Você sabe o que é gestão financeira? Nos negócios, a gestão financeira é a prática de lidar com as finanças de uma empresa de uma maneira que permita que ela seja bem-sucedida e esteja em conformidade com os regulamentos. Isso requer um plano de alto nível e uma execução inicial.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é a prática de fazer um plano de negócios e, em seguida, garantir que todos os departamentos permaneçam no caminho certo. O gerenciamento financeiro sólido permite que a empresa tenha dados que apoiem a criação de uma visão de longo prazo, informem as decisões sobre onde investir e forneçam insights sobre como financiar esses investimentos, liquidez, lucratividade, fluxo de caixa e muito mais. Essa gestão inclui o planejamento de adiantamento salarial, descontos do salário e até antecipação do décimo terceiro.

Gestão financeira estratégica vs. tática

Em um nível tático, os procedimentos de gerenciamento financeiro controlam como você processa as transações diárias, realiza o fechamento financeiro mensal, compara os gastos reais com o que está orçado e garantem que você atenda aos requisitos fiscais e de auditoria.

Em um nível mais estratégico, a gestão financeira alimenta atividades vitais de planejamento e análise financeira e de visão, em que os líderes financeiros usam dados para ajudar colegas de linha de negócios a planejar investimentos futuros, identificar oportunidades e construir empresas resilientes.

Importância da gestão financeira

Com uma gestão financeira eficaz, todos os funcionários sabem para onde a empresa está indo e têm visibilidade do progresso. Uma gestão financeira sólida fornece a base para três pilares de uma governança fiscal sólida:

Estratégias de gestão financeira

Identificar o que precisa acontecer financeiramente para a empresa atingir seus objetivos de curto e longo prazo. Os líderes precisam de insights sobre o desempenho atual para o planejamento de cenários, por exemplo.

Tomada de decisões

Ajudando os líderes de negócios a decidir a melhor maneira de executar os planos, fornecendo relatórios financeiros atualizados e dados sobre KPIs relevantes.

Controlar

Garantir que cada departamento esteja alinhado com a estratégia, contribuindo para a visão e operando dentro do orçamento.

Objetivos da gestão financeira

Com base nesses pilares que apontam o que é gestão financeira, os gerentes financeiros ajudam suas empresas de várias maneiras, incluindo, mas não se limitando a:

  • Maximizar os lucros fornecendo insights sobre, por exemplo, custos crescentes de matérias-primas que podem desencadear um aumento no custo das mercadorias vendidas.
  • Acompanhamento de liquidez e fluxo de caixa para garantir que a empresa tenha dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações.
  • Garantir a conformidade com os regulamentos estaduais, federais e específicos do setor.
  • Desenvolvimento de cenários financeiros com base no estado atual do negócio e previsões que assumem uma ampla gama de resultados com base em possíveis condições de mercado.
  • Lidar de forma eficaz com os investidores e os conselhos de administração.
  • Em última análise, trata-se de aplicar princípios de gestão eficazes à estrutura financeira da empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.