Você sabe o que é benchmarking? Em uma tradução literal, o termo remete ao ponto de referência. Mas é mais que isso, trata-se de pesquisar empresas, do mesmo setor ou de outras áreas de atuação, e identificar as melhores práticas para se inspirar e aperfeiçoar seus métodos.

Em um ecossistema altamente competitivo, o benchmarking é uma ferramenta de grande valor que evidencia questões importantes: como estou me saindo em relação à concorrência e o que posso fazer para melhorar?

E não importa o tamanho da sua companhia. Estudar as melhores práticas é uma estratégia que todo empreendedor pode adotar. O resultado apresentado sobre o que está funcionando ou não ajuda os tomadores de decisões a melhorarem os movimentos estratégicos para desenvolver o negócio.

Esse formato de iniciativa é popular entre as grandes empresas. É normal que as companhias compartilhem casos de sucesso em frentes específicas como logística ou gestão de pessoas, por exemplo.

Isso não quer dizer que “o mapa do tesouro” será entregue, mas alguns pontos de partida podem ajudar a formular estratégias interessantes. Em suma, boas inspirações podem surgir a partir de um benchmarking bem feito.

Os quatro tipos de benchmarking

Existem quatro tipos mais comuns de benchmarking: o interno, o competitivo, de desempenho e o genérico.

O interno compara as operações de um determinado setor da empresa com uma outra área da mesma companhia em busca de processos mais assertivos.

O competitivo foca em empresas concorrentes. A ideia é comparar produtos, serviços e métodos de trabalho para inspirar melhorias internas. Este tipo de ação costuma requerer trabalhos de consultorias, uma vez que é praticamente impossível que a concorrência facilite o fornecimento de dados.

De desempenho, envolve coletar dados quantitativos, medir e analisar tais dados com objetivo de conseguir informações que ajudem na tomada de decisões. Ou ainda focar em informações qualitativas, por exemplo, de que forma uma tarefa é realizada, como são os processos, qual a tecnologia empregada. Para isso, é necessário entrevistas e mapeamento de processos. O objetivo neste caso é comparar indicadores de desempenho que podem ser implementados em diferentes áreas.

O genérico, que consiste na comparação entre empresas de diferentes setores, que são reconhecidas por terem as melhores práticas em produtos, serviços ou métodos. É neste formato que se encontra a maior parte de exemplos práticos, que precisam ser adaptados para a realidade de cada negócio, uma vez que só é possível estabelecer alguma comparação com aquilo que apresenta alguma semelhança.

Benchmarking com a Alelo

Pensando em te dar uma força com o benchmarking, o Blog da Alelo elencou as principais ações práticas de gestão de pessoas realizadas pela Alelo em 2020, em uma espécie de retrospectiva de um ano marcado por muitos desafios. A ideia é que o material sirva de ponto de referência para que as melhores iniciativas sejam usadas para inspirar seu negócio. Confira a seguir:

Segundo Cesario Nakamura, presidente da Alelo, era impossível imaginar que 2020 seria tão desafiador. “Lembro que logo em janeiro estávamos comemorando o excelente ano de 2019, melhor ano da história da Alelo/Veloe e tínhamos grandes objetivos para o ano. No começo de março, realizávamos a melhor Convenção Comercial da nossa história e logo em seguida, ao voltarmos ao nosso escritório foi decretada a pandemia do Covid-19”.

Para lidar com este novo cenário, a Alelo precisou mudar rápido. A empresa, que fazia reuniões mensais de toda a equipe passou a fazer lives quinzenais, às vezes com toda a empresa e outras em grupos menores, mantendo um canal de diálogo constante.

A estratégia foi revisada e houve uma intensificação nos canais de comunicação para manter os colaboradores informados sobre as orientações e decisões da empresa no cenário de pandemia e todos os seus impactos. Isso fez diferença para trazer mais segurança e conforto para os líderes e equipes.

Também foi desenvolvido um guia de boas práticas para a liderança, apoiando a gestão das equipes à distância, além da realização de ações de apoio à ergonomia dos colaboradores num contexto de home office, disponibilizando pontos Livelo para compra de itens necessários para trazer mais conforto no trabalho remoto.

A empresa conversou amplamente sobre o contexto do mundo VUCA (Volátil, incerto, complexo e ambíguo) em que estamos inseridos, e priorizou o exercício da empatia, a preocupação com a saúde dos colaboradores e seus familiares em primeiro lugar, o cuidado e apoio aos clientes em uma ajuda mútua para possibilitar atravessar a crise, enquanto adotando novas ferramentas de trabalho digital.

Mudança no formato de eventos

Ao longo do ano, o time de gente se dedicou para manter a agenda tradicional de eventos, no formato virtual, como a tão esperada ação “Pequeno Funcionário”, um dia cheio de atividades para os filhos dos colaboradores e o ciclo de meritocracia, onde são feitos reconhecimentos públicos de profissionais com atuação destacada e premiações em forma de mérito ou promoção de cargo. O que só podia ser presencial, se transformou em drive thru, para alegria dos participantes.

Outro exemplo de adaptação de evento foi a comemoração do aniversário de 17 anos da Alelo com uma live aberta inclusive aos clientes.

A Alelo também realizou o programa Viva Sua Família. Com uma plataforma online, foram disponibilizados desafios a serem realizados por toda a família dos nossos colaboradores. Assim, a empresa criou uma maior proximidade com as famílias dos funcionários.

Saúde mental e bem estar

Além disso, o time de gente também teve grande foco em ações de Saúde & Bem Estar: foram aplicadas pesquisas para saber o momento de cada um, quais os sentimentos e preocupações e, a partir daí, a empresa trouxe ações de impacto. Realizou palestras sobre Empatia , Mindfullness, Felicidade , Prevenção ao Suicídio, Saúde Mental , entre outras. Também foram criados grupos de debate sobre hobbies para momentos de descompressão e interação entre diferentes times.

A questão da inovação também foi lembrada. Em 2020 aconteceu o 1º Hackathon Alelo, uma maratona de desenvolvimento de soluções para impulsionar novas ideias.

Do ponto de vista de negócio, foram criadas iniciativas estratégicas, projetos, novos produtos e serviços, novas parcerias e desenvolvimento de canais e de aquisições, tudo para acelerar a transformação digital que já estava em curso.

Outro marco foi quando a Alelo colocou mais de 3 milhões de cartões de auxílio alimentação na rua, bem no momento em que a parte logística de entregas havia sido mais afetada por conta da pandemia.

Por conta de todo o trabalho, a Alelo recebeu reconhecimentos de mercado em importantes veículos como GPTW, Top of mind de RH, Prêmio Consumidor Moderno, Prêmio Clientes SA, ABT e ABEMD, Top 5 na 100 Open Startups, Campeã na Época 360º e CONAREC.

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