Com um mercado de trabalho cada vez mais acirrado, para atrair bons profissionais é preciso colocar em prática estratégias de atração de talentos. De um salário competitivo ao cartão de benefícios para funcionários, é preciso ter criatividade e estar atento às necessidades da nova força de trabalho.

Neste pacote de remuneração podem estar incluídos desde itens já tradicionais, previstos por lei ou não, como vale-refeição, alimentação e plano de saúde, como também outros mais amplos e flexíveis, que se ajustam às preferências de cada um, como: vales culturais, descontos em estabelecimentos, academias, convênios com farmácias ou postos de combustíveis.

Tudo isso com o intuito de manter seus funcionários motivados e felizes, destacar a empresa em relação aos seus concorrentes, e adicionar valor à sua cultura organizacional.

Mas o que é esse tal de cartão de benefícios para funcionários e como funciona?

O que é o cartão de benefícios para funcionários?

Oferecer cartão de benefícios para seus funcionários é o melhor caminho para reter seus talentos. Afinal, pesquisas mostram que somente as vantagens previstas por lei ou convenção trabalhista, já não fazem mais a diferença no mundo empresarial.

Com o cartão de benefícios, o empregador oferece vantagens para além de um salário competitivo no mercado. O chamado “dinheiro carimbado”, que já é destinado a ser utilizado com itens específicos, pode ser a única maneira de um colaborador usufruir de certos produtos ou serviços, que de outra maneira estariam fora do seu orçamento ou mesmo de suas prioridades.

São muitas as possibilidades: academia, cinema, teatro, curso de idiomas, streamings, parques, shows, dentre outros. Mais qualidade de vida, e saúde financeira.

Como funciona o cartão de benefícios?

Com o Alelo Tudo por exemplo, é possível compor o portfólio de benefícios da sua empresa conforme a necessidade, seja para alimentação, refeição, mobilidade, cultura, saúde, concessão de subsídio, antecipação salarial e muito mais. 

Para desenhar este pacote, é importante que a área de Recursos Humanos esteja em sintonia com os perfis de trabalhadores que a empresa possui. Assim, é possível oferecer as melhores opções de acordo com os diferentes interesses e momentos de vida.

Já com o Alelo Multibenefícios o funcionário pode fazer compras em: supermercados, restaurantes, postos de combustíveis, cinemas e teatros. Ele também é aceito em mais de 10 mil farmácias, com descontos de até 85% na compra de medicamentos. Ainda é possível fazer antecipação de parte do salário.

Tipos de cartão benefício

Há, no mercado, diferentes tipos de benefícios. Saiba mais sobre cada um deles:

Vale-Refeição

Com este beneficio, o colaborador utiliza o saldo em restaurantes, lanchonetes, padarias, redes de fast-food, entre outros.

Vale-Alimentação

Com ele, o trabalhador pode fazer compras em supermercados, açougues, mercearias e padarias.

Caso a empresa esteja vinculada ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) para obter incentivos fiscais, tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição precisam estar vinculados a ações de promoção de saúde alimentar, e o saldo deve ser utilizado, obrigatoriamente, para compra de alimentos.

Vale-Transporte

Este é um benefício obrigatório. Com o VT, o trabalhador pode se deslocar tranquilamente de sua casa até o local de trabalho, e vice-versa.

Alelo mobilidade

O colaborador escolhe como quer se deslocar durante as atividades de trabalho. Ele pode usar aplicativos de táxi, bicicletas e abastecer o próprio veículo.

Qual benefício não pode faltar para os funcionários?

Os benefícios obrigatórios previstos em lei são aqueles que não podem faltar para seus colaboradores. A empresa precisa oferecer Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), vale-transporte e férias.

Mas como vimos, para manter os colaboradores motivados, reduzir o turnover e atrair novos talentos, é preciso ir além!

Planos de saúde, convênios, auxílio combustível, auxílio home office, academia, cursos de especialização ou graduação são alguns exemplos que os profissionais valorizam, fazendo com que optem por determinada empresa em detrimento de outra.

Bora Alelar seu pacote de benefícios?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.