ou na bolsa. Bom Carnaval!