Comer fora já virou rotina para muita gente. E a cada dia que passa surgem mais opções de estabelecimentos pra gente escolher onde almoçar. Mas, mesmo com tantas opções, uma pesquisa realizada pela Alelo em parceria com o IBOPE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), mostrou que 65% dos trabalhadores brasileiros que almoçam fora de casa preferem o bom e velho restaurante por quilo. Para obter esse resultado, entrevistamos pessoas economicamente ativa em diversas capitais, do norte ao sul do país.
Mas, com uma culinária tão cheia de peculiaridades e pratos típicos, será que é possível comer de maneira saudável nos restaurantes por quilo dos quatro cantos do Brasil? Vamos conhecer o que se come em algumas cidades e como preparar um prato equilibrado com todas essas variações.
Recife – Lá eles adoram macaxeira – também conhecida como mandioca ou aipim – com carne de sol. Este prato geralmente é servido como um delicioso escondidinho de mandioca com carne seca. Como a mandioca é do grupo do carboidrato e a carne seca faz parte do grupo de proteínas, para este prato ficar 100% equilibrado basta incluir alimentos que forneçam vitaminas e minerais, como salada e legumes crus e refogados.
Salvador – Dentre todas as delícias da Bahia, a moqueca de peixe é uma deliciosa representante. Esta iguaria gastronômica já preenche a parte reservada para carnes em um prato equilibrado. Além disso, esta preparação contém alguns legumes, como pimentão e tomate. Batatas assadas ou o próprio arroz são fontes de energia que podem completar muito bem esse prato. Que tal colocar uma saladinha também para acompanhar?
Belém e no norte do país, comer camarão com açaí e farinha é bastante comum. A grande diferença é que o açaí é consumido nesta região como uma preparação salgada, diferente do que é visto em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo. Nesse caso, alguns vegetais podem deixar esta refeição mais nutritiva e ainda mais gostosa.
Rio de Janeiro – Uma das refeições queridinhas dos cariocas é a tradicional feijoada! Aliás, não é só no Rio de Janeiro que este prato é preferência, não é mesmo? Arroz é um alimento que não pode faltar para acompanhar uma boa feijoada. A combinação arroz e feijão, além de ser muito saborosa, consegue ser super nutritiva! Sabe por quê? Além de apresentarem diversos nutrientes, os aminoácidos presentes no feijão não são os mesmos do arroz, ou seja, eles se completam e fornecem ótimas proteínas. Além das carnes que devem ser preferidas em suas versões mais magras, a couve é presença confirmada nas feijucas, que já contribui com uma parcela dos vegetais que devem estar presentes em um prato equilibrado. Acrescentar laranja também é uma ótima pedida, pois a vitamina C presente nesta fruta ajuda na absorção do ferro da refeição.
Belo Horizonte – Não dá para pensar em comida mineira sem lembrar do tutu de feijão ou feijão tropeiro. Estes pratos têm como alimentos principais o próprio feijão e a farinha de mandioca. Completar a fonte de carboidratos com arroz, por exemplo, e não deixar de incluir vegetais crus e cozidos neste já é o primeiro passo para uma alimentação equilibrada.
São Paulo – Pode até parecer estranho, mas os paulistas adoram feijão carioca. E diferentemente de grande parte das capitais brasileiras, São Paulo não se caracteriza por alguns pratos, mas sim pela mistura e grande variedade oferecida nos quilos. Da mesma forma, Brasília também não pareceter alimentos tão típicos e marcantes, trazendo a mistura de várias regiões em seu cardápio.
Mas bem pertinho dali, ainda na região Centro-Oeste, Goiânia traz o arroz com pequi e a galinhada como pratos tradicionais. Já contendo alimentos fonte de carboidratos e carne, adicionar vegetais crus, cozidos, refogados e até mesmo uma leguminosa como guarnição, como ervilha ou salada de grão de bico, irão deixar o seu prato super completo!
Porto Alegre tem a carne vermelha, principalmente o churrasco, como seu prato mais popular. Que tal preparar um vinagrete, arroz com feijão e uma salada para acompanhar? Legumes feitos na churrasqueira também podem ser excelentes guarnições.
Em Curitiba e no estado do Paraná o barreado é uma de suas comidas mais apreciadas, que consiste em carne cozida desfiada acompanhada geralmente por arroz e farinha de mandioca. Frutas costumam ser tradicionais acompanhamentos para este prato mas, se você não gosta, que tal pegar uma salada de folhas e legumes refogados?
Viu? Com as dicas Movimento não tem desculpa para não comer bem nos quilos do Oiapoque ao Chuí.
Por acreditar que boas ideias contagiam e transformam, lançamos o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros.
A iniciativa mostra que ter uma alimentação balanceada e uma vida mais ativa aumentam a produtividade no trabalho, em casa e no lazer. Por meio de conteúdos informativos, o Movimento ajuda as pessoas a fazerem as melhores escolhas e a mudarem suas rotinas com atitudes simples.
Para saber mais sobre a Pesquisa Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro Alelo, acesse .