“Somos o resultado dos livros que lemos, das pessoas que amamos e das viagens que fazemos”, Airton Ortiz.

A frase do jornalista e escritor gaúcho Airton Ortiz representa de maneira perfeita o poder que um livro tem na construção da nossa identidade, além de ser uma fonte inesgotável de conhecimento. 

A leitura começa a fazer parte da nossa vida ainda na infância. Quem nunca leu um gibi ou história em quadrinhos quando era pequeno? Com o passar do tempo, o nosso gosto acaba sendo moldado para outros tipos de leitura, seja de ficção ou não. 

Porém, mergulhar nas páginas de um livro tem sido um hábito que vem diminuindo com o passar dos anos. Segundo um estudo do Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 66% dos estudantes brasileiros, de 15 e 16 anos, nunca leram um livro com mais de 10 páginas. 

Apontada como “vilã” por muitos que criticam a queda no consumo de livros, as redes sociais têm na verdade se tornado aliadas no incentivo à leitura. Um exemplo é o TikTok. 

Usando a criatividade, os chamados “booktokers” divulgam livros com mecanismos que despertam a curiosidade dos seguidores, que vão correndo atrás dos livros citados. Vamos conhecer um pouco mais desse fenômeno? 

BookTok e o impacto no consumo de livros

O fenômeno BookTok 

A hashtag #BookTok é um fenômeno mundial, acumulando mais de 233 bilhões de visualizações na plataforma. Em geral, os influenciadores postam análises e dicas recomendando determinados livros. 

Em alguns vídeos mais criativos, o autor começa contando uma história que aparenta ser real, prendendo a atenção do usuário, para logo em seguida revelar que a conclusão daquela história está em um livro. 

Outros começam revelando logo de cara o plot twist da história e caso o usuário tenha interesse em saber como tudo aconteceu, procura ler o restante no livro. Isso acaba atraindo a curiosidade de muitos, afinal quem não gosta de uma reviravolta surpreendente? 

São diversas obras indicadas de vários tipos como: romances, ciência, fantasia, suspense e ficção. Para se ter ideia do poder da rede social, uma pesquisa feita no Reino Unido, pela Publishers Association, revelou que mais da metade dos jovens é influenciada pela plataforma na hora de escolherem as próximas leituras. 

Impacto na venda de livros 

Com o aumento de interesse por livros, há também o crescimento nas vendas, seja dos livros físicos ou dos eBooks. 

Um exemplo disso é o da autora norte-americana Colleen Hoover. Ela é um fenômeno em citações no TikTok com 4,8 bilhões de visualizações no mundo. No Brasil, ela vendeu mais de 4 milhões de cópias das suas obras desde 2021. 

Seu principal livro é o “É Assim que Acaba”, lançado em 2016. A história acompanha a jovem Lily, que se mudou para Boston para abrir sua própria floricultura. Em meio à rotina, ela conhece o neurocirurgião Ryle, que tem uma postura arrogante e aversão a relacionamentos, mas se sente atraído por Lily. 

Em meio a um romance turbulento, Lily terá que tomar decisões difíceis em uma obra que explora as complexidades das relações tóxicas. O livro ganhou uma sequência em 2022 chamada “É Assim que Começa”. 

Colleen Hoover é apenas um exemplo de como o BookTok pode influenciar no consumo de uma obra. Além disso, as redes sociais trouxeram a possibilidade do público debater sobre os livros no meio online, algo que era antes restrito a clubes de leitura locais. 

A importância da leitura 

Você está com a leitura em dia? Caso não, deveria. Essa atividade traz muitos benefícios para o desenvolvimento do intelecto e da imaginação. Com essa habilidade, você terá mais facilidade para pensar em soluções e ter ideias criativas.

Ler também é um exercício para o cérebro. Quanto mais habituado a pessoa estiver, mais facilidade ela terá para interpretar textos e compreender instruções. Além disso, a escrita tem um desenvolvimento significativo. 

Os livros também fornecem informações importantes para quem busca conhecimento. Por exemplo, quem está procurando aprender mais sobre cultura organizacional pode conferir a lista de recomendações que nós preparamos. 

Durante a leitura, o nosso vocabulário é ampliado e com isso podemos nos comunicar de forma mais assertiva e eficiente. Os livros também são uma fonte de prazer para o nosso cérebro, já que geram entretenimento, reduzem o estresse e ao mesmo tempo estimulam reflexões. 

O hábito da leitura deve ser motivado desde cedo nas crianças, principalmente fora da escola, para que elas vejam a leitura como algo divertido e não uma obrigação. Isso facilita o processo de alfabetização delas. 

Uma dica é levar os pequenos a bibliotecas ou livrarias e ler as histórias para eles, seja na hora de dormir ou em algum momento de lazer. 

Aqui na Alelo, somos grandes incentivadores da leitura. Com o cartão Alelo Cultura, você tem acesso não só a livrarias, como: cinemas, teatros, shows, museus e exposições. 

E aí, qual vai ser o próximo livro que você vai ler? 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.