Afinal, os shakes realmente emagrecem? Primeiramente precisamos lembrar que o emagrecimento se dá por um balanço energético negativo, ou seja, quando o gasto de energia é maior do que o consumo. E a ideia dos shakes é exatamente essa: reduzir a ingestão calórica de forma a levar a perda de peso.

O consumo destas bebidas pode reduzir muito o valor calórico consumido ao longo do dia. Para você ter uma ideia, uma porção recomendada de shake fornece, em média, 200 calorias por porção, enquanto uma refeição completa e equilibrada, como o almoço ou o jantar, pode oferecer de 300 a 800 calorias, dependendo das necessidades de cada um.

Entretanto, é importante destacar que, se no final do dia o indivíduo não obtiver um gasto maior que o consumo, o objetivo não é atingido mesmo com o consumo de shakes. Além disso, muitas vezes a perda de peso ocorre de forma rápida, o que não é desejável nem saudável, pois nesses casos não há perda apenas de gordura, mas também de massa muscular e líquidos.

Além disso, por serem líquidos, eles não estimulam a mastigação, que é um dos principais sinalizadores da saciedade. Isso pode acabar levando a uma confusão entre fome e a vontade de comer, e consequentemente, comprometendo o controle da ingestão alimentar.

Lembre-se: shakes não te ajudam nem ensinam a adotar hábitos saudáveis, que por sua vez, costumam ser mais duradouros. Aposte em uma alimentação equilibrada aliada à prática de atividade física. Essa sempre é a melhor opção de emagrecimento para quem quer ter uma vida saudável

Dá na mesma comer comida e tomar shakes?

MITO. De fato, os shakes foram criados com intuito de substituir refeições, mas precisamos entender que um prato de comida e um shake não são exatamente a mesma coisa. E é exatamente por isso que são considerados substitutos parciais de refeição, já que não são completos do ponto de vista nutricional. Ainda que exista um leque de opções no mercado, não é possível conseguir todos os nutrientes necessários.

As fibras, por exemplo, dificilmente são consumidas em quantidades suficientes com os shakes. O prazer da alimentação é deixado de lado e, por isso, é muito difícil manter essa substituição a longo prazo, facilitando aquele efeito sanfona que é tão indesejado por todos.

Os shakes possuem algum remédio em sua formulação que faça emagrecer?

MITO. Em geral, os shakes não contêm nenhuma substância capaz de promover emagrecimento. Embora haja discussão entre os profissionais da saúde com relação à qualidade dos ingredientes dos shakes, estes produtos geralmente são compostos de ingredientes fonte de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Shakes fazem mal à saúde?

Na verdade, o mal uso de shakes é que pode fazer mal à saúde. O grande problema destes produtos é que nem sempre fornecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, o que, a longo prazo, pode levar a deficiências nutricionais importantes. No entanto, em alguns casos, o uso de shakes pode ser uma boa estratégia, desde que haja orientação profissional qualificada e seja adequado a uma rotina alimentar variada e equilibrada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.