Já não é mais novidade que a inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia. Vários setores estão colhendo os benefícios que essa ferramenta trouxe e o departamento de RH não é exceção. 

Com as IAs, as empresas conseguiram automatizar tarefas, processos e aprimorar tomadas de decisão.

Mas o impacto não se limita apenas às questões operacionais, ele também abrange um dos maiores desafios do RH na atualidade: a gestão de pessoas. 

Por isso, é muito importante para os profissionais conhecerem todo o potencial dessa ferramenta e a maneira mais efetiva de utilizá-la. No texto a seguir, você pode entender um pouco mais sobre esse tema. Bora lá? 

O que é inteligência artificial? 

A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas e algoritmos que são capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. 

Elas utilizam o conceito de machine learning, no qual a inteligência artificial é exposta a um grande volume de dados e os algoritmos são treinados para identificar padrões e categorizar as informações. 

O objetivo é que essas máquinas possam pensar, aprender e agir de forma autônoma, simulando a capacidade cognitiva dos seres humanos. 

Com esse aprendizado, as IAs se tornaram mais eficientes para realizar tarefas específicas, como reconhecer imagens, traduzir idiomas, apresentar respostas para perguntas objetivas e muito mais. 

O impacto da Inteligência Artificial no departamento de RH

O impacto no departamento de RH 

A tecnologia faz parte do mundo corporativo e não demorou para que ela chegasse ao departamento de Recursos Humanos, proporcionando novos caminhos. Certamente se você já utilizou uma ferramenta de IA, notou que uma tarefa foi realizada com facilidade, não é? 

Confira a seguir algumas aplicações da inteligência artificial no cotidiano do RH. 

Recrutamento 

O RH pode utilizar a inteligência artificial para cruzar informações de comportamento de um candidato com as competências necessárias para o cargo. Esse tipo de ação, além de levar à assertividade, reduz o tempo e custo de um processo de seleção

Os chatbots também podem ser usados para realização das entrevistas iniciais e  esclarecimento de dúvidas dos candidatos sobre a empresa e a vaga. 

Integração dos colaboradores 

Com as ferramentas de IA, os colaboradores podem receber orientações pré-estabelecidas durante o processo de integração. Os treinamentos iniciais podem ser realizados por meio de plataformas de aprendizagem automatizadas. 

Gestão de desempenho 

Acompanhar diariamente o desempenho de uma equipe é uma tarefa difícil, né? Porém existem algoritmos de IA que podem ajudar nas avaliações, gerando insights sobre cada um dos funcionários. 

O RH pode identificar lacunas de habilidades e sugerir planos de desenvolvimento personalizados. Essa ferramenta também facilita na hora de definir uma realocação de colaboradores. 

Retenção de talentos 

Assim como a IA pode identificar competências no processo de seleção e na avaliação de desempenho, ela também pode mapear possíveis talentos no mercado. 

Ela ainda promove o engajamento dos colaboradores. Isso faz com que eles se sintam valorizados, aumentando a motivação em permanecer na empresa e consequentemente reduzindo os índices de turnover. 

O papel da IA na gestão de pessoas 

A inteligência artificial facilita vários processos, mas isso não significa que essa tecnologia seja perfeita, especialmente quando falamos de relações humanas. 

É necessário garantir transparência sobre os processos decisórios e como eles estão sendo impactados pela inteligência artificial.

Como a IA é baseada na análise de padrões, alguns desses comportamentos podem ser preconceituosos, por isso, é necessária a atenção do profissional para que eles não sejam replicados. 

A introdução da inteligência artificial não se trata apenas de investir em tecnologia, mas também nas pessoas. Equilibrar a interação entre máquinas e seres humanos é a chave para que a IA seja usada de forma “inteligente”. 

Quando bem utilizada, a IA poderá apoiar no entendimento das necessidades do colaborador e da empresa, equilibrando os desejos profissionais de cada um e os desafios do negócio. Ela também pode estabelecer recompensas atrativas, respeitando os limites financeiros da empresa. 

A inteligência artificial ainda pode apontar tendências e padrões de engajamento e satisfação dos colaboradores com o clima organizacional, dando opções de como melhorar internamente a cultura da empresa. 

Esse e outros temas serão debatidos na 50ª edição do CONARH, que será realizado nos dias 27 a 29 de agosto de forma presencial no São Paulo Expo, pavilhões 6, 7 e 8. O evento é um dos maiores na área de Recursos Humanos. Saiba mais aqui. 

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