No cenário corporativo do país do futebol, eventos esportivos de grande porte, como Copa do Mundo e Olimpíadas, têm influência significativa sobre a rotina das empresas. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half aponta que 46% dos gestores acreditam que o rendimento nos escritórios diminui durante competições esportivas, como a Copa do Mundo, por exemplo. 

Isso se deve, em grande parte, ao fato de que esses eventos despertam o interesse de colaboradores, mobilizam o país e geram um grande sentimento de pertencimento, alterando prioridades, o foco e a própria dinâmica dos ambientes de trabalho. 

Assim, o clima organizacional tende a oscilar entre períodos de descontração e momentos de possível dispersão, exigindo atenção redobrada do RH e das lideranças. Mas é possível contornar a queda de produtividade transformando-a em engajamento e oportunidades de treinamento. 

Vem com a gente descobrir como transformar esse cenário em oportunidade!

Por que eventos esportivos mexem com o colaborador?

A realização de grandes eventos esportivos amplia o sentimento de grupo e engajamento coletivo, criando uma atmosfera de união e descontração difícil de ignorar, principalmente quando falamos de Copas do Mundo e Olimpíadas.

Nesses momentos, o desejo de torcer junto aos colegas, acompanhar cada lance e celebrar vitórias (ou compartilhar frustrações) desperta o lado emocional dos colaboradores, gerando um senso de identidade compartilhada que vai além das tarefas diárias e fortalece os laços entre colegas. 

Esse envolvimento coletivo faz com que a equipe direcione sua atenção para os acontecimentos do evento, favorecendo vínculos afetivos e a integração social, mas também reduzindo a concentração nas metas e demandas corporativas. 

E, nesse momento, é possível utilizar a necessidade humana de pertencimento para promover o engajamento, adaptar rotinas, elaborar estratégias de educação corporativa temáticas e tornar o ambiente de trabalho mais leve e produtivo. Afinal, reconhecer a dinâmica das relações humanas é parte fundamental da gestão de pessoas.

Como utilizar essa oportunidade

Além dos desafios relacionados à produtividade, esses períodos também podem gerar oportunidades de fortalecimento da cultura corporativa. 

Empresas que conseguem canalizar o entusiasmo coletivo para criar experiências compartilhadas, relações mais próximas entre colegas e novas oportunidades de integração, saem na frente quando falamos sobre engajamento interno, retenção de talentos e fortalecimento de valores internos. 

Contudo, sem uma estratégia adequada, o excesso de distrações pode gerar tensões ou comprometer metas essenciais, tornando fundamental um planejamento prévio para alinhar expectativas e objetivos.

Para a especialista em educação corporativa, Mariana Pestana, personalizar ações de treinamento e desenvolvimento é a melhor estratégia para conquistar a atenção dos colaboradores. Para exemplificar, ela trouxe um case prático que aconteceu em 2022:

Mariana Pestana, especialista em educação corporativa

Ela explica que para a estratégia dar certo, foi necessário, em primeiro lugar, definir com clareza quais resultados eram esperados durante aquele período, “não se tratava apenas de manter a produtividade, mas também de reforçar a cultura colaborativa e aumentar o senso de pertencimento. Ou seja, os colaboradores precisavam sair mais integrados e alinhados do que quando entraram no clima da Copa”.

“Na sequência, identificamos quais competências e comportamentos queríamos fortalecer: trabalho em equipe, comunicação clara, espírito de dono. Com isso em mãos, desenhamos uma experiência completa, criamos desafios semanais inspirados em treinos de futebol, gamificamos atividades com placares entre áreas e promovemos pequenas ‘concentrações’, momentos de conversa e alinhamento rápidos antes dos jogos importantes.”

Conforme explicou a especialista, o mais importante foi garantir que todo esse entusiasmo se refletisse no trabalho. “Cada desafio vinha com uma aplicação prática: por exemplo, se o foco da semana era ‘jogo coletivo’, os times precisavam entregar algo em coautoria, buscando soluções em conjunto. E nós medimos tudo: engajamento nas ações, entregas de cada equipe, participação espontânea.”

Por fim, ela comentou que o time de educação corporativa fez questão de celebrar os aprendizados e reconhecer os destaques, não só quem performou bem, mas quem demonstrou colaboração, criatividade e alinhamento aos valores. “Foi uma Copa dentro da empresa, onde todos jogaram e venceram.”

Como resultado, Mariana comenta que o mais interessante foi que, mesmo depois do fim da competição, o clima positivo e a colaboração permaneceram elevados. Ou seja, com planejamento e estratégia, é possível transformar um momento de distração potencial em uma grande oportunidade de aprendizado e fortalecimento de equipe.

Engajamento x grandes eventos esportivos

O engajamento dos colaboradores costuma ser testado durante grandes eventos esportivos. A possibilidade de acompanhar os jogos ao vivo é um desejo comum, mas pode impactar entregas e prazos.

Para a Gerente de RH e Fundadora da Consultoria KM, Cintia Kawâbata, competições, principalmente relacionadas ao futebol, como a recente Copa do Mundo de Clubes ou a Copa do Mundo, mexem com o senso de comunidade e pertencimento dos brasileiros.

“Nesses momentos é perceptível uma queda na produtividade, principalmente durante jogos muito esperados. Por isso, mais do que simplesmente tentar manter a rotina normal, as empresas podem usar esses momentos para promover integração e reforçar o clima organizacional, com ações de bem-estar e integração que fomentem o sentimento de união e cumplicidade entre os colaboradores.”

E o RH deve atuar como mediador, promovendo um ambiente de equilíbrio. Flexibilizando horários, estruturando dias de home office em dias de jogos ou disputas importantes, ou promovendo pausas para as equipes poderem acompanhar a programação esportiva sem prejudicar o restante do dia, que pode e deve ser produtivo. 

“Dependendo do horário do jogo, é possível criar espaços para assistir aos jogos na empresa, prática que, longe de prejudicar o desempenho, têm potencial para aumentar o senso de equipe e a motivação dos times, quando bem coordenadas. Tais ações demonstram empatia e contribuem para uma rotina de trabalho mais saudável.”

Portanto, o desafio está em criar mecanismos para alinhar expectativas e reforçar que resultados, bem-estar e momentos de descontração podem caminhar juntos, mesmo em períodos de euforia nacional que coincidem com entregas importantes.

Como mitigar os impactos de grandes eventos esportivos?

Para Cintia, a chave está na organização e no planejamento interno. 

“Quando a empresa opta por ignorar ou restringir completamente esse tipo de ocasião, o impacto tende a ser duplo: cai a produtividade e também o engajamento, que são difíceis de recuperar depois.”

Por isso, é possível prever esses eventos no planejamento estratégico das equipes e organizar, com antecedência, ações que alinhem os resultados esperados de cada um, a pausas ou flexibilizações em dias com disputas muito esperadas pelos colaboradores (como quando tem jogo do Brasil na Copa do Mundo).

Além disso, esses eventos podem ser utilizados para maximizar a participação das pessoas nas dinâmicas da empresa, conforme pontua a gerente:

Cintia Kawâbata Gerente de RH e Fundadora da Consultoria KM

A ideia é sempre aproveitar os sentimentos de união e comunhão que esses eventos despertam e transformá-los em oportunidades de fortalecer vínculos, criar memórias afetivas no ambiente de trabalho e reforçar a cultura da empresa, desde que haja alinhamento de expectativas e organização.

Estratégias para evitar a queda de desempenho

Para evitar que grandes eventos resultem em queda expressiva de desempenho, o RH deve organizar, junto a gestores e colaboradores, adaptações na rotina. Antecipar prazos, redistribuir tarefas e comunicar com clareza as expectativas ajudam a manter o fluxo de trabalho sem sobrecarregar o time. 

Outra alternativa eficiente está no incentivo à participação coletiva em ações relacionadas ao evento, como bolões internos, ações de educação corporativa temáticas ou outras iniciativas que integrem colaboradores, utilizando o esporte como elo.

A criação de políticas flexíveis, estabelecendo regras claras sobre horários alternativos ou banco de horas, também apresenta bons resultados ao reduzir índices de absenteísmo. 

Benefícios de ações corporativas ligadas ao esporte

Além de minimizar riscos, integrar eventos esportivos à rotina empresarial pode promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores, com reflexos positivos na satisfação, produtividade e cultura organizacional. 

Programar atividades personalizadas como ginástica laboral temática de modalidades olímpicas, torcidas organizadas em dias de jogos importantes ou desafios internos temáticos são estratégias que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade típicos de períodos de dispersão em que são esperados resultados das equipes.

Essas iniciativas não devem ser vistas apenas como concessões aos colaboradores, mas como investimentos na saúde organizacional, promovendo integração e valorização além do desempenho estritamente mensurável. Dessa forma, a experiência no emprego se torna mais completa e positiva, ampliando a conexão do funcionário com a empresa.

Recomendações para o RH

O setor de Recursos Humanos está diante do desafio e, ao mesmo tempo, da oportunidade de transformar grandes eventos esportivos em combustível para motivação, aprendizagem e reconexão. 

Orientar líderes a buscar um equilíbrio entre alta performance e satisfação das equipes é um dos caminhos mais efetivos para fortalecer a cultura organizacional. Ao promover iniciativas criativas, garantir comunicação transparente e fomentar um ambiente de trabalho mais flexível em períodos como a Copa do Mundo de Clubes, os RHs contribuem para o engajamento duradouro e para resultados consistentes, independentemente das circunstâncias externas.Gostou do conteúdo? Então que tal assinar nossa newsletter para ficar por dentro de mais assuntos relevantes para o RH? A Tudo RH tem novas edições quinzenalmente, recheada de informações relevantes para o dia a dia das empresas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.