Quando as empresas querem fidelizar ou conquistar novos clientes, elas investem nas mais diversas estratégias de marketing, certo? Mas como fazer isso com os “clientes” internos (os colaboradores)? A resposta é: endomarketing.
Conquistar os colaboradores significa ter uma equipe engajada, com pessoas que “vestem a camisa”. Para isso, é preciso pensar em ações e campanhas internas, dinâmicas de integração, entre outras iniciativas com o objetivo de garantir o bem-estar dos trabalhadores e, com isso, alcançar resultados incríveis!
Ficou interessado no endomarketing? Para você entender melhor sobre essa estratégia, o blog da Alelo preparou um texto completo para explicar o que é e como aplicá-lo em sua empresa.
Vamos nessa?
Afinal, o que é o endomarketing?
O endomarketing, ou marketing interno, nada mais é do que um conjunto de ações voltadas aos colaboradores.
Porém, mais do que mandar um recadinho e o bolo para o aniversariante do mês, é preciso pensar em estratégias de marketing e comunicação, visando o engajamento e a satisfação geral da equipe.
Para isso, é importante contar com a área de Recursos Humanos (RH), que irá traçar o perfil comportamental de cada profissional. Com isso em mãos, a equipe de marketing poderá elaborar iniciativas personalizadas para os diferentes trabalhadores e equipes.
Dependendo do organograma da sua empresa, este planejamento pode ficar inteiramente com o time de RH, com o Marketing, ou ainda, com responsabilidades compartilhadas, como no exemplo acima.
Quais seriam alguns exemplos de endomarketing?
Confira abaixo algumas ações:
- programas de bem-estar com atividades que promovam a saúde mental, física, financeira e social;
- workshops educacionais e cursos de capacitação;
- políticas de remuneração competitivas;
- eventos corporativos;
- rodas de conversa e ações que incentivam o diálogo;
- ciclos de avaliação com feedbacks estruturados;
- processos que melhoram a comunicação interna;
- e é claro, benefícios (vale-alimentação, vale-refeição, etc.).
Comunicação interna vs. endomarketing
Vale lembrar que comunicação interna e endomarketing são coisas diferentes. O primeiro conceito é focado, exclusivamente, nas estratégias de comunicação e nas mensagens que serão transmitidas às pessoas.
Já o endomarketing diz respeito a todas as iniciativas que buscam “vender” a imagem da empresa e manter a equipe engajada.
Qual é a importância do endomarketing nas empresas?
São muitas as vantagens de apostar em estratégias de endomarketing. Como as ações buscam engajar os colaboradores e promover o bem-estar da equipe, consequentemente, há a melhora da cultura organizacional, dos relacionamentos interpessoais, e consequentemente, dos resultados da empresa.
Alguns dos principais ganhos do marketing interno são:
- redução do turnover: ao motivar os parceiros internos, sua empresa pode reduzir a alta rotatividade de funcionários;
- retenção de talentos: com boas iniciativas, a empresa atrai profissionais altamente qualificados e que são destaques no mercado de trabalho;
- melhora da imagem da empresa: as ações de endomarketing potencializam o sentimento de pertencimento, o que faz com que os colaboradores criem uma boa visão da organização e propaguem os valores corporativos dela;
- maior produtividade: um estudo realizado em 2020 pelo Instituto de Pesquisa Gallup mostrou que trabalhadores motivados são 17% mais produtivos;
- diminuição do absenteísmo: a mesma pesquisa da Gallup também identificou que há 40% menos absenteísmo em empresas que apostam em estratégias de engajamento.
E como aplicar o endomarketing?
Há diferentes iniciativas do endomarketing que podem ser praticadas nas empresas. Mas, é claro, elas dependem dos objetivos e do orçamento disponível.
Vale ressaltar que é muito importante valorizar as estratégias mais individualizadas, que vão surpreender a equipe.
Confira, abaixo, algumas dicas para aplicar o marketing interno em sua empresa:
Aposte em um canal de comunicação interna
É fundamental ter um canal para divulgar mensagens, como: informações novas sobre a companhia, notícias do mercado, lançamento de produtos, reconhecimentos, etc.
Atualmente, é possível encontrar diferentes plataformas tecnológicas que facilitam e melhoram esse processo.
Mas lembre-se: esses canais devem ser bidirecionais, ou seja, o empregador e o empregado devem ter espaço para falar e receber respostas.
Fortaleça a cultura organizacional
Uma boa cultura organizacional é um dos pilares da motivação e do engajamento dos funcionários.
Para isso, é necessário falar sobre os princípios e a visão da empresa.
Os trabalhadores precisam se enxergar nos valores institucionais e entender a importância dos princípios corporativos da sua organização. Afinal, eles deverão nortear o seu trabalho diariamente.
A valorização do capital humano, o reconhecimento de bons trabalhos, os programas de benefícios, entre outros, também são maneiras de fortalecer a cultura organizacional.
Elabore dinâmicas de integração
Os relacionamentos interpessoais são importantíssimos para que os funcionários fiquem mais satisfeitos e se sintam mais confortáveis nos ambientes de trabalho. Por isso, momentos de relaxamento e dinâmicas de integração são fundamentais – e ótimas ações de endomarketing.
Happy hours, grupos de estudos, atividades físicas em conjunto, workshops educacionais e clubes de leitura são algumas ações que podem fazer a diferença.
Crie programas de benefícios e de bem-estar
Além do vale-alimentação e do vale-transporte, é possível oferecer descontos e promoções em eventos culturais, em cursos de idiomas e em atividades esportivas.
No Meu Alelo seu colaborador pode encontrar tudo isso, na palma da mão. São mais de 400 parceiros e descontos imperdíveis, toda semana.
O “day off”, ou “um dia de folga”, no dia do aniversário do trabalhador também pode ser uma prática interessante.
Em geral, ações que promovem o bem-estar impactam diretamente na maneira como o público interno enxerga a companhia.
Reconheça as boas entregas dos colaboradores
É importantíssimo apostar em iniciativas que reconheçam o valor dos seus parceiros. Algumas premiações ou estratégias de recompensas podem ser muito interessantes para engajar a equipe.
Uma viagem, ingressos para shows ou cinema, ou um dia de folga com direito a uma ida ao SPA. Pense no perfil do colaborador, e aquilo que o agradaria mais! <3
Promova rodadas de avaliação de clima organizacional
Uma das práticas mais fundamentais do marketing interno são as pesquisas sobre o clima organizacional. Afinal, se o público interno é o foco, nada melhor do que o feedback dos trabalhadores para entender se as estratégias e ações internas estão sendo eficazes.
Por isso, valorize as conversas individuais para que as pessoas se sintam à vontade para falar sobre sua satisfação e o clima geral da empresa.
Use ações do endomarketing e tenha colaboradores mais engajados!
Com as análises de perfil dos colaboradores e as iniciativas do endomarketing em prática, será possível criar estratégias para fortalecer a cultura organizacional e melhorar o engajamento da equipe.
Não se esqueça de também ouvir o que os trabalhadores têm a dizer. Seja por meio dos canais de comunicação interna ou por meio das dinâmicas interacionais.
Afinal, eles serão os responsáveis por guiar a elaboração das estratégias que serão implementadas na sua empresa.