Quando decidimos comprar um carro, quesitos como o design, preço e segurança geralmente são os primeiros a serem observados. Mas no dia a dia, outros fatores também são importantes para que o desempenho do veículo seja proveitoso. Os pneus talvez sejam os itens mais fundamentais para uma boa performance. Por isso, o Alelo Auto preparou cinco dicas para ajudar você a preservar esses itens, que são essenciais para questão da segurança e podem até te ajudar a economizar combustível.

Calibragem perfeita

Os pneus são os itens do carro que demandam um cuidado mais frequente. Cada montadora tem sua especificação de volume, que consta no manual do veículo. Por isso, faça uma paradinha naquele posto de gasolina a cada 15 dias e calibre os pneus. Leva poucos minutos! E fique atento: um pneu calibrado com 50% de pressão a menos que o recomendado pela montadora desgasta 60% mais rápido e pode prejudicar a velocidade de frenagem. Além disso, pneus mal calibrados podem ser responsáveis por uma alta de até 20% do consumo de combustível.

Rodízio de pneus

Antes de trocar os pneus definitivamente, os motoristas podem apostar no rodízio dos itens para aumentar a durabilidade. Montadoras recomendam que a haja a inversão dos pneus traseiros com os dianteiros a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados, dependendo do modelo. Essa prática estica a vida útil do conjunto em até 20%.

Ande na linha

Já experimentou andar em uma reta e prestar atenção no movimento do volante? Se o carro não estiver andando em linha reta você pode ter um problema. Essa é uma boa forma de saber se está na hora de realizar um alinhamento ou balanceamento do veículo! O indicado é que isso seja realizado a cada 10 mil quilômetros. Afinal, um desnivelamento faz com que os pneus tenham muita borracha numa determinada área da banda de rodagem (parte que fica em contato direto com o piso) e estejam carecas em outra — e isso vai acabar com os seus pneus muito antes da vida útil, estimada em 60 mil quilômetros.

Respeitando limites

Sabe aquela acelerada para ultrapassagem, uma mudança de rota repentina ou mesmo uma freada brusca? Tudo isso conta para a vida útil dos pneus. Manter uma direção segura, respeitando os limites de velocidade, ajuda a prolongar sua durabilidade.

Cuidado onde para

Do mesmo modo que é fundamental prestar atenção por onde anda, é importante estar atento à forma de estacionar os veículos. Evite parar com o pneu esterçado contra a guia, porque esse contato pode até resultar em corte na borracha. O freio de mão tem consegue segurar peso do carro quando estiver parado. Também é ideal manter distância da sarjeta, para não raspar a banda lateral. E atenção: fique longe de marcas de óleo, pois além do risco de perda de estabilidade, a substância ataca a borracha e vai comprometer a durabilidade dos seus pneus.

Agora que você já sabe como cuidar desses itens tão importantes, não se esqueça de colocar tudo em prática e compartilhe essas dicas com seus amigos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.