Produtos com baixa procura e poucas vendas significa estoque parado, o que pode lhe gerar enormes prejuízos. Por isso, é melhor ficar atento ao excesso de mercadorias encalhadas nas prateleiras.

Para ajudar você a fazer a gestão de estoque e a evitar produtos que não trazem lucro para o seu estabelecimento comercial, o Blog da Alelo preparou um conteúdo especial sobre esse assunto. Vamos nessa?

O que é um estoque parado?

Como o próprio nome diz, estoque parado é uma expressão utilizada entre os comerciantes para indicar o acúmulo de um mesmo produto armazenado. São mercadorias que não trazem retorno financeiro e ocupam espaço de outros produtos com maior giro de venda.

Por que meu estoque está parado?

O acúmulo de estoque ocorre quando há um “erro de cálculo”, e muitos itens de um mesmo produto são encomendados sem que haja uma demanda equivalente.

Com a baixa saída dessa mercadoria, o estoque e o faturamento do estabelecimento acabam comprometidos, e, sem o retorno do investimento, fica mais difícil adquirir novas mercadorias.

É possível movimentar um estoque parado?

Há uma série de atitudes que devem ser tomadas o mais rápido possível para dar vazão ao estoque parado. Vejamos algumas:

  • faça promoções em datas específicas ou em períodos do mês;
  • troque os produtos encalhados com os fornecedores por outros com rodagem mais rápida;
  • prepare kits de produtos, como cestas de presentes ou promos “3 em 1”;
  • separe um setor pequeno dentro da loja para uma espécie de outlet, voltado para produtos em promoção;
  • faça o chamado “cross selling” ou, em bom português, venda cruzada, que é oferecer um produto relacionado ao que está sendo comprado. Ex: compre um shampoo e leve um condicionador, ou compre um suco e leve um pão de forma.

Por que um estoque grande parado pode gerar perda de dinheiro para a empresa?

O impacto do estoque parado gera uma série de riscos aos negócios. O principal deles é afetar o lucro da empresa, mas não somente isso.

O relacionamento com os fornecedores também pode ser abalado, uma vez que há menor poder de compra e menos chances de negociação.

Além disso, há outras questões, como os custos maiores com a manutenção do estoque parado, a perda de produtos por validade ou sazonalidade e a baixa liquidez.

Como calcular o custo do estoque parado

O controle de estoque deve ser feito por meio de uma planilha. Assim, você fica informado, em detalhes, sobre o volume de mercadorias à venda nas prateleiras e armazenadas no depósito. Isso facilita a estratégia para a gestão de compras.

A definição do custo mercadoria vendida (cmv) é feita com o seguinte cálculo:

custo das mercadorias vendidas = R$ do estoque inicial (EI) + R$ das compras do período – R$ do estoque final (EF).

O estoque inicial é o valor, em dinheiro, de todos os produtos guardados no início de um período. Esse recorte de tempo pode variar de um mês a até mesmo um ano. Exemplo:

  • no início do mês, o seu comércio possuía R$5 mil em estoque (EI);
  • ao longo dos 30 dias, você investiu R$3 mil em compras;
  • ao final do período, sua empresa termina com R$4 mil em estoque (EF).

custo das mercadorias vendidas = R$5 mil (EI) + R$3 mil – R$4 mil (EF)

custo das mercadorias vendidas = R$4 mil

Com o CMV mensal, é possível identificar quais produtos têm mais saída e quais estão a mais tempo parados. Desse modo, você evita que mercadorias abandonadas no estoque percam valor.

Quando o estoque parado é preocupante para a empresa?

Sim. O excesso de estoque parado é reflexo de falhas no planejamento de compras e representa capital parado e custos operacionais elevados.

Além disso, esse erro logístico pode indicar a falta de outro produto mais solicitado pelos clientes e que você não terá para oferecer a eles.

O que fazer para evitar um estoque parado

Garanta que o número de mercadorias armazenadas esteja próximo à projeção de vendas, realizando uma avaliação antes de ir às compras. Dessa maneira, você assegura a equiparação entre quantidade de produtos em armazenamento e projeção de vendas.

Não caia no erro de basear as compras em adivinhações ou deduções do mercado. Outras dicas são:

  • mantenha-se bem informado sobre o seu nicho de mercado;
  • pesquise sobre o seu público-alvo;
  • informe-se sobre seu produto no mercado;
  • invista em ferramentas de gestão para negócio, como softwares, por exemplo.

É possível zerar o estoque da empresa?

A boa notícia é que é possível zerar o estoque e não perder todo o investimento com algumas atitudes simples.

Algumas saídas para isso são a venda de peças encalhadas com preços promocionais, a reorganização dos produtos dentro da loja e o oferecimento de recursos como clube de vantagens e cartão fidelidade.

Investir em vendas no e-commerce também é uma solução, pois a internet promove a distribuição dos seus produtos a um público maior.

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