A liderança situacional é um dos métodos mais utilizados na gestão empresarial. Mas você sabe como implementar esse modelo de liderança e os resultados que ele pode alcançar para a sua empresa?
Preparamos um conteúdo especial sobre liderança situacional e como ela pode ajudar na gestão de seu negócio. Vamos lá?
A liderança situacional é o modelo de gestão de equipes que mais exige “jogo de cintura” nas tomadas de decisões. Ela consiste em entender o contexto de trabalho da equipe de profissionais, com o desenvolvimento das habilidades pessoais de cada um.
É esperado desse tipo de líder a capacidade de manter o alto desempenho de sua equipe mesmo diante de crises. Esse tipo de gestor se adequa às rotinas da empresa e até mesmo a algumas limitações operacionais que por acaso apareçam.
A teoria da liderança situacional foi desenvolvida no fim da década de 1960, pelos norte-americanos Paul Hersey e Ken Blanchard. Eles afirmam ser crucial na boa liderança entender o nível de maturidade profissional de cada integrante da equipe.
Isto é, o método que funciona com uma pessoa pode não demonstrar resultados eficientes com outro profissional.
Ao líder situacional, é necessário ser resiliente, lidar com problemas vindos de diversos lados e suportar momentos adversos de pressão e estresse, tudo isso sem “deixar a peteca cair”. Além da capacidade de adaptação, outras particularidades desse método são:
As técnicas e métodos da liderança situacional devem atender ao contexto da empresa e da equipe. Cabe ao líder utilizar sua experiência e compreender qual o tipo de liderança mais adequada a cada momento e setor.
Abaixo listamos as quatro abordagens básicas de liderança, relacionados à gestão situacional:
A comunicação mais direta entre líder e equipe é o primeiro benefício da liderança situacional.
O diálogo e a troca de ideias deixam as relações mais transparentes, reduzindo as chances de desentendimentos internos e facilitando a apresentação de soluções.
Outra questão pontual é o estabelecimento bem definido das funções de cada um. Assim, o colaborador não se sente desprestigiado e há um clima organizacional harmônico. Tudo isso resulta em uma melhor produção por parte da equipe e de cada colaborador, individualmente.
Para liderar com qualidade, é preciso dedicar tempo às pessoas. E para ter tempo, é importante automatizar tarefas operacionais para que você possa focar naquilo que mais te trará resultados: uma equipe motivada e produtiva.
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