São Paulo é uma cidade tão grande que tem espaço para todo mundo, inclusive para os pequeninos. A maior metrópole do país tem lugares bem legais para descobrir ao lado da criançada e que, além de divertirem, despertam a curiosidade e o aprendizado deles.

Mas nem sempre esses passeios cabem muito bem dentro do orçamento da casa e uma voltinha com essa galerinha pode não sair muito em conta

Por isso, a gente separou um roteiro imperdível com dicas de passeios bacanas e baratos por São Paulo para aproveitar as férias. Tem parque, museu e exposição, dá pra levar a turma toda!

Assim, as ferinhas gastam bastante energia durante os dias longe da escola e ficam cheias de novidades para a volta às aulas. Bora lá!

Museu Catavento: ciência para as crianças

Uma experiência inesquecível para a criançada (e para os pais também), o Museu Catavento é uma atração imperdível em São Paulo.

O slogan “Você aprende enquanto se diverte” já responde muito bem sobre o espaço, que reúne interatividade e aprendizado sobre temas como: ciência, tecnologia e cultura.

Dividido em quatro seções (“Universo”, “Vida”, “Engenho” e “Sociedade”), o Museu Catavento encanta os pequenos com locomotivas, aviões, fósseis e até acervos vivos, como peixes e borboletas, 

O Catavento está na Avenida Mercúrio e o funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Crianças com até sete anos de idade não pagam entrada. Mais informações sobre ingressos, veja aqui

O Museu Catavento é um dos destaques do nosso “Passeios para gastar pouco em São Paulo”.  

Piquenique e planetário no Parque do Ibirapuera

Maior parque a céu aberto de São Paulo e com entrada gratuita, o Parque do Ibirapuera desestressa os adultos e contagia as crianças, que podem aproveitar tudo o que o “Ibira” oferece.   

Dá para colocar a criançada maior para andar de bike na ciclofaixa e bater uma bola nas várias quadras poliesportivas existentes no parque, enquanto os menores podem ter maior contato com a natureza e aproveitar o extenso gramado para brincar na sombra das árvores e fazer um piquenique delicioso.

O Parque do Ibirapuera é um passeio baratinho e divertido em São Paulo

O lago Norte do parque, com o famoso chafariz, encanta os visitantes, sejam eles adultos ou crianças. 

Também valem muito a pena os rolês pelos museus e equipamentos culturais do parque – alguns com entrada paga e outros gratuitos. O que melhor consegue impactar e entreter os menores é o Planetário do Ibirapuera

As sessões com projeções em toda a cúpula do planetário ensinam e divertem, com uma verdadeira “viagem” pelo universo. As exibições são recomendadas para crianças a partir de quatro anos.política de meia-entrada para adolescentes de até 15 anos. 

O acesso ao planetário é feito a partir do portão 10 do Parque do Ibirapuera.

O Museu Afro Brasil, localizado dentro do Ibira, foi um dos destinos do nosso “Roteiro cultural com precinho bem camarada por São Paulo”

Quatis, pedalinho e trilhas no Parque Ecológico do Tietê

Outro parque paulistano perfeito para as crianças se divertirem e os pais gastarem pouquinho no rolê é o Parque Ecológico do Tietê, PET

Com entrada gratuita e situado na Zona Leste de SP, o parque é bem grande, com um amplo espaço de área verde com 14 milhões de metros quadrados, o que equivale a 11 Ibirapueras. 

Criado para preservar a fauna e flora da várzea do rio Tietê, o parque é o lugar ideal para mostrar para os pequenos as coisas da natureza. Vivem por lá quatis, macacos, inúmeras espécies de aves e muitos outros animais. 

O rolê é extenso e os papais ainda podem aproveitar com os pequenos:

  • Passear de trenzinho, pedalinho, bicicleta e triciclo – que só funcionam aos finais de semana e feriados – por apenas R$5 (preço sujeito a alterações);
  • Dar uma espiada no Museu do Tietê, no Centro de Educação Ambiental e no Salão de Curiosidades;
  • Usar os equipamentos de lazer, como: quadras poliesportivas, parquinho, trilhas, espaços para piquenique e churrasqueiras. 

O PET abre todo dia, das 8h às 17h.

Livros para a turminha na Biblioteca Villa Lobos

Localizada em Alto de Pinheiros, em meio ao Parque Villa Lobos, uma das áreas verdes mais bacanas de São Paulo, a Biblioteca Villa Lobos é ideal para iniciar a turminha no mundo dos livros e letras.

Administrada nos mesmo moldes da Biblioteca São Paulo, a Villa Lobos tem uma programação cultural extensa, inclusive voltada para crianças. 

O espaço de leitura é convidativo e tranquilo, com tatames, puffs, mesas e cadeiras baixas, ideais para que pais, mães e crianças leiam os livros juntinhos.

Aliás, a área da biblioteca destinada ao público infantil tem uma quantidade considerável de títulos. 

A biblioteca local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório e muitas outras atrações, além de um acervo de livros constantemente atualizado. E ainda tem o parque ao redor, com bosque, ciclovia e muito contato com a natureza.

De entrada gratuita, a biblioteca funciona de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

Planeta Inseto: a vida dos pequenos seres

Um zoológico de insetos, formado por formigas, abelhas, baratas, bichos-da-seda e várias outras espécies, que abre um verdadeiro portal de conhecimento para adultos e crianças interessados em biologia.

Assim é o Planeta Inseto, uma exposição permanente dentro do Museu do Instituto Biológico, na Vila Mariana. 

Caminho para o Planeta Inseto / Foto: Fernando Torres

De forma lúdica e interativa, a exposição retrata diversos temas sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância. Dá para ver o funcionamento de uma colmeia, ouvir o sons dos bichos, ver lagartas tecendo a seda e – o ponto alto – assistir a uma empolgante corrida de baratas no “baratódromo”. 

O Planeta Inseto é autorizado pelo IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A exposição funciona de terça a domingo, das 9h às 16h, e a entrada é gratuita. 

Dos macacos à maior flor do mundo no Butantan 

Se a vontade da garotada é ver de perto alguns “bichos diferentes” e ter contato com a natureza, o Parque da Ciência Butantan também merece uma visitinha. 

Esse complexo ambiental e histórico vinculado ao Instituto Butantan está inserido em uma área verde e muito arborizada de 725 mil metros quadrados. São 22 atrações que abordam a história da saúde pública no país e do próprio Butantan.

O destaque fica para os viveiros, onde dá para ver de pertinho cobras, (serpentário), répteis (reptário) e macacos (macacário), e o Horto Florestal, com trilhas, jardim, teatro, espaço de convivência e a espetacular Antúrio titã, a maior flor do mundo. 

Gostou dessas dicas de lugares para botar a criançada para se divertir em São Paulo? E ainda mantendo os pontos do Alelo Tudo, não é brincadeira!

Saiba mais sobre os benefícios da Alelo em nosso site.  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.