A chegada de um novo colaborador a uma empresa é carregada de expectativas. De um lado, aquele friozinho na barriga de começar um novo desafio. Do outro, um time e uma liderança que não vêem a hora de contar com as competências do novo profissional.
Por esse motivo, a equipe de Gestão de Pessoas precisa cuidar deste momento desafiante chamado de onboarding.
Traduzido do inglês, a integração ou socialização organizacional, são ações que visam garantir que o funcionário recém-contratado tenha todo o suporte necessário para começar com o pé direito.
Além é claro, de receber as boas-vindas dos novos colegas de trabalho e se sentir parte do time.
Para isso, o Blog da Alelo preparou este conteúdo para te ajudar a conduzir o processo de onboarding, e apoiar o novo profissional na hora de “vestir a camisa” da empresa. Vamos nessa?
Onboarding é o processo de integração de um novo funcionário, que começa desde o contato inicial com a empresa e se estende até os primeiros meses de trabalho.
Assim, o colaborador é apresentado à cultura da empresa e aos valores pregados pela organização, bem como suas atribuições no novo cargo, como:
O tempo para a finalização do onboarding depende de vários fatores, como o tamanho da empresa e o cargo em questão.
Geralmente, a parte mais prática, com treinamentos, apresentações, etc, não ultrapassa 15 dias. Mas é importante que, durante os três meses de experiência, a equipe de Recursos Humanos continue a avaliar a adaptação do contratado e dê a ele constantes feedbacks.
Um alinhamento correto durante o onboarding faz com que o novo colaborador esteja adaptado à nova função o mais breve possível.
Além do mais, uma integração bem executada resulta em outros aspectos favoráveis, como:
Para que o onboarding tenha sucesso e que o novo colaborador logo alcance o sentimento de pertencimento à empresa, algumas etapas são necessárias.
Para isso, existem os 4 C’s do onboarding: conformidade, clarificação, cultura e conexão.
Conformidade (Compliance)
Esse é o primeiro nível do processo de integração de novos colaboradores.
É nesse momento que a empresa apresenta as principais políticas da companhia, por exemplo: políticas internas, termos de confidencialidade, regulamentos e outras normas relevantes.
Isso é feito por meio de treinamentos e orientações sobre como cumprir as leis e os regulamentos aplicáveis ao trabalho, prevenindo uma série de problemas futuros, como:
Clarificação (Clarification)
Segunda etapa do onboarding, se refere ao esclarecimento das expectativas em termos de desempenho e comportamento do colaborador.
Elucidar essas expectativas o ajudará a entender como ele poderá contribuir com o sucesso da empresa e assim, adquirir senso de equipe.
O esclarecimento pode incluir informações sobre a estrutura organizacional da empresa, a missão e visão da organização, as políticas e procedimentos, além de questões mais específicas relacionadas à área em que o novo funcionário irá atuar.
Cultura (culture)
É importante que o novo colaborador seja apresentado à cultura e aos valores da empresa logo no início. Assim, ele poderá se integrar mais facilmente ao ambiente de trabalho.
Os princípios orientam o comportamento dos membros da equipe, e os mais comuns englobam conceitos como:
Conexão (Connection)
Um novo colaborador se sentirá mais conectado e valorizado se for recebido com simpatia e entusiasmo pelos demais membros da equipe. Uma recepção calorosa ajuda a mostrar ao novo colaborador que a empresa valoriza sua contribuição.
A realização de eventos fora do horário de trabalho é uma estratégia pertinente e que pode ser bem utilizada pela empresa como parte da integração entre o novato e a equipe.
O happy hour corporativo ou mesmo um almoço de confraternização,por exemplo, são muito válidos para cultivar elos de amizade entre os colaboradores.
Outra tática para criar essa conexão rapidamente é, de início – preferencialmente no primeiro dia de trabalho –, disponibilizar ao novo colaborador tudo que ele precisa para trabalhar com conforto e eficiência, como mesa, computador, acesso a e-mail e crachá.
Muitas empresas optaram nos últimos anos por colocar a equipe em trabalho remoto, o famoso home office.
Dessa maneira, é importante que o onboarding seja adaptado a esse contexto:
Há muitas maneiras de se sentir bem-vindo em uma empresa, e ter benefícios com certeza é uma delas.
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