Só de pensar nela a gente já sente aquela sensação de frescor, não é mesmo? A hortelã parece deixar tudo mais leve e refrescante. Essa erva que um dia já foi apenas matéria-prima para óleos usados no tratamento de problemas respiratórios, hoje é um versátil ingrediente da culinária.

Além do sabor marcante, ela traz uma série de benefícios à saúde. Se seu óleo ajuda a relaxar os músculos das vias respiratórias, a erva fresca ainda contribui para a saúde do intestino: combate parasitas comuns na região, fortalece a microbiota bacteriana e ajuda na absorção de nutrientes. É também um excelente antioxidante, que ajuda o fígado a eliminar as toxinas do nosso organismo.

Então vamos aproveitar que o calor pede um sabor refrescante para adicionar a hortelã às mais variadas receitas? Saiba que ela vai muito bem em pratos árabes como tabule e quibe, em sucos (como os de abacaxi, limão melão e caju), sopas frias (como a de pepino), molhos como o de iogurte, carnes de sabor forte como cordeiro e pato e em sobremesas com chocolate ou frutas cítricas. E aqui vai uma dica para o preparo de pratos quentes: a erva deve ser adicionada crua na fase final ou após cozimento; caso contrário suas propriedades se perdem.

E a hortelã ainda pode nos ajudar a cuidar da hidratação. Muita gente acaba bebendo pouca água pura porque o paladar está acostumado com bebidas mais adocicadas como os sucos. Uma boa alternativa seriam as águas saborizadas com frutas cítricas e hortelã. Basta encher uma jarra com água, adicionar rodelas bem finas de limão e de laranja, as folhas de hortelã (sem os galhos), muito gelo e servir! Confira a seguir outras receitas com a erva para enriquecer e refrescar seu cardápio.

Molho de iogurte com hortelã para a salada

Ingredientes

1 pote de iogurte natural desnatado

1 colher de sopa de folhas de hortelã

1 colher de sobremesa de azeite

1 colher de sopa de suco de limão

pimenta do reino moída (à gosto)

sal a gosto

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes e sirva sobre a salada.

Espuma de morango com hortelã

Ingredientes

1 caixinha de gelatina sabor morango

1 copo de iogurte sabor morango

2 xícaras de morango picado, mais algumas metades da fruta para enfeitar

3 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante a gosto)

3 colheres de sopa de hortelã picada, mais algumas folhas para enfeitar

Modo de preparo

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, mas com metade da água indicada. Então, leve à geladeira até ficar praticamente firme. No liquidificador, coloque o iogurte, o morango, o açúcar (ou adoçante) e a hortelã. Bata bem. Junte a gelatina e bata ligeiramente, apenas o suficiente para misturar tudo. Leve de volta à geladeira, enfeitando com morangos e folhas de hortelã. Espere cerca de duas horas antes de servir.

Suco detox com hortelã e gengibre, maçã, abacaxi

Ingredientes

1 fatia de abacaxi;

¼ de maçã gala com casca;

1 rodela pequena de gengibre;

½ copo de água de coco natural;

1 colher de sopa de suco de limão;

1 colher de sopa de hortelã fresca;

gelo a gosto;

adoçante a gosto.

Modo de preparo

Separe uma fatia de abacaxi descascada, pique a maçã com casca e sem sementes, separe a rodela de gengibre descascado. Leve todos os ingredientes ao liquidificador. Quando estiver homogêneo, adicione cubos de gelo e adoce. Sirva em seguida.

Sorvete caseiro de manga, castanha e hortelã

Ingredientes

4 mangas (bata no processador ou no liquidificador até virar um purê)

100g de castanha de caju crua e sem sal (deixe na água por 4 horas, escorra bem e bata com o mínimo de água até virar um creme)

1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)

1 colher (sopa) de adoçante estévia (opcional)

1 colher (café) de extrato de baunilha

1 colher (chá) de goma guar

1 colher (chá) de goma xantana

2 xícaras (café) de água

hortelã fresca a gosto

Modo de preparo

No processador ou liquidificador, coloque o purê de manga, o creme de castanha e o tahine. Misture até obter uma consistência homogênea. Adicione a estévia, a baunilha e as gomas guar e xantana já dissolvidas, separadamente, na água. Bata rapidamente e leve ao freezer por 2 horas. Coloque o conteúdo no liquidificador mais uma vez e leve ao freezer até firmar. Sirva com a hortelã. Dura uma semana no freezer.

Fontes:

Portal M de Mulher
Portal Mundo Boa Forma
Chef especializada em alimentação saudável Carol Stofella
Nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.