Você já deve saber que os restaurantes não estão imunes aos desafios econômicos. Por isso, uma gestão financeira eficiente é crucial para o sucesso de qualquer negócio

Afinal, além das despesas gerais, como folha de pagamento e suprimentos, os custos operacionais, como o gás de cozinha, podem representar uma parte significativa do orçamento. 

Pensando nisso, o blog da Alelo reuniu dicas práticas para ajudar você a economizar no dia a dia do seu estabelecimento. Afinal, toda economia é um impulso para o seu lucro!

Vamos conferir?

Por que é importante estar atento aos gastos? 

Controlar as despesas é importante para manter a rentabilidade do seu negócio. Isso porque, manter o fluxo de caixa sob controle, possibilita a identificação de possíveis desperdícios e a criação de estratégias para otimizar os recursos e aumentar a lucratividade. 

Outro ponto importante é a consciência dos investimentos necessários, como, por exemplo, renovação de equipamentos, treinamento de funcionários e melhoria da infraestrutura, que só serão possíveis com uma gestão eficiente dos gastos. 

Veja como:

1. Avaliar os seus fornecedores e negociar preços

É importante ter uma lista de fornecedores confiáveis e comparar os preços dos produtos regularmente. 

Dessa forma, você pode negociar descontos em pagamento à vista, por exemplo, ou em grandes quantidades.

2. Investir em equipamentos eficientes

Investir em equipamentos modernos, como fornos e geladeiras de última geração, pode ajudar a economizar energia elétrica por exemplo e, consequentemente, reduzir as despesas do restaurante. 

Além é claro, de evitar gastos com manutenções constantes devido a quebras e mal funcionamento.

3. Otimize o cardápio 

Analise o seu cardápio e identifique quais itens são mais populares e rentáveis. Considere remover itens com baixa demanda e margens de lucro baixas.

Do mesmo modo, promova os pratos mais lucrativos e incentive os clientes a experimentá-los.

4. Evite desperdícios

Treine sua equipe para preparar somente a quantidade necessária de refeições.

Além disso, estabeleça um controle rigoroso de estoque para evitar perdas. Para isso, priorize o uso dos ingredientes com menor tempo de validade, ou ainda, os alimentos da estação, pois costumam ser mais baratos.

5. Ofereça promoções

As promoções e os descontos podem ajudar a atrair mais clientes e aumentar o faturamento do seu estabelecimento, além de reduzir o estoque parado.

No entanto, é importante calcular cuidadosamente os valores para não prejudicar a rentabilidade do restaurante. 

As promoções e os descontos podem ajudar a atrair mais clientes e aumentar o faturamento do seu estabelecimento. 

Por que ficar de olho no gás? 

O gás de cozinha (GLS) é um item essencial no setor de alimentos, e nos últimos anos pesou no bolso dos brasileiros. Por isso, economizá-lo na cozinha pode representar um ganho significativo.

Confira algumas dicas para economizar no consumo: 

  • Observe a posição do fogão: isso pode afetar a potência da chama das trempes (o arco de ferro que dá suporte à panela). Quando o fogão fica exposto a uma corrente de ar forte, pode levar a um gasto maior do gás. 
  • Verifique as conexões e a mangueira: realizar a manutenção regular dos equipamentos a gás é essencial para prevenir acidentes e desperdício por vazamentos. 
  • Consciência na utilização: desligar o fogo sempre que possível, utilizar a quantidade necessária de água para cozinhar alimentos e evitar pré-aquecer o forno por tempo excessivo são práticas simples que podem resultar em uma economia significativa ao longo do tempo.
  • Use a panela de pressão sempre que possível: permite cozinhar os alimentos mais rápido, tornando-se uma alternativa muito eficiente para economizar gás. 

É importante ressaltar que a economia de gás também contribui para a preservação do meio ambiente, tornando sua operação mais sustentável. 

Pedir o seu gás de cozinha agora ficou mais fácil!

Pedir o seu gás de cozinha agora ficou mais fácil!

Parceiro Alelo pode economizar com a AppGas, uma plataforma que te ajuda a encontrar os melhores preços de gás.

A Appgás trabalha com todas as marcas de botijões. Você ainda pode escolher o tipo: botijão P13 (popularmente conhecido como gás de cozinha), o botijão P20 (usado para empilhadeiras) e o botijão P45 (gás para restaurantes, comércios em geral e residências de médio e grande porte).

Confira as vantagens:

  • Os melhores preços da sua região: faça a busca pelo app e compare os valores dos revendedores da sua região, em poucos cliques.
  • Qualidade do botijão garantida pela Appgas: todos os parceiros são certificados pela ANP garantindo segurança e qualidade do produto.
  • Atendimento personalizado: a Equipe da Appgas é altamente qualificada, disponível diariamente das 7h30 às 23h.
  • Frete gratuito com entregas agendadas e emergenciais. Tudo para garantir um fornecimento seguro e sem interrupções.

Acesse o site e faça já o seu pedido com desconto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.