A licença-paternidade estendida ainda causa controvérsia entre muitas empresas brasileiras, mas a verdade é que adotá-la pode trazer benefícios não apenas para os colaboradores, mas também para a própria companhia (e para a sociedade também). Se você ainda não adotou o benefício no seu negócio, há bons motivos para fazê-lo.

Colaboradores mais engajados é apenas um dos motivos para implementar essa medida. A licença-paternidade estendida pode também melhorar a imagem da empresa junto ao público externo, contribuindo para atrair bons candidatos para as vagas e clientes mais fiéis.

De olho nisso, o número de empresas brasileiras que adotam esse benefício tem aumentado. Segundo uma pesquisa da Great Place to Work, entre 2018 e 2019, passou de 29% para 39% o total de companhias que implementaram a licença paternidade de pelo menos 20 dias.

Esse é o período previsto em lei para as empresas que aderem ao programa Empresa Cidadã (que também prevê licença-maternidade de 6 meses), enquanto a lei trabalhista prevê apenas 5 dias corridos. Mas já há empresas que vão além e concedem até mesmo mais de um mês para o pai ficar com o filho recém-nascido.

Retenção de talentos na empresa

As empresas que entendem a importância da licença-paternidade ampliada, saem na frente quando se trata de engajamento e retenção de talentos. Segundo uma outra pesquisa, feita pela Mackinsey com a LeanIn.org nos Estados Unidos, os pais que usufruíram desse benefício se sentiram mais motivados e não consideravam buscar outro emprego, permanecendo, assim, por mais tempo na companhia.

Além disso, proporcionar a oportunidade de os pais ficarem mais tempo com os filhos favorece o compartilhamento das obrigações familiares e a igualdade de gênero, o que, por sua vez, melhora as condições das mulheres no mercado de trabalho.

Assim, adotar a licença-paternidade estendida melhora o ambiente de trabalho tanto para homens quanto para mulheres, tornando-o mais saudável e produtivo, e, consequentemente, possibilitando que sua empresa tenha maiores retornos.

E essa melhora no ambiente interno também pode ter reflexos na imagem externa da empresa. A sociedade tem valorizado cada vez mais ações ambientais, sociais e de governança (a famosa sigla ESG, no inglês) e ações em prol da igualdade de gênero, como a adoção da licença-paternidade ampliada, ajudam a construir uma imagem positiva de seu negócio.

Assim, caso ainda não tenha adotado o benefício na sua empresa, considere fazê-lo. Isso só tende a trazer impactos positivos para seus negócios.

Quer saber mais sobre licença-paternidade estendida? Leia também aqui no Blog Alelo outro artigo a respeito do assunto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Comentários

Comentários estão fechados.