Fique atento à cantina da escola do seu filho

Escolher a melhor escola para o seu filho não é tarefa fácil. Principalmente porque é lá que ele ficará enquanto você estiver trabalhando. Além das atividades que a escola oferece, é preciso ficar atento ao cardápio das cantinas. Assim como o exemplo da família, o ambiente escolar influencia e pode ser determinante para os hábitos alimentares das crianças.
Para você descobrir se a escola dos seus filhos se envolve e se preocupa com esse assunto, listamos algumas dicas:

  • Educação nutricional – Plantação de horta, mini palestras e oficinas culinárias são apenas alguns exemplos do que pode ser feito com crianças e adolescentes de maneira lúdica e educacional. Se a escola do seu filho oferece opções como essas, ponto pra ela!

 

  • Nutricionista – Você sabia que sempre que uma escola oferece refeições é preciso ter um nutricionista responsável? Esse profissional cuida da elaboração do cardápio, inspeção de limpeza, organização e todos os aspectos relacionados.

 

  • Conheça o cardápio! – Muitas escolas disponibilizam este tipo de informação em seus sites ou mesmo impresso nas agendas das crianças. Veja se a instituição incentiva uma alimentação variada e equilibrada, oferecendo alimentos saudáveis e gostosos sempre.

 

  • Visite a cozinha da escola – Marque uma conversa com a nutricionista e professora. Esse bate-papo é muito bacana para que você conheça quais são os objetivos e as propostas da equipe em relação à alimentação saudável. Além disso, aproveite para descobrir como seu pequeno tem se alimentado por lá.

 

  • Fique de olho nas cantinas! – De nada adianta ter uma escola que se preocupa com alimentação saudável, mas que tem uma cantina que vende apenas alimentos gordurosos e ricos em açúcar, não é mesmo? Estes alimentos podem estar presentes em algumas ocasiões, mas é fundamental que a cantina ofereça alternativas equilibradas para o dia a dia.

 

  • Dê sugestões e faça reclamações quando preciso – Sempre que tiver alguma ideia, sugestão ou reclamação, não hesite em falar com o nutricionista responsável e/ou diretora da escola. Elas são as pessoas que poderão ouvir e promover mudanças positivas na alimentação dos seus filhos e colegas.

O que você achou disso?

Alelo

Share
Published by
Alelo
Tags: escola

Recent Posts

Os desafios na busca pela acessibilidade cultural

A cultura tem um papel essencial na inclusão social e por isso o debate sobre…

2 dias ago

Como o esporte pode ajudar no desempenho profissional?

O esporte traz diversos benefícios para a saúde, mas também pode ser muito vantajoso para…

3 dias ago

Deslocamento até o trabalho: o que diz legislação sobre as horas in itinere?

O termo horas in itinere é usado no “juridiquês” para tratar o deslocamento até o…

4 dias ago

Supermercado é lugar de criança sim!

Fazer compras no supermercado representa uma oportunidade de promover uma educação financeira e alimentar aos…

5 dias ago

Como cuidar da pele sem gastar muito dinheiro?

Sim, é possível cuidar da pele sem apertar o bolso! Confira dicas da Alelo para…

6 dias ago

Diversidade e amizade: “Priscilla, Rainha do Deserto – O Musical” chega aos palcos em junho

O espetáculo estreia dia 7 de junho, em São Paulo. Reynaldo Gianecchini, Diego Martins, Verónica…

1 semana ago