Existem diferentes tipos de liderança, e entre eles, está a liderança democrática, que pode ser uma grande aliada da gestão da empresa. Mas lembre-se que, independentemente do modelo escolhido, ele deve estar alinhado às necessidades particulares de cada negócio.

Pensando nisso, o blog da Alelo vai explicar tudo o que você precisa saber sobre a liderança democrática.

Vamos ainda listar as vantagens e desvantagens para você analisar se este método se encaixa no seu negócio. Vamos nessa?

O que é a liderança democrática?

Conhecida também como liderança participativa ou compartilhada, a liderança democrática é aquela em que o líder ouve os colaboradores e pondera a opinião da equipe antes da tomada de decisão.

Oposto à liderança autocrática, esse modelo de gestão envolve os colaboradores nos planos, nas discussões e nos procedimentos da empresa. Aqui, o líder prioriza a motivação, o desenvolvimento de habilidades e a evolução profissional da equipe.

Para esse tipo de liderança funcionar, o agente de mudança – o líder – deve saber como compartilhar adequadamente as tarefas, e ouvir sua equipe. Além disso, precisa estar atento ao treinamento dos seus colaboradores para que todos contribuam com o bom andamento dos projetos.

Vale lembrar que, mesmo nesse modelo, a estrutura hierárquica existe e deve ser respeitada. Contudo, é mais horizontal, diferentemente da liderança autocrática, que é verticalizada.

Características do estilo de liderança democrática

Algumas práticas devem ser adotadas no estilo de liderança democrática. São elas:

  • Falar sobre as decisões: todas as decisões devem ser repassadas e devidamente explicadas para os colaboradores;
  • Estabelecer foco e manter clareza: quando as responsabilidades estão bem estabelecidas, a liderança democrática funciona com mais eficiência;
  • Não incentivar discussões: em um ambiente colaborativo, divergências podem ocorrer em meio às tomadas de decisões. O líder deve estar atento para que discussões não prolonguem e que a harmonia do grupo não seja prejudicada;
  • Fazer do ambiente um lugar seguro e confiável: o respeito e a abertura para dialogar são essenciais para um um local de trabalho confortável a todos colaboradores;
  • Valorize a inteligência emocional: esse é um ponto importantíssimo para facilitar os diálogos e deixar o ambiente mais harmônico. Aposte na inteligência emocional – tanto pessoal quanto da equipe.

Qual a importância da liderança democrática?

A importância dessa liderança vai além de uma boa organização da equipe. Há uma série de benefícios, visto que, neste modelo, o gestor é um líder capaz de unir e motivar todo o time.

Um grande destaque desse tipo de liderança é o incentivo para o desenvolvimento profissional de cada pessoa da equipe, com ações para engajar e instigar os colaboradores a ir além.

Vantagens e desvantagens desse estilo de líder

Como em todo processo de gestão, há vantagens e desvantagens desse tipo de liderança. Entre as vantagens, destacam-se:

  • equipe mais satisfeita e, consequentemente, engajada;
  • decisões mais assertivas;
  • confiança e identificação entre a equipe;
  • incentivo da criatividade;
  • mais comprometimento e proatividade;
  • espaços e diálogos para que o conhecimento seja compartilhado;
  • visão de futuro em conjunto.

Já entre as desvantagens, pode-se listar:

  • tomada de decisão mais lenta;
  • em alguns casos, algumas decisões não têm embasamento necessário;
  • a melhor ideia pode ser descartada;
  • desconforto para alguns colaboradores da equipe.

Protagonismo compartilhado

A liderança democrática se manifesta através da distribuição proativa das responsabilidades. Isto é, esse modelo convida os colaboradores a participarem do processo decisório.

Por essa razão, a postura do líder fica muito mais direcionada ao desenvolvimento profissional da equipe a fim de que esta esteja apta, também, para a tomada de decisão e não apenas uma divisão de tarefas.

Consequentemente, manter um diálogo aberto e claro com a equipe é fundamental para que os colaboradores assumam essas responsabilidades e tenham interesse nos processos de decisão.

Em caso de problemas, por exemplo, as soluções serão fruto de uma reflexão em grupo e evidenciarão o trabalho coletivo. Assim, em todas as situações da rotina da empresa, todos os colaboradores serão protagonistas nos processos.

Diferença entre liderança democrática e autocrática

A diferença entre a liderança democrática e a autocrática fica implícita no nome. Enquanto a primeira preza pelos princípios da democracia, em que todos têm participação nas decisões, a segunda tem o líder como principal representante, sem espaço para a opinião dos colaboradores.

Uma questão a ser pontuada é que os processos em uma liderança democrática podem ser mais demorados se comparados a uma liderança autocrática. Isso acontece porque, na segunda, por ter apenas uma pessoa para tomar decisões – o líder -, a agilidade acaba se tornando uma vantagem.

Liderança autocrática

O líder autocrático tem outra postura: mais centralizadora e autoritária, com regras bem determinadas. Não há tanta proximidade com o restante da equipe, e os diálogos não são abertos.

No entanto, vale lembrar que uma liderança autocrática pode sobrecarregar o líder, fazendo com que os ambientes sejam mais tensos ou que tenham mais problemas de envolvimento com a equipe. Nesse modelo, é bastante comum que os colaboradores apresentem desmotivação e baixo engajamento.

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