Parece regra: assim que as pessoas começam a se exercitar já ficam interessadas em suplementos ou substâncias para potencializar os resultados, não é mesmo?  Entre os queridinhos das academias estão os termogênicos! Conhecidos por prometerem aumentar a temperatura corporal e contribuir com o aumento do gasto energético, os termogênicos parecem ser a solução para o excesso de peso.

Mas será que é isso mesmo? Como será que isso funciona? Vem com a gente descobrir!

Termogênicos

Geralmente tomados antes do treino, os termogênicos são utilizados na promessa de acelerar a perda de gordura corporal, melhorar o desempenho e proporcionar mais disposição para os treinos. No entanto, há falta de estudos conclusivos de que eles realmente cumpram com estes objetivos.

Os componentes que apresentam pesquisas mostrando alguma melhoria, ainda que bastante discreta no metabolismo de gordura, são a cafeína e o chá verde. Por enquanto, vale a pena pesar na balança se vale realmente a pena gastar dinheiro com algo que ainda não conseguiram comprovar eficácia nem ao menos estabelecer doses de segurança.

Além disso, muitos dos que já consumiram termogênicos alegam que só observaram melhorias quando aliados à prática de atividade física e reeducação alimentar, revelando que um estilo de vida saudável é fundamental para alcançar resultados.

Ingredientes e efeitos

Muitos são os ingredientes que podem compor a formulação dos produtos termogênicos, mas é preciso ficar ligado, pois alguns são proibidos no Brasil! Apenas para que você tenha uma ideia, desde 2012 os termogênicos que apresentam como ingredientes a DMAA (dimethylamylamina) foram proibidos para venda e importação no país por apresentarem alguns efeitos colaterais importantes, principalmente no fígado.

O uso indevido de termogênicos pode levar a vários efeitos indesejados como insônia, tremores, palpitações, aumento da frequência cardíaca, dentre outros. Portanto, pessoas que optam por usar termogênicos não regulamentados pela ANVISA ou sem indicação de um profissional habilitado correm o risco não só de gastando dinheiro à toa, mas também de prejudicar seu organismo.

Os termogênicos aprovados no Brasil são aqueles que contêm basicamente cafeína como principal princípio ativo, pois esta é uma das substâncias que apresentam comprovações científicas suficientes para o uso e alguma informação sobre segurança. A cafeína parece ter um papel no aumento da atividade do sistema nervoso simpático e também contribui com a quebra e oxidação de gordura.

Vale ressaltar que estes benefícios aparecem de maneira delicada, portanto não devem ser considerados solução única para mandar embora as gordurinhas, ok?

Lembre-se que, sempre antes de utilizar qualquer tipo de suplemento ou substância, é imprescindível buscar orientações de um nutricionista habilitado.

Leia outras matérias no Blog da Alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.