Turistar por São Paulo, umas das maiores metrópoles do mundo, é uma experiência inesquecível, até mesmo para quem conhece a cidade como a palma da mão.

É uma infinidade de rolês divertidos, interessantes, surpreendentes e perfeitos para passar um tempo agradável ao lado da família ou dos amigos

E o melhor de tudo é que dá para bater perna (ou andar de metrô, ônibus ou carro) pela cidade e encontrar passeios para gastar pouco e curtir de montão

Então se liga nesse roteiro bacana que a gente montou e já “põe a roupa de ir”. <3

É cada museu legal em São Paulo!

Museu de Arte de São Paulo (Masp)

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, e o Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera, são instituições que representam a cultura em SP e recebem milhares de visitantes por ano.

Mas São Paulo tem outros museus imperdíveis, que ganham o público com temáticas variadas.

Veja a seguir alguns lugares bem legais:

Museu do Futebol

Museu do Futebol, em São Paulo
Museu do Futebol – Foto: cultura.sp.gov.br/

No país pentacampeão, o Museu do Futebol é um prato cheio para quem gosta de ir além da bola rolando.

Instalado dentro do estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu (localizado na Praça Charles Miller), o museu tem uma programação totalmente voltada para o esporte bretão, com exposições permanentes, oficinas, além de biblioteca, café e loja.

Veja aqui os horários das exposições e como é a retirada de ingressos.

Museu Catavento

Se a união de ciência, tecnologia e cultura com uma boa pitada de interatividade encanta você e sua família, o Museu Catavento precisa da sua visita. 

Por lá, o visitante encontra locomotivas, aviões, fósseis e até acervos vivos, como peixes e borboletas, divididos em quatro seções: “Universo”, “Vida”, “Engenho” e “Sociedade”. O museu é ótimo para entreter as crianças, mas os adultos com certeza também vão curtir. 

O Catavento fica na avenida Mercúrio e o funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Compre seu ingresso aqui

Museu da Imagem e do Som

Museu da Imagem e do Som, em São Paulo
Museu da Imagem e do Som (MIS) – Foto: arteforadomuseu.com.br

Com mais de 50 anos de história e uma coleção de mais de 200 mil itens (fotografias, câmeras, filmes, vídeos, cartazes e depoimentos), o Museu da Imagem e do Som (MIS) já recebeu exposições de caráter imersivo sobre personalidades da música, cinema, TV e cultura em geral. 

No MIS, também são oferecidos cursos, além de uma variedade de programas culturais nas áreas de música, cinema e vídeo. 

O museu está na avenida Europa, nº 158, no Jardim Europa, a cerca de 1,5 quilômetro de distância da estação de metrô Fradique Coutinho. A programação e como conseguir os ingressos você pode ver aqui. Fique de olho porque sempre tem eventos gratuitos por lá. 

São Paulo tem rolê cultural à beça!

Cinemas de rua, teatros históricos e sebos abarrotados melhoram a vida do paulistano.

Veja como aproveitar para gastar pouco usando o Alelo Cultura e revigorar seu dia com o melhor da cidade.

Reserva Cultural

Reserva Cultural, em São Paulo
Reserva Cultural – foto: Divulgação

Um espaço em que você pode ver filmes, comprar livros e participar de mostras e eventos culturais.

Assim é a Reserva Cultural, cinema de rua e complexo cultural localizado no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero, na avenida Paulista, muito fácil de chegar de  metrô. 

São cinco salas de cinema que focam na exibição de filmes independentes, longe daqueles blockbusters que ganham os cartazes dos cinemas de shopping.

A livraria lá dentro da Reserva também é excelente, com milhares de opções de títulos para levar para casa. Veja a programação completa aqui.

Teatro Paiol Cultural

Inaugurado em 1969, na Vila Buarque, pelas mãos do casal de atores Perry Salles e Miriam Mehler, o Teatro Paiol Cultural ficou fechado algumas vezes, até ser reinaugurado pelo ator Marcelo Mendes no início de 2023.

O Paiol é um marco cultural paulistano e tem uma programação que vai de montagem de peças clássicas, musicais inovadores e shows de artistas da cena independente. Confira a programação completa

Uma curiosidade bacana de observar são os buraquinhos na parede de tijolos à vista da sala de espetáculo de 200 lugares. Marca registrada do Paiol, eles foram feitos pelos fundadores para melhorar a acústica do teatro. 

Sebo do Messias

Sebo Messias, um passeio para gastar pouco em São Paulo
Sebo do Messias – Foto: Divulgação

Os sebos são lugares onde estão os livros com os preços mais motivadores aos apaixonados por literatura.

São Paulo é cheio desses espaços mágicos e um dos mais famosos é o Sebo do Messias, com mais de 50 anos de história e considerado o maior varejista de livros usados da América Latina.

Localizado na Praça Dr. Mendes, na Sé, além dos milhares de exemplares de livros, pelas prateleiras do sebo estão espalhados discos, CDs e DVDs em perfeito estado para quem busca reforçar o arquivo cultural em casa gastando pouco

Passear ao ar livre em SP

Qual o melhor jeito de aproveitar os dias de clima agradável em São Paulo?

Feiras e festas típicas são passeios ao ar livre que colocam as famílias para bater perna na rua sem precisar gastar horrores para se divertir. Veja algumas opções:

Bairro da Liberdade

Parque da Liberdade, em São Paulo

São Paulo é formada por gente de várias origens e um símbolo disso é o bairro da Liberdade, reduto da comunidade japonesa no centro da cidade.

Um arco torii vermelho marca a entrada do bairro e lanternas decoram as ruas. A Liberdade conta com uma variedade de pontos turísticos e paradas obrigatórias para visitar, como: 

  • Museu da Imigração Japonesa;
  • Sato Cinema;
  • Jardim Oriental;
  • Viaduto Cidade de Osaka;
  • Casa Bueno;
  • Livraria Fonomag;
  • Livraria Sol.

Mas é nos eventos na rua que dá para ficar imerso no espírito japonês/paulistano da Liberdade.

A tradicional feirinha oriental do bairro, aos finais de semana, reúne dezenas de expositores que vendem souvenirs e itens colecionáveis para fãs da cultura de animes e mangás, além de comidas típicas orientais.  

As festas anuais também atraem milhares de fãs da cultura asiática até o bairro. Os principais são:

  • Hanamatsuri (Festival das Flores): realizado no sábado anterior à primeira lua cheia de abril;
  • Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas): de julho até agosto;
  • Toyo Matsuri (Festival Oriental): por todo mês de dezembro, antecede o ano novo;
  • Moti Tsuki: na passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. 

Os vidrados pelas delícias da culinária japonesa e oriental em SP também devem aproveitar a visita ao bairro e dar um pulo em algumas das dezenas de restaurantes típicos espalhados pela região. 

Parque do Guarapiranga

O Parque Ecológico do Guarapiranga é um ambiente seguro, para educar e divertir a criançada com atividades ao ar livre e entrada gratuita.

Inaugurado em 1974 junto à Represa de Guarapiranga, na zona sul de SP, nele é possível aproveitar campos de futebol society e de terra, quiosques, churrasqueiras e quadras poliesportivas.

O melhor é que as trilhas ecológicas e a área de playground para a criançada contam com monitores, para alívio dos pais.

Apresentar para as crianças a fauna e flora do parque também são atividades lúdicas que vão deixá-los encantados, já que é possível flagrar pássaros como o bonito-do-campo e o pequenino e quase em extinção pavó, além de bichos como o ratão-do-banhado. 

O parque funciona de terça a domingo, das 6h às 18h.

Feira da Benedito Calixto

Se a sua ideia é garimpar antiguidades, comprar artesanato, saborear comidas deliciosas e até ouvir música ao vivo, a feirinha (ou seria feirona?) da Praça Benedito Calixto é o destino.

Todos os sábados, das 9h às 19h, mais de 300 expositores se reúnem na praça localizada em Pinheiros com artigos que vão desde vinis e livros a eletrodomésticos antigos e roupas. Se garimpar com atenção, você leva coisas muito legais gastando bem pouco. 

As estações de metrô mais próximas são a Oscar Freire e a Clínicas, ambas a menos de um quilômetro de distância da praça, e ainda dá para esticar o passeio pela Vila Madalena. 

Alelo para comer bem

Depois de revirar a Benedito Calixto de cima a baixo atrás de artigos no precinho camarada, bate uma fome, né?

Alelo para comer bem
Foto: Bark & Crust Meathouse

Aproveite que você está com o seu Alelo Tudo no bolso e tenha experiências gastronômicas perfeitas nos restaurantes da região. 

Na rua Artur de Azevedo, nº657, a cerca de 400 metros da praça, está o Bark & Crust Meathouse. A casa oferece cortes variados de carnes, em um ambiente informal e aconchegante. 

Também pertinho da Benedito Calixto – menos de 600 metros – está o Futuro Refeitório. Na altura do número 808, da rua Cônego Eugênio Leite, ele funciona do café da manhã ao jantar, em um galpão onde era um estacionamento. 

Outro lugar perfeito pertinho da praça é o Quero Quilo. Localizado em um espaço confortável na Teodoro Sampaio, nº 534, o restaurante tem um cardápio saudável e preços honestos. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.