Conhecida principalmente por valorizar a empatia, a liderança servidora incentiva a humildade por parte dos líderes, o que pode influenciar e engajar os colaboradores, fazendo toda a diferença em uma empresa.

Ficou interessado no que a liderança servidora pode fazer pela sua empresa? Ao longo deste conteúdo, o blog da Alelo detalha esse modelo de gestão e explica como ele pode ser implementado no seu negócio. Vamos nessa?

O que é liderança servidora?

A liderança servidora é um modelo de gestão que equilibra a liderança e o serviço, sempre priorizando as pessoas. Essa categoria, inclusive, é conhecida por ser uma gestão humanizada.

O termo “liderança servidora” surgiu em 1970 com Robert K. Greenleaf, que trouxe pela primeira vez o conceito no ensaio “The Servant as Leader”.

Na ocasião, o autor abordou esse modelo de gestão em que os colaboradores são o grande foco. Greenleaf fala sobre como priorizar a satisfação da equipe, sem olhar tanto para os resultados, pode ser muito benéfica à empresa.

Nessa gestão, o líder servidor deixa de lado a figura autoritária e a imposição de regras, para servir sua equipe. Aqui, o agente de mudanças cria uma relação de confiança, respeito e inspiração com seus colaboradores.

Quando os resultados não são o foco, o líder se concentra nas necessidades, na capacitação e no desenvolvimento profissional da sua equipe.

Assim, nesse modelo, os colaboradores se tornam mais engajados, qualificados e produtivos. Por consequência, os resultados positivos aparecem.

Características de um líder servidor

Embora as pessoas sejam o foco de um líder servidor, os resultados não são deixados de lado. A partir de um bom relacionamento com a equipe, o gestor engaja seus colaboradores e alcança seus objetivos de modo significativo.

Algumas características são necessárias para que a liderança servidora seja bem desenvolvida. São elas:

  • capacitação da equipe: o incentivo para práticas de crescimento pessoal e profissional por parte do líder é fundamental;
  • reconhecimento dos colaboradores: é importante reconhecer os talentos e pontos fortes dos liderados;
  • saber dar feedbacks: é necessário ter diálogos sobre o trabalho dos colaboradores a partir de feedbacks, visando sempre a melhora da gestão e equipe;
  • ter humildade: o líder deve incentivar todos os colaboradores a contribuírem nas decisões e nos projetos;
  • praticar empatia: colocar-se no lugar do outro é imprescindível para gerir melhor a equipe;
  • saber direcionar: a tarefa do líder não é só demandar, mas também direcionar o colaborador para a realização das demandas.

Quais as vantagens da liderança servidora?

Há muitas vantagens em implementar a liderança servidora em sua empresa, como:

  • melhora do clima organizacional e da qualidade de vida no trabalho;
  • aumento da produtividade;
  • estímulo ao conhecimento e incentivo ao desenvolvimento profissional;
  • mais colaboradores engajados e com alto desempenho;
  • comunicação mais horizontal e facilitada;
  • melhora da percepção de marca da empresa e do relacionamento com parceiros;
  • crescimento coletivo;
  • objetivos alinhados com toda a equipe.

Quais as desvantagens da liderança servidora?

Assim como em todo modelo de liderança, há desvantagens nessa gestão. São elas:

  • é preciso estar atento a comportamentos permissivos demais – feedbacks são importantes;
  • resultados positivos podem demorar mais a serem alcançados – modelo que visa longo prazo;
  • alguns liderados podem não se adaptar a este tipo de gestão, precisando de um acompanhamento mais orientado a resultados.

Como se tornar um líder servidor?

Alguns especialistas acreditam que a liderança servidora é a mais difícil de ser desenvolvida entre gestores por ser baseada em virtudes.

Como cada pessoa tem histórias e experiências diferentes, tornar-se um líder servidor pode ser muito desafiador para alguns gestores.

Mas, em geral, algumas das principais práticas para implementar esse modelo de liderança são:

  • mudança da visão de hierarquia: é preciso estimular a visão de uma prática horizontal de gestão em que líder e liderado têm a mesma importância para a empresa;
  • dispense comportamentos autoritários: devido aos estilos tradicionais de liderança, a postura autoritária pode se fazer muito presente. Não deixe que isso aconteça e garanta diálogo e proximidade com a equipe;
  • saiba ouvir: esteja atento aos colaboradores, veja quais são as necessidades e mostre que todo conhecimento é válido;
  • pratique empatia: não apenas fale de empatia, pratique-a;
  • tenha propósitos: deixe evidente os valores da empresa para que a equipe compreenda sua função em prol de uma sociedade melhor.

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