Todos os dias o publicitário Gabriel Datena acorda às 5h40, toma um banho corrido e um café apressado para estar no carro impreterivelmente às 6h30 e pegar o caminho para o escritório. São cerca de 25 quilômetros de trajeto entre Diadema, no ABC, e a Avenida Paulista, em São Paulo. Todas as manhãs ele leva aproximadamente 1h30 para chegar até o trabalho. Também é assim na hora de voltar para casa no fim do dia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, ele gasta cerca de três horas dentro do carro.

São 15 horas por semana, 60 horas por mês. Se pensarmos no ano, ele usa 720 horas para percorrer seu trajeto até o trabalho. São 30 dias por ano dentro do carro. E você sabe bem que essa não é uma rotina isolada. Segundo uma pesquisa do Ibope, os moradores de São Paulo perdem, em média, 45 dias por ano parado no trânsito. Mas afinal, o que você acha que deve ser feito para mudar essa realidade e de quem é o dever de resolver o problema da mobilidade urbana? Uma coisa é fato: mais do que esperar iniciativas do poder público, a esfera privada tem um papel fundamental.

Um estudo feito pela ONG WRI Brasil concluiu que metade dos deslocamentos nas grandes cidades brasileiras têm alguma relação com emprego — então as soluções também devem vir das empresas, certo?

Já há bastante coisa sendo feita pelas empresas. Um estudo recente da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), com participação de 155 empresas de São Paulo, apontou que 85% delas têm alguma iniciativa voltada para a mobilidade. As ações mais comuns são a concessão de transporte coletivo fretado (52%) e a disponibilização de infraestrutura de apoio, como bicicletários e vestiários (51%). Mas será que isso é suficiente?

Como as empresas, inclusive a agência onde Gabriel trabalha, podem colaborar para que as distâncias sejam percorridas de maneira mais inteligente e eficaz? Uma das práticas, talvez a mais simples delas, é o home office. Com a internet e os dados online, há muitas profissões que permitem o trabalho remoto — o que elimina a necessidade de locomoção, colabora com a qualidade de vida e com a sustentabilidade. A Microsoft é uma das defensoras da prática e tem sistemas específicos para controle de tempo e desenvolvimento de tarefas remotas, por exemplo.

Mas há empresas que buscam ir além das soluções mais óbvias. É o caso da Alelo, que criou um programa que estimula carona entre seus funcionários. Em dois meses, o projeto que foca no compartilhamento de veículos entre seus funcionários teve adesão de 60% do quadro da matriz, 8,5 mil quilômetros percorridos e cerca de uma tonelada a menos de CO2 a menos na atmosfera. Além disso, a empresa também desenvolveu uma ferramenta de carros compartilhados para o público corporativo, que reduz a ociosidade da frota e otimiza o uso de veículos.

Na lista de empresas que colaboram com soluções para mobilidade estão também a Yellow, que aluga bicicletas por períodos curtos e estimula pequenos percursos, e a Lady Driver, aplicativo de carona feito exclusivamente para mulheres.

Outra forma de colaborar com a mobilidade é ampliando o leque de opções. De olho nas possibilidades de locomoção, como transporte público, aplicativos de carona e bicicletas, algumas empresas já estão dando a liberdade para os funcionários escolherem como querem chegar lá. Para atender essa demanda e possibilitar a livre escolha foi criado o Alelo Mobilidade, primeiro produto de mobilidade corporativa do mercado. Funciona assim: o cartão da Alelo é abastecido pela empresa e permite uso em diferentes modais, desde Bilhete Único, aplicativos de compartilhamento de bicicletas e carros, de transporte individual, além dos tradicionais pagamentos relacionados a combustíveis.

E na sua empresa, o que está sendo feito para tornar os deslocamentos mais tranquilos? Compartilhe com a gente e não deixe de acompanhar nossa discussão sobre as melhores formas de se locomover. No próximo texto vamos abordar como as startups, com sua indiscutível agilidade e tecnologia, estão ajudando a desenvolver a mobilidade.

Pensando em como resolver e aprofundar essas questões, a Alelo realizará o ‘Dia da Mobilidade’, no dia 21 de setembro. O evento, que será realizado no Habitat Bradesco, em São Paulo, contará com especialistas para discutir o tema e terá transmissão ao vivo pelo Facebook. Clique aqui e confira tudo que acontecerá por lá. Sua participação é sempre bem-vinda!

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