Quem você acha que pratica mais esporte, homens ou mulheres? A pesquisa realizada pela Alelo em parceria com o IBOPE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística) revelou que, dos pouco mais de dois mil (2.131) trabalhadores entrevistados, 26% não praticam nenhum tipo de exercício físico. Quando pensamos apenas no universo feminino, 1/3 das mulheres entrevistadas estão nesse grupo de sedentários.  E as diferenças não param por ai! O tipo de atividade varia muito entre os sexos. Dentre as mulheres que costumam se movimentar, caminhada, danças, pilates e ioga são as atividades preferidas. Já os homens parecem estar mais ligados à musculação, esportes coletivos e corrida.
O que muita mulher não sabe é que, além da melhora no condicionamento físico, no estado emocional e na interação social, a prática regular de atividade física pode trazer também alguns benefícios que são exclusivos às mulheres. Devido às alterações hormonais, elas passam por períodos característicos ao longo da vida, como tensão pré-menstrual – a famosa TPM – gestação e menopausa. E a prática de exercício nestes períodos pode ajudar às mulheres a enfrentá-los. Quer ver como?

  • Exercícios físicos são capazes de aliviar os sintomas pré-menstruais, como irritação e ansiedade, principalmente quando feitos com regularidade;
  • A liberação de hormônios e algumas substâncias durante a atividade física, como a serotonina, pode ajudar na melhora do humor;
  • Prática de exercício físico também pode ser benéfica para gestantes, especialmente para uma melhor e mais rápida recuperação pós-parto. Nesse caso, é importante ressaltar que um acompanhamento médico e de um educador físico é fundamental;
  • Em mulheres que já entraram na menopausa, a prática de atividade física melhora a qualidade de vida, aliviando sintomas de ansiedade e depressão.

E aí, são ou não são bons motivos para começar a se mexer?
Por acreditar que boas ideias contagiam e transformam, a Alelo lançou o Movimento Comer Bem é Tudo de Bom, que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros. 
A iniciativa mostra que ter uma alimentação balanceada e uma vida mais ativa aumentam a produtividade no trabalho, em casa e no lazer. Por meio de conteúdos informativos, o Movimento ajuda as pessoas a fazerem as melhores escolhas e a mudarem suas rotinas com atitudes simples.
Para saber mais sobre a Pesquisa Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro Alelo, acesse www.alelopesquisa.com.br.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.