Com um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações, o departamento de recursos humanos (RH) lida com a gestão de pessoas, podendo atuar em frentes diversas como a elaboração de planos de cargos e carreiras, a gestão de clima, a comunicação da empresa com a equipe, o recrutamento e a seleção, entre outras demandas. O RH tem também um papel fundamental de fazer com que os colaboradores atuem alinhados à missão, aos valores e à cultura da instituição, visando garantir a produtividade e os resultados da mesma.

Diante de tantas demandas e em contato com setores variados dentro da companhia, é essencial que o profissional de RH esteja a par das novas linguagens que surgem com as transformações do mercado. São termos, muitos deles em inglês, relacionados a temas como automação de processos, inteligência artificial, diversidade, teletrabalho e people analytics. A seguir, preparamos um pequeno dicionário com algumas das principais expressões do universo de recursos humanos que todo profissional dessa área deve conhecer.

Expressões e termos técnicos do RH

Accountability – Tipo de gestão que reúne características como coragem, comunicação ágil, engajamento e autonomia. O conceito está na ponta da língua dos especialistas e prega que, junto com o poder, vem a responsabilidade por tudo o que acontece com as equipes e com os resultados

Adhocracia – Este é um tipo de estrutura organizacional que sugere que a tomada de decisão seja descentralizada nas empresas. A ideia desse formato é ter uma especialização horizontal e poucos níveis administrativos. Nesse modelo, o engajamento é a principal forma de controle dos colaboradores.

Approach – ato de fazer uma abordagem, se aproximar de alguém de forma agradável para iniciar uma conversa.

Benchmarketing – Processo de se espelhar em práticas desenvolvidas em outras empresas que apresentaram bons resultados. Identificação das melhores práticas.

Break even point – É o nível de produção ou nível de volume de vendas em que o negócio se torna rentável.

Engajamento – Incentiva os colaboradores a participarem de ações propostas de forma espontânea e com boa vontade. Algo como desenvolver o senso de comprometimento do colaborador.

Estrutura matricial – Nesse formato de trabalho, as empresas adotam um modelo organizacional onde as relações de subordinação estão configuradas numa espécie de teia, na qual os profissionais obedecem a vários chefes, muitos deles dispersos geograficamente.

Governança organizacional — método relativamente novo no Brasil que significa, em termos gerais, gerenciar a corporação por prioridades. Neste formato, há um redesenho dos processos e os papéis são definidos de forma clara para todos os colaboradores. Responsabilidades, fluxo de informações e agendas da empresa passam a ser controlados por comitês com os principais diretores da companhia.

Intraempreendedorismo – modalidade de empreendedorismo que estimula os funcionários de uma empresa a desenvolver a capacidade de atuar como donos do negócio, ajudando sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações, mesmo que indiretamente. Incentivo de práticas inovadoras dentro das companhias.

Kaizen – Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, envolvendo todos os funcionários de uma organização.

Mentoring –  É uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente em determinada área.

Mentoring reverso – Quando uma pessoa mais jovem passa a auxiliar um colaborador mais experiente a ficar antenado nas novas tendências de determinada área.

People analytics — Tecnologia usada dentro do RH que coleta e cruza dados sobre os funcionários para direcionar ações de otimização. Por exemplo, dados sobre local de moradia dos funcionários para criação de programa de carona compartilhada.

Squad – (esquadrão, na tradução para o português). A ideia nasceu no Spotify, serviço de distribuição de música pela internet, e espalhou-se por outras startups do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O conceito prevê a dissolução dos tradicionais departamentos e a formação dos esquadrões, compostos por profissionais multidisciplinares, que possuem como foco a resolução de um problema específico.

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